O Encontro que todos precisam – Parte I

Marcos 10:46-52

Temos um personagem neste texto chamado Bartimeu. Um homem cego que precisava ter a situação da sua vida mudada. Ele teve um Encontro verdadeiro com o Senhor Jesus e a sua sorte mudou, uma nova história de vida começou a partir daquele momento, ele não foi mais a mesma pessoa!

Talvez você esteja dizendo que alguma situação na sua vida não muda, que não se resolve, a resposta para vencer está em Jesus Cristo, você precisa busca-lo de todo coração. Bartimeu teve um Encontro com Cristo que todos nós também precisamos ter, pois isso mudará totalmente a nossa vida.

Vejamos boas razões para que nos esforcemos em ter um encontro com Jesus:

  1. Jesus é a resposta para os nossos problemas. Versículo 46 diz: "Depois chegaram a Jericó. E, ao sair Ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu filho de Timeu. "

Repare bem como estava a situação desse homem: sentado na estrada, mendigando por ser cego. Ele era um homem sem expectativas de uma vida melhor, pois sofria de uma enfermidade que o impedia de trabalhar e ganhar seu sustento, ele dependia de outras pessoas para ajudá-lo. Que situação! Bartimeu tinha problemas espirituais, emocionais, familiares, financeiros e também problemas de saúde.

Aqui estava um homem cego, que estava mendigando à beira do caminho. Havia aqui o desprezo da sociedade para com ele, mais do que nunca, ele precisava conhecer Jesus. Tudo que foi escrito na Bíblia visa um propósito, aqui aprendemos lições importantes para as nossas vidas, pois a cegueira física tem um paralelo com a cegueira espiritual. Em II Coríntios 4:4 diz que o deus deste século, cegou o entendimento das pessoas para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo o qual é a imagem de Deus.

Quem é cego está limitado na sua conquista e a tendência é mendigar, quem permanece na cegueira, não consegue ver o caminho da salvação. A cegueira começa dentro, e reflete fora. Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver. Existem pessoas que não consegue enxergar as coisas de Deus e nem as coisas da alma, pois tem gente que tem tudo para ser feliz, mas não valorizam aquilo que tem.

Normalmente as pessoas ingratas são cegas, pois não enxergam o dom da vida, não veem o valor da família, do casamento, não valorizam o cônjuge, muitos desrespeitam os pais, outros amaldiçoam os filhos, outros não valorizam a saúde e outros não valorizam a salvação em Cristo Jesus. Quando não valorizamos, perdemos e depois que perdemos dizemos, eu era cego, pois tinha tudo e não percebi.

Mais do que nunca precisamos ampliar nossa visão para as coisas novas de Deus na nossa vida. A cegueira é algo muito sério, pois existe nela uma relação muito íntima com a miséria e Deus nos chamou para a nobreza, para a excelência e prosperidade em todas as áreas.

Valorize a vida, a sua família, as pessoas que estão perto de você, valorize o seu trabalho, sua fé e sua salvação. Valorize teus mentores, teus líderes e também teus discípulos, valorize a sua célula, sua igreja, seu discipulado e também os cultos, pois estas coisas são muito importantes para seu crescimento e prosperidade em tudo. Muitos por não enxergarem que estas pessoas, situações e coisas são fundamentais para a vida plena, perdem.  Muitos nesta rota, entram numa cegueira maior ainda e por isso não conseguem mais voltar.

Às vezes nos enganamos com nossas conclusões e não estamos dispostos a ver na Palavra quem somos em Deus e não perguntamos aos outros o que estão vendo. Pergunte; o que você vê quando olhas para mim? Se aparecer alguma deficiência, tome atitude de mudança, se for coisa boa, avance para melhorar.

Seremos Quem acreditamos Que podemos ser. É isto que iremos transmitir para os que estão a nossa volta. Não podemos impedir que falem e pensem a nosso respeito, mas ninguém pode mudar o que pensamos de nós mesmos sem que queiramos.

Jesus ouviu o clamor de Bartimeu e parou para atendê-lo. Jesus sempre está com os ouvidos abertos e atentos a nossa oração. Agora mesmo você pode clamar a Ele, você pode dizer à Jesus? "Senhor, tem compaixão de mim, e Ele vai ouvir você!  

Jesus, movido de compaixão tocou a vida daquele homem, o endireitou, o abençoou! Abriu sua visão! Saiba, você também é muito especial para Jesus! Ele se importa com você, Ele se importa com sua condição, Ele se importa com a sua vida!

O que você diria a Jesus se Ele lhe perguntasse: "Que queres que te faça?" será que você deseja ver a sua alma salva, ver a sua vida mudada? Será que você deseja ver a sua casa abençoada? Ver a sua cura, ficar livre de uma enfermidade ou encontrar a paz interior?…

Jesus deseja o melhor para você. Por isso, tenha fé e diga pra Jesus: Senhor, que eu veja minha vida salva, que eu veja a minha vida livre, que eu veja minha família abençoada… Jesus tem o melhor para você! Ele vai transformar a sua vida. Olhe que impressionante o que lemos no v.52: "Disse-lhe Jesus: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente o cego recuperou a vista, e foi seguindo Jesus pelo caminho.

Antes de Bartimeu ter seu encontro com Jesus, ele vivia prostrado, dependente e mendigando. Agora, depois de um encontro com o Senhor,  ele vai andando e seguindo o seu caminho". Oh! Glória! …Que mudança de vida Jesus fez naquele homem! Hoje é a sua vida que pode ser mudada num encontro com Jesus!

Continua…

 

Compartilhar: Você já percebeu alguma área de cegueira na sua vida? Ou o que esta palavra falou forte em você?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir