Uma Célula segundo o coração de Deus – Final

Texto base:  Marcos 2:1-12

Como já falamos na palavra anterior, uma célula segundo o coração de Deus é uma Célula que cumprem o propósito para a qual surgiu, e uma célula recheada de comunhão, amor e  fé.

Sinais que definem uma célula segundo o coração de Deus

1. Primeiro sinal: É Um Lugar de relacionamentos. Que bom que esse homem conheceu uma célula, pois célula é lugar de verdadeiros amigos, ali naquela célula ele podia contar com pessoas que se importavam com ele.

2. Segundo sinal: É Um lugar onde se expressa fé.  Aqueles amigos expressaram fé ao levarem aquele paralítico até Jesus, principalmente ao subirem no telhado com uma cama portando alguém doente que poderia ter caído. A fé daqueles homens se tornou combustível que os fez vencer grandes obstáculos.

3. Terceiro sinal: Era uma célula de pessoas que enxergavam soluções para os problemas difíceis, pois eles não desistiram diante da multidão. Eles não olharam as impossibilidades, mas sim uma saída para aquele problema.

4. Quarto sinal: Era uma célula evangelística. Aquela era uma célula que levava as pessoas até Jesus. Uma das maiores evidências de que essa célula era nota doze, é que ela tinha amigos de verdade que foram capazes de qualquer coisa para levar uma pessoa a Jesus. Na célula, fazemos muitas coisas para atrair pessoas, mas tudo que fazemos só terá sentido para nós se conseguirmos colocar estas pessoas na presença de Jesus. Todo o trabalho só é válido se no final alguém for colocado na presença do mestre Jesus para que seja salvo.

As pessoas que estão no mundo lá fora propagam aquilo que elas creem e o fazem com muita convicção. Se forem a um centro espírita, convidarão os seus amigos a irem juntos; se forem supersticiosos, mandarão acender velas; se for esotéricos, irão sugerir aos amigos a colocarem cristais, gnomos e outras coisas em casa, pois elas creem nestas coisas, elas não conhecem a verdade e acham que estas coisas são boas, por isso tentem envolver seus amigos.

Quero lhe falar de uma grande verdade: Seus verdadeiros amigos não são aqueles que chamam você para beber, fumar, jogar jogos de azar, etc. Sabe quem são os seus verdadeiros amigos? São aqueles que se interessam pela sua salvação e pelo o seu crescimento. São aqueles que além de insistir com você para levá-lo á presença de Jesus, investem tempo para consolidar e cuidar de você.

Talvez, você esteja vivendo assim; desanimado, desapontado e sem forças para vir a Jesus ou para servi-lo com alegria e constância. Quem sabe você esteja precisando ser carregado? Se for o caso, vamos carregar você, mas não vamos desistir de ver você totalmente curado, liberto e salvo.

A célula é um lugar que remove todos os obstáculos para que as pessoas possam se unir a Jesus. Os verdadeiros discípulos são amigos, são facilitadores de caminhos, são portas abertas para as pessoas passarem e assim conheceram a salvação.Um dos obstáculos que o paralítico encontrou foi àquela casa muito cheia. Assim também, quando a célula cresce demais, ela se torna um obstáculo, pois no meio de muitos, uma pessoa pode passar despercebida. Por isso, temos de saber a hora certa de multiplicar a célula. Precisamos investir para que os discípulos passem pelo Encontro e façam a escola de líderes com fervor, alegria e responsabilidade.

Quando a célula se preocupa em levar as pessoas até Jesus, suas fraquezas são transformadas em vitórias. Precisamos testemunhar às pessoas daquilo que Jesus Cristo fez por nós, precisamos orar e de forma fervorosa, insistir para que amigos nossos lá de fora, venham participar conosco e assim sejam salvos, consolidados na fé, se tornando nossos discípulos frutíferos e prósperos, pois desta forma eles desejaram ser enviados para reproduzirem na vida de outras pessoas, àquilo que receberam. Quando uma pessoa tem uma experiência com Jesus Cristo, logo quer repartir com seus amigos.

A cama era a marca da derrota daquele homem. Ele não tinha alternativas, só poderia ficar sobre a cama. E agora, depois do encontro com Jesus, Ele carrega a sua cama e esta cama carregada por ele é agora um grande sinal de vitória! Antes, ele era carregado sobre ela, agora ele é quem a carrega, porque Jesus Cristo age dessa forma.

Ele usa a maior fraqueza para transformar num grande troféu. Aquela célula cumpriu o seu papel na vida de alguém, e quanto a nós, será que temos como célula cumprido nosso papel nesta geografia e na vida de nossos familiares, amigos, vizinhos e conhecidos?

Eu quero desafiar você que está sozinho, a pedir amigos a Deus; quero desafiá-lo a abrir seu coração e a colocar seus dons á disposição de Deus para ajudar as pessoas a conhecerem a verdade do Evangelho. Muitas delas têm se decepcionado em relação à amizade, porque na hora que mais precisaram não poderam contar com ninguém. Contudo, eu gostaria de dizer que um amigo verdadeiro, é aquele que se preocupa conosco, a ponto de nos levar até Jesus.

  • O que temos feito pela célula para que ela cresça e multiplique?
  • Temos orado e jejuado com insistência para multiplicarmos nossa célula?
  • Temos tirado tempo para relacionar-se com as pessoas facilitando caminhos?

Precisamos gerar um ambiente de fé e lutarmos contra toda incredulidade, pois a incredulidade diz, as pessoas não vão vir, não conheço ninguém que viria na célula? Ou, já convidei e ninguém veio, ou não consigo. É evidente que existem lugares que a célula não funciona, quando é assim a fé diz, se as pessoas daqui não vem, vou pra outro lugar, mas não vou desistir, pois tenho certeza que vou conseguir.  Quero lhe dizer que você faz parte da solução e não do problema! Amem?

 

Sugestão: Se esta célula está neste lugar há muito tempo sem frutos, chegou a hora de mudar para outro lugar, verifica com os discípulos se eles abrem a porta da casa deles, geografia nova são novas possibilidades. Não se acomodem. Se movam e o Espírito Santo se moverá na direção de vocês!

Compartilhar: Primeiro, fale sobre a importância de trazermos pessoas para a célula e depois para a igreja. Segundo, o você poderia fazer para que isto aconteça ou, você tem alguma ideia criativa? Terceiro, o que esta palavra falou ao seu coração?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 

Imprimir