Mateus 21:18,19; Marcos 10:46-52
A Palavra de Deus inunda o nosso ser de alegria, segurança, felicidade e de uma paz verdadeira, passamos a ver o mundo de um outro modo, começamos a ver com os olhos de Deus. A Palavra de Deus nos tira toda cegueira e nos projeta para uma nova vida. Quando deixamos Jesus Cristo verdadeiramente entrar em todas as áreas da nossa vida, toda cegueira vai embora.
O cego Bartimeu deste texto, em meio aos problemas que ele estava atravessando, ele ouviu que Jesus estava passando e começou a clamar; Jesus filho de Davi tenha compaixão de mim! Deus conhece os nossos problemas, mas devemos orar e clamar ao Ele, pois isso denuncia nossa necessidade e abre portas de legalidade para Ele agir em nosso favor. Deus diz em Jeremias 33:3: clama a mim e eu te responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não o sabes.
Bartimeu não perdeu tempo, logo começou a clamar o nome que é sobre todos os nomes, Jesus o Cristo! Apesar de cego, ele não era mudo e muito menos surdo! Aprendo aqui que precisamos desenvolver os nossos sentidos espirituais e emocionais, a nossa empatia, os nossos dons, os nossos talentos e a nossa percepção para não perdermos nenhuma oportunidade de servirmos ao Senhor com o nosso melhor. Tudo isso para que sejamos canais de benção na terra para outras pessoas, para que sejamos provocadores de milagres na vida de outros.
Como falamos anteriormente, na vida deste homem de Jericó, podemos identificar três aspectos decorrentes da sua cegueira:
1. Ele estava Sentado: Sabemos que as dificuldades são muitas nos últimos dias, porém muitos se encontram em um inteiro estado de estagnação, totalmente sem ações, literalmente conformados com situações que não são a vontade de Deus para suas vidas.
2. Estava à beira do Caminho: Uma das consequências da falta da visão é que sempre se anda às margens. Não podemos estar à beira do caminho, precisamos estar no caminho, alguém que não pode ver não poderá andar no caminho e assim desfrutar dos seus benefícios.
3. Estava Mendigando: Uma das mais importantes privações que este homem sofria era o fato de não poder trabalhar, não podendo trabalhar não poderia se sustentar e, sendo assim, limitava sua vida a viver de possíveis esmolas que viessem a lhe dar.
Como ele não podia ver, ele escutou um barulho de uma multidão e então pediu explicações. Naquela área ele dependia de outras pessoas, ele reconheceu que era cego. Basicamente ele estava perguntando aos outros: O que vocês estão vendo? Há pessoas cegas cujo orgulho não lhes permite perguntar. Elas concluem o futuro de suas vidas, conforme as suas percepções. Se estivermos cegos em alguma área, as nossas percepções vão nos enganar. Se você entender que está cego em alguma área, você buscará saber e perguntará as pessoas de sua confiança; caso contrário continuará sem ver.
Depois que alguém te falar sobre Jesus, a iniciativa é sua. Num primeiro momento o cego estava totalmente dependente das pessoas ao seu redor, depois que recebeu a informação sobre Jesus, entendeu que deveria tomar uma atitude, agora dependia dele. Não jogue a culpa nos outros, isso é entre você e Deus! Agora é hora de agir, uma vez que você ouviu e conheceu. Existem alguns perigos e situações que não podemos deixar acontecer conosco. Vejamos:
- Estar a beira do caminho. Estar à beira é estar próximo, mas sem entrar nEle. Os que estão à beira do caminho conhecem a Jesus, mas não andam nEle. A beira do caminho é lugar de ciladas
- Permanecer beira do caminho. Jesus disse em Mateus 13:19: A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
Quando estamos à beira do caminho o maligno vem para nos roubar a semente de Deus. A semente de Deus é a Sua Palavra em nós que nos transforma e nos garante a salvação.
3. Viver a beira do caminho. Em Mateus 21:19 diz: E, vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela; e, não tendo achado senão folhas, disse-lhe: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente.
Foi à beira do caminho que a figueira secou. O terceiro sinal de quem está à beira do caminho é que ele tem aparência, tem muitas folhas, tudo verde, todavia, Jesus não está interessado em aparência, Ele quer nos ver vivendo uma vida verdadeira, genuina e comprometida conosco e com Ele.
Se sua vida não tem sido uma vida cheia de satisfação, cheia de alegria em Deus, você não tem estado no caminho. Quem está no caminho desfruta da alegria e da vida abundante em Cristo. As lutas, aflições e obstáculos fazem parte da vida terrena, mas quem vive e anda no caminho chamdo Jesus Cristo, vence todas as coisas e ainda desfruta do melhor de Deus nesta terra e na eternidade.
Jesus, ao ver a figueira à beira do caminho, disse: "Cadê o fruto? Onde está o fruto?". Mas não havia fruto e o Senhor então a amaldiçoou dizendo: "Nunca mais alguem comerá fruto de você", e ela secou. Pessoas que conhecem o caminho e permanecem vivendo à beira dele, acabam com o tempo se secando, ou seja, nestas pessoas os rios de vida não fluem na direção de ninguem. Jesus disse que, se nós crêssemos, do nosso interior fluiriam rios de água viva. Se do nosso interior não fluem rios, talvez estejamos como uma figueira que se secou por estar e permanecer à beira do caminho.
O deserto é conseguencia de estarmos fora do caminho em alguma área. O deserto é uma sequidão que nunca passa. É normal haver sequidão de vez em quando porque há dias de chuva e dias de sol, mas quem está à beira do caminho é seco o tempo inteiro, está plantado longe do rio.
As vezes sem apercebermos, podemos estar à beira do caminho em alguma área da nosa vida. Se existe alguma área em que os princípios de Deus são quebrados, aquela área está a beira do caminho e naquela área haverá perdas. Decida hoje, entre no caminho definitivamente, responda ao padrão de Deus. Se você caminhar no caminho, o resultado será vida abundante dentro de você que refletirá para fora, será o reino de Deus com seus benefícios, sera a paz alem do entendimento, será a justiça e alegria no espírito, na alma, no corpo, na família, no ministério e nas finanças.
Na beira do caminho você não consegue atravessar os rios e os abismos, porque há lugares no caminho em que não há beira, ou seja, em certos lugares ou você está no caminho ou está no precipício. Há lugares no caminho sem beirada, só há a estrada, só tem a ponte e ela se chama Jesus. E, quando você entra na ponte, não há beira do caminho, ou está no caminho ou está no buraco. É aí que muitas pessoas caem e não levantam mais, elas se perdem.
Não fique a vida inteira assistindo aos cultos, participe dele, não fique a vida inteira vendo pessoas irem ao Encontro, fazendo Escola de Lideres, sendo enviadas, mudando de vida e frutificando, nao fique contemplando outros irem no caminho conquistando e prosperando e você mesmo ficando de fora. Se você teve um Encontro com o Senhor Jesus, viva intensamente para Ele, entre nEle e ande nEle, pois Ele é o caminho da da Salvação, Ele é o caminho de acesso direto a Deus Pai, a vida eterna está nEle. Amém! Continua…
Compartilhar: Existe alguma área da sua vida que você percebeu que está a beira do caminho? Ou dê um testemunho daquilo que você experimentou depois que veio pra igreja e entrou no caminho da salvação.
Amamos você!
Apóstolos Eliezer e Zenita