O horizonte de Deus para a nossa vida – Parte I

Texto Bíblico – 2 Pedro 1:3-11

Hoje estamos começando uma série de ministrações que nos levará a crescer e viver o propósito de Deus em todas as áreas da nossa vida, hoje vamos começar com a vida espiritual. O plano de Deus para nós é que cresçamos espiritualmente de forma saudável.

O crescimento espiritual visa maturidade, através da qual nos relacionamos melhor com Deus nosso Pai, com as pessoas e com situações difíceis, nos levando a viver uma vida cristã plena e eficaz. Sendo assim, nunca seremos ociosos nem infrutíferos na vida cristã, familiar e profissional, pois cresceremos e prosperaremos de forma equilibrada.

Para crescermos espiritualmente é necessário observar estes princípios?

1. Ter a Fé Como Base em todas as áreas do nosso viver. “…por isso mesmo, empenhe-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;” (2 Pedro 1:5)

Vamos começar pela fé, pois entendemos que ela é o fundamento para vencermos. Precisamos ter uma fé do tipo salvadora, gerada pela Palavra e inspirada pelo Espírito Santo, pois este move o nosso coração ao arrependimento pelos pecados e nos leva a Cristo. A fé deve ser ativa e não passiva, por exemplo: Uma coisa é alguém contemplar uma pessoa pulando de para quedas e acreditar que tudo dará certo, estando, porém, no chão olhando para cima. Outra coisa é esse alguém acreditar da mesma forma, porém, pulando do avião, pessoalmente, tendo certeza que tudo estará bem.

A fé meramente intelectual não é capaz de levar o indivíduo a ter uma experiência pessoal com Deus. A fé me leva a dar passos, a ter atitude acreditando…  O evangelho de Cristo que carrega a mensagem do arrependimento e da fé nEle, precisa continuar sendo pregada para que as pessoas possam nascer de novo e assim ver e entrar no reino de Deus. Outros passos precisam ser dados para o crescimento espiritual, mas se alguém não nasceu de novo por meio da fé, como poderá crescer? Não há crescimento sem nascimento e não há nascimento sem a semente ser lançada.

2. Acrescentar à sua Fé a Virtude.  “…por isso mesmo, empenhe-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;” (2 Pedro 1:5 NVI).

Virtude é viver de forma moralmente correta e neste caso usando o poder de Deus através da fé. O primeiro passo rumo ao crescimento espiritual após a conversão é acrescentar à experiência da fé em Deus a virtude. “Aquele que furtava não furte mais, aquele que mentia, agora fale a verdade com o seu próximo. Não murmureis entre vós, não faça como os demais. Evitando igualmente os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam entrarão em impiedade ainda maior” (Efésios 4:25,28; Jo 6:43; I Cor. 10:10; II Tm. 2:16). Precisamos usar a fé para viver uma vida reta e santa agradando ao Senhor.

É importante notar que todo o poder para viver de forma moralmente correta já foi dado por Deus no ato do novo nascimento, conforme o texto: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude,” (2 Pedro 1:3. Portanto, trata-se do homem lançando mão dos recursos sobrenaturais já disponíveis para viver em vitória, basta apenas você se esforçar para ser correto e viver de forma íntegra.

A única coisa que você precisa fazer é ser diligente para usufruir dos recursos depositados na conta que Cristo abriu em seu coração. O Espírito Santo vai te ajudar a vencer, basta você se posicionar. Verifique as áreas já transformados do seu caráter e as que ainda não sofreram mudanças. Empenhe-se para trabalhar e corrigir comportamentos deficientes, lançando mão do poder de acrescentar virtude à sua fé.

3. Acrescentar à Virtude o Conhecimento“…por isso mesmo, empenhe-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento;” (2 Pedro 1:5).

Acrescentar o conhecimento à virtude está falando de um conhecimento muito além do intelectual, mas, experimental. Conhecer a Jesus Cristo intimamente por meio da Palavra de Deus, da vida de oração e do caminhar com a igreja dentro do processo de crescimento espiritual oferecido por ela. Não basta conhecer na mente, é preciso experimentar no coração.

Somos uma igreja na visão celular no modelo dos 12, que propõe uma caminhada no discipulado por onde as pessoas têm a possibilidade de conhecer melhor a Cristo. A Consolidação, o Pré-encontro, o Encontro e o Pós-encontro, além da Escola de Líderes, da Célula, Reencontro, Encontros do Mover e das equipes de 12, tem levado muitas pessoas a amadurecer na fé cristã, isso porque obtiveram mais informações sobre a Palavra de Deus, e também passaram por um processo no qual puderam conhecer Jesus Cristo pessoalmente, por experiência própria.

Subir a escada do sucesso e chegar ao ultimo degrau não é para qualquer um, é para pessoa determinada que tenha objetivo de vencer e ser campeão. A escada do sucesso fala de ser ganho por Cristo, ser consolidado na Palavra de Deus, se tornar um discípulo que se deixa ser tratado e ir alem, crescer, aprender, ser treinado e enviado, seja para ajudar seu líder ou para liderar uma célula apascentando vidas, se tornando um discípulo discipulador que não se contenta em ficar parado, mas que sai do nível infantil para a maturidade.

Fala de pessoas que decidiram mudar e não mais viverem presas as coisas do passado, que colocaram Deus em primeiro lugar e não mais se detém em olhar os defeitos dos companheiros, mas defende-os com garra e, nem permite que as circunstâncias determinem sua vida, mas caminha para buscar o amor, a honra e a simplicidade de Cristo na implantação do seu reino. Quando eu cresço, passo a ter visão de corpo e, o seu bem estar passa a ser meu desejo, minha conquista passa a ser também a sua…, e o seu inimigo, também é meu inimigo…

Como você avalia seu crescimento espiritual quanto ao conhecimento de Cristo? Algumas medidas importantes para você melhorar nesse âmbito devem estar relacionadas à uma vida disciplinada de oração, de leitura da Palavra de Deus, de comunhão com os irmãos, e do seguir fielmente o processo de discipulado oferecido pela igreja. Continua na próxima semana…

Compartilhar: Como você está neste processo? Fale de cada um.

 

Deus ama você e Ele vai completar esta boa obra na sua vida!

 

 

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

 

Imprimir