A nova vida em Cristo

I Coríntios 2:9 a 16; Marcos 12:30,31

Nestas últimas semanas falamos em proteger a nossa alma e a alma daqueles que convivem conosco, e  na última ministração falamos sobre a importância de guardar o nosso coração, tudo isso com a finalidade de vivermos níveis novos em Deus em relação ao seu amor refletido em nós. Quem guarda o coração amam a si mesmo.  Vamos citar alguns pontos importantes para uma vida plena em Cristo.

1. Amar a si mesmo. Para amar a Deus e as vidas, é necessário ter a habilidade de se amar primeiro, por isso é muito importante ter uma alma organizada, curada e renovada. Como está o nível da sua alma? Quando colocamos Deus e sua justiça em primeiro lugar cumprindo assim os Seus mandamentos, teremos mais intimidade com Ele e nosso mundo interior se organiza, tudo isso orquestrado pelo Espírito Santo. 

Uma pessoa que não se ama também não ama vidas. Ora, uma pessoa que se autodenomina que não ama a si mesma é porque tem muita coisa em seu histórico. O que faz uma pessoa se amar não é a aparência, o biotipo, o estereótipo e muito menos o fator externo, mas o que é somado na alma; isso é o que conduz ao amor ou ao aborrecimento. Há pessoas que são aparentemente bonitas, e se odeiam; outras são aparentemente feias, e se amam. Quem tem uma alma livre se ama e ama vidas. 

Qual a visão que você tem de si mesmo? Isso é muito importante. As pessoas se veem de acordo com a alma. Deus vai ampliar o conceito que você tem de si mesmo e você expressará a mente de Cristo. O Filho do Homem, a saber, Jesus Cristo possuía uma alma que desejamos, Ele agirá em nós para ampliar nosso conceito, conduzindo-nos ao amor por vidas. 

2. O cuidado com a alma. Temos que nos preocupar com aquilo que a nossa alma absorve. Sabemos que pessoas que vivem no mesmo contexto possuem posturas diferentes, e não é por causa das informações que receberam, mas por causa dos lixos que absorveram.

Precisamos nos respeitar, pois assim vamos nos valorizar. O respeito nos permite enxergar a nós mesmos e às pessoas de forma diferente. Tudo se torna mais compensador quando voltamos a respeitar a vida, respeitar o que fazemos e respeitar as pessoas. 

Quando uma pessoa perfura seu corpo deformando-o, ou se destruindo com vícios, é porque não se valoriza, quando uma mulher se veste de forma vulgar, está se desvalorizando. O problema não está ao redor daquela pessoa, mas no interior dela, ela reflete o que está dentro. Mas hoje Deus está desestressando a nossa alma e nos batizando em amor. Somente através do amor aumentamos o nosso nível de conquista. Toda pessoa que vive de bem com a vida prospera muito mais. 

3. Ter expectativas, tanto nesta vida como na eternidade. Em I coríntios 2:9 diz: Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Quando ouvimos esta promessa de Deus; o que brota em nosso coração é um forte sentimento de júbilo, paz, confiança e gratidão. No versículo 10 deste texto gera em nós uma alegria inquestionável, uma paz permanente, uma esperança e certeza de que a nossa vida está além do natural. Percebemos aqui que o nosso conhecimento foi ampliado. A razão de tudo isso vêm do fato de que o Espírito de Deus habita em nós, portanto, todas as coisas, até mesmo as mais profundas de Deus, Ele sonda e nos revela.

Quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador de nossas vidas, a bíblia diz que com Ele recebemos a vida de Deus em nosso espírito. Isso fala do novo nascimento, ou seja, o Espírito Santo vem habitar em nós e ressuscita o nosso espírito para termos comunhão com Deus, pois a verdadeira vida, toda a sabedoria e conhecimento procedente dEle  é refletido em nós pelo Seu Espírito.

É por isso que os nascidos de novo não se abalam com tribulações, provas ou necessidades, como antes se abalavam, porque no espírito já sabem que tudo isto é momentâneo, e podem ver, ouvir e imaginar o que Deus tem preparado para aqueles que o amam ainda aqui nesta vida: vitória, paz, êxito, saúde, alegria, prosperidade e muitas outras bênçãos, onde a maior é a eternidade com Ele no Céu.

O mundo pode questionar: “- Como você está tão em paz diante de tantas dificuldades? Como você tem tanta certeza que tudo vai dar certo? Alguns podem até achar que ficamos loucos ou fanáticos. A resposta para isto está no vs.14 que diz: ”Ora, o homem natural não aceita as coisas que vem do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. ”

Quem, depois de se converter, aceitando Jesus como Senhor e Salvador, não ouviu familiares ou amigos afirmando: “Fizeram uma lavagem cerebral em você”. Realmente fizeram! O Deus Pai, Filho e Espírito Santo nos transformaram em novas criaturas. A nossa mente não é mais a mesma. Veja o que diz o versiculo16: “nós porém temos a mente de Cristo”. Como afirma o apóstolo Paulo: “Não mais vivo eu, Cristo vive em mim.”

O nosso DNA espiritual é outro. Nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Imaginem como isto deve ser horrível, ou melhor, nem precisamos imaginar, basta lembrar o nosso passado, antes de Jesus Cristo entrar em nossa vida.

4. Entender que Jesus Cristo nos deu nova vida. Portanto embora nem olhos, ouvidos ou mentes humanas possam ver, ouvir ou imaginar o que Deus tem preparado para os que o amam, nós que somos templo do Espírito Santo podemos Ver os mais lindos projetos familiares, profissionais e ministeriais, Ouvir as mais poderosas promessas decretadas pela boca de Deus e Imaginar os grandes sonhos dEle para nós, aqui e na eternidade.

Quanto mais forte a nossa comunhão com o Espírito Santo, mais visíveis, audíveis e imagináveis serão Seus planos para nós e com certeza, mais rapidamente se manifestarão em nossas vidas. “Seja tudo conforme a nossa fé!”

Não tenha medo de ousar em grandes sonhos e projetos, não se abale diante de provas ou tribulações, pois elas serão breves e momentâneas, não se intimide diante de comentários a respeito de sua “Fé e Fidelidade”, vindos de quem não pode discernir as coisas espirituais, mas prossiga sonhando os sonhos de Deus e crendo, através da renovação que Cristo fez em sua mente, que os “caminhos de Deus são perfeitos” (Sl. 18:30), e que a “vontade de Deus é boa, perfeita e agradável” (Rm. 12:2).

Compartilhar: comente isso, você percebeu sua visão ampliada, você percebeu que você está mais sábio? Quais pontos falados aqui hoje você pode pontuar como importante para sua e nossa vida?

Deus os abençoe, amamos muito vocês,

 

Apóstolos Eliezer

 

Imprimir