Cavando e desentulhando poços

Gênesis 26:12-33

Gostaríamos de rever a palavra que foi pregada no último domingo, pois ela é importante para nossa consolidação em relação a nossa fé, semeadura, propósito, família, ministério e finanças. Estes princípios podem mudar totalmente nossa vida e é imprescindível praticarmos para termos resultados satisfatórios naquilo que buscamos alcançar. Queremos ir além do que foi ministrado no domingo, pois o tempo era insuficiente e Deus sempre tem algo a mais para nos ensinar.

Quem tem a alma curada se expressa e busca crescer no conhecimento de Deus, quanto mais conhecermos a Deus, mais curados estaremos, pois esta cura se dá por processos, a cada novo nível de cura, novo nível de expressão viveremos. Conforme o texto lido hoje, Isaque filho de Abraão semeou naquela terra e colheu cem vezes mais e no final, depois de algum tempo, depois de muita batalha, veio à vitória sobre os inimigos e circunstancias contrárias.

Vejamos as atitudes de Isaque e princípios para a benção de Deus fluir na nossa vida:

1. É preciso semear. A diferença aqui não é a terra, não é a forma de semear e nem o tempo, mas sim a benção do Senhor. Ele recolheu cem vezes mais porque Deus o abençoava. Os Filisteus também estavam semeando na mesma terra e ao mesmo tempo e não conseguiam uma colheita tão abundante como Isaque e também não conseguiam prosperar.

Aprendemos que a diferença para vencermos e prosperarmos verdadeiramente, está na benção do Senhor. Se você tem projetos, sonhos e objetivos para sua vida, família e financeiro, para ter sucesso vai precisar da benção do Senhor. A bíblia diz que por meio de Cristo Jesus a benção de Abraão chegou até nós, e isso pelo fato de crermos e servirmos ao mesmo Deus. Isaque era fiel, ele tinha aprendido com seu pai e Deus o amava assim também como nos ama. Deus tem um plano maravilhoso para nossa vida e na medida em que O servimos em fidelidade, esse plano se cumprirá, foi assim com Isaque e será também conosco.

O verdadeiro sucesso e prosperidade não está em apenas ter muito dinheiro, e sim também em ter paz interior, saúde espiritual, mental, física e familiar. É preciso semear em todas estas áreas para Deus agir, veja que primeiro Isaque preparou a terra, cavou poços e depois semeou e quando a semente estava na terra, Deus o abençoou. Precisamos fazer a nossa parte, trabalhar e investir naquelas áreas ou territórios que precisamos vencer e conquistar.

2. É necessário perseverança. É preciso fé para vencer as tribulações que por sua vez, produzem perseverança, e a perseverança produz experiência e a experiência esperança e a esperança paz, alegria e confiança, isto se torna combustível que alimentam nossos sonhos.

Isaque foi perseguido pelos seus inimigos simplesmente por inveja, mas ele perseverou em servir ao Senhor, em andar em sua presença, ele continuou abrindo novos poços e continuou semeando, ele não desistiu. Sabia que o inimigo tem inveja de você? Ele queria ser o que você é e ter o que você tem e ir para onde você vai, mas ele não pode, por isso ele age contra você para lhe atrapalhar e lhe roubar. Não deixe o diabo pescar na sua vida, não recue, não pare, mas avance cavando novos poços e semeando, pois a semente frutificará.

Por traz dos Filisteus estava o diabo agindo, assim acontece hoje. Por traz de pessoas, até de pessoas que amamos, muitas vezes familiares, o inimigo age para tentar nos atingir. Devemos fazer como Isaque, não brigar, não responder na mesma moeda e sim avançar e perdoar. Na hora certa Deus nos honrará, haverá necessidade de sermos aprovados, um tempo de teste, de treinamento e amadurecimento. Nossa luta não é contra as pessoas, devemos sempre perdoar, amar e abençoar.

3. Desentulhar os poços entulhados pelo inimigo. Os inimigos de Isaque sabiam que a água era fundamental e que era muito difícil achar água naquele lugar. Quando o inimigo não consegue vencer, ele vai atacar nas áreas mais importantes e fundamentais da nossa vida. Ele vai tentar atacar a vida espiritual para roubar a semente da Palavra, ele vai tentar atingir nossa vida espiritual, moral, sentimental, familiar, ministerial e financeira. O segredo para vencê-lo é continuarmos semeando e perseverando em servir ao Senhor com alegria, fidelidade, integridade, santidade e amor.

Jesus disse que todo aquele que nEle crer, do seu interior fluirão rios de águas vivas, Ele estava falando do Espírito Santo que hoje habita dentro de nós, este Espírito é vida, paz, alegria, poder, unção, revelação, etc. Sem o seu fluir não conseguiremos andar e vencer, sem Ele não seremos convencidos do pecado, sem Ele não seremos guiados pelo caminho certo. Precisamos da presença e atuação do Espírito de Deus na nossa vida.

O que será que entulha nossa vida impedindo a água de agir e fluir? Respondo: muita televisão e pouca oração e meditação da Palavra, ficar ouvindo e vendo coisas que nos contamina, conviver com gente que só fala derrota, com pessoas que só reclama e murmura, ficar ouvindo pombo correio, isto é, fofoqueiros, namoro impuro, praticar perversão sexual, guardar rancor e magoas, ir a lugares inadequados para um cristão, não discernir o santo do profano, etc. Todas estas coisas entulham nossos poços. (Coração).

Como desentulhar? Pedindo para o Espírito Santo gerar genuíno arrependimento, se arrepender, confessar deixar e renunciar tudo aquilo que contaminou, liberar perdão verdadeiramente para todos aqueles que nos magoou, ler e meditar na Palavra de Deus diariamente, semanalmente estar nos cultos e células para louvar e adorar, estar integrado na célula e discipulado para ter comunhão com verdadeiros cristãos, desenvolver uma vida de dedicação e oração. No dia a dia, manter a confissão da fé, vigiando e declarando a Palavra da Promessa que saiu da boca de Deus a nosso respeito. Você é resultado daquilo que te alimenta. Verifique seu coração. Tem entulho aí? Se tem, jogue fora e deixe o Espírito de Deus fluir!

4. Cavar novos poços. Isaque continuou desentulhando e cavando novos poços, desentulhar já sabemos como se faz, mas como fazer para cavar novos poços? Simples: não parar, não ficar satisfeito com aquilo que temos, Deus tem mais para cada um de nós, é preciso crescer, ter sede e fome insaciável de Deus. É preciso passar por todo o processo, ir ao Encontro, Escola de líderes fase um, dois e três, Reencontro, Encontros dos moveres 1, 2, 3 e 4, ir aos congressos e ser discípulo integrado em uma equipe de doze. Ser integrado significa estar envolvido, não faltar no discipulado e romper no treinamento para ser enviado.

É necessário passar por todas as fases da visão celular. Você é discípulo de alguém? Se você continuar firme, estará cavando e achando muita água. A visão celular se tornou uma ferramenta que nos deu oportunidade de cavar e encontrar àquilo que mais necessitamos; a água de Deus que é vida para nós.

A Carta aos Romanos 12:2 diz que devemos ser transformados pela renovação da nossa mente. Como podemos re­novar a nossa mente? Através da Palavra de Deus. Precisamos comer a Palavra e ruminá-la até que a nossa mente seja renovada. Os velhos padrões de pensamento e opinião devem ser agora conformados ou colocados na forma da Palavra. Não permita que o inimigo jogue lixo na sua vida.

O nosso espírito foi regenerado, agora a nossa alma está sen­do transformada. A mente é a função mais importante da alma. Mudar a mente é mudar a alma. A nossa mente é mudada quan­do a conformamos com a Palavra de Deus. A nossa vida só será transformada pela Palavra de Deus, O Espírito Santo sempre se moverá revelando as verdades da Palavra que fará toda a diferança na nossa vida. Se me encho da Palavra, e essa palavra se torna minha confissão, estarei semeando e colhendo. Desentulhe seu poço e cave novos poços, seja feliz! Cresça e prospere naquilo que Deus tem para você. Receba da chuva de Deus na sua vida!

Compartilhar:Você tem semeado boas sementes no seu dia a dia? Você tem desentulhado sua vida e cavado novos poços, ou você está satisfeito como está? 

 

Um beijo no coração

 

Apostolos Eliezer e Zenita

Imprimir