Proteja a sua alma – Parte 2

Salmos 19:7-10

Conhecer os Princípios Bíblicos é a única forma de tratar os assuntos com a seriedade que a situação necessita. Aquilo “que você pensa” pode fragilizar o princípio, mas o que a Bíblia diz, certamente, fortalecerá o caráter. Quando alguém caminha pelos princípios de Deus, protege a sua alma, assim como a alma daqueles com quem convive. Há uma proteção mútua. Ninguém erra por aplicar os princípios, pelo contrário, só acerta. 

Em Ezequiel 3:17 Deus nos mostra algo: toda pessoa que deseja uma alma protegida precisa ser atalaia. Atalaias são pessoas focadas no que Deus diz para viver e reproduzir na vida de outros, são colunas na família e na casa de Deus. A ordem, então, é: Seja atalaia no reino de Deus e tenha a sua alma protegida! Se você não proteger a sua alma, ela facilmente será denunciada. 

Algumas pessoas têm dificuldades para cumprir as metas, por estarem com a alma desprotegida. Todos que possuem a alma desprotegida distraem-se facilmente e isso dá margem para focar os olhos em alvos que não lhes competem ou em vários ao mesmo tempo. Isso paralisa a ação e tudo fica parado. 

Automaticamente, a alma quer responder às chamadas que estão a sua frente ou ao seu lado. A alma pode selecionar as escutas e os ambientes; pode decidir entrar em qualquer lugar e se proteger, ou seja, não se permitir ser flechada. O líder que tem uma alma protegida, curada, alcança as suas metas, porque é persistente e insistente, até ver cumprido o propósito. 

Alma protegida 

Proteja a sua alma antes que ela seja denunciada. Uma alma que não é curada pode tornar-se uma bomba, que entra numa contagem regressiva para explodir a qualquer momento. E, quando esse dia chega, não é somente o dia da fatalidade e, sim, o da explosão de tudo o que estava guardado dentro da pessoa. Permita que Deus desarme essa bomba e cure-o. Dê um basta nas suas emoções descontroladas. Não se deixe entrar em situações que possam fazer de você objeto de escândalo. 

É você quem decide caminhar para o êxito ou para a derrota. Certa vez, Jesus advertiu: “ai daquele por quem vier o escândalo” (Lucas 17:1). No original, escandalós era uma espécie de buraco, cavado por soldados romanos, no qual eram enterrados espetos de ferro, aço e fibras, encobertos por fezes. 

Na hora da guerra, os soldados romanos atraíam seus inimigos para essa armadilha. Quando alguém caía nesse buraco, morria, ficava gravemente ferido ou era infectado. Esse era o “espeto de Roma”.  Sobre isso, Jesus aconselhou seus discípulos: “ai daquele por quem vier o escândalo”. Ou vai sair morto, ou ferido, ou infectado. 

Essa maneira de Jesus exemplificar o escândalo foi ilustrada através da luta rebelde, traidora, violenta e covarde de Roma. Observe o nível do escandalós. A alma pode provocar escândalos que chegam ao nível de matar o irmão, feri-lo, fragilizá-lo ou contaminá-lo. Tudo isso é escândalo. É uma alma plenamente exposta, difícil de ser entendida. 

Há pessoas que aceitam a Jesus e O servem sem se render, sem abrir totalmente o coração, fazem isso por medo de denunciar a alma. Isso dá uma aparente aliviada na sua alma, mas na verdade dentro de si não houve, de fato, uma resolução porque não houve cura, não houve tratamento. 

A alma não é um tonel de lixo para ficar acumulando enfermidades emocionais. A alma dever estar disponível a lançar fora tudo o que a enfermou. Somente o fato de você permitir essa cura, é motivo de alegria. A solução para a alma está em ter um encontro verdadeiro com Deus, porque muitas vezes alguns criam rotas, pensando alcançar o êxito, e essas rotas podem ser uma tremenda armadilha. 

Quando uma pessoa vive pelos princípios bíblicos, atrai cura para si mesma. Ao liberar para alguém uma palavra de bênção, baseada nos princípios, você também participa da mesma bênção. Se nós somos depósitos dessas sementes, é claro que isso vai fazer muito bem a todos nós.

Declare sempre e Viva com intensidade os princípios bíblicos. Exemplos: Gratidão,  Louvor, Adoração, Fidelidade, Lealdade, Honra, Santidade, Amor, compromisso, Arrependimento, Perdão, Transparência, Confiança, Maturidade, Humildade, Perseverança, Fé, Bondade, Longanimidade, Honestidade, Retidão, ser modelo no procedimento, linguagem sadia, justiça, paz com todos, sinceridade, etc.

A Igreja tem recebido um nível de ensinamento tão nobre, que não é mais cabível caminhar com atitudes não condizentes ao Reino. É necessário atingir a maturidade para não deixar que a família ou os discípulos sejam punidos pelos desenfreios de uma alma doente. 

Os princípios bíblicos são decretos proféticos, assim como a nossa chamada é profética. As dificuldades da alma só serão vencidas quando conhecermos os princípios adequados para cada realidade, para cada enfermidade. 

Em cada área de dificuldade há princípios bíblicos curativos, que estão bem perto de nós, basta apenas decidirmos vivê-los. Tudo está dentro da chamada profética na qual as emissões de palavras ajustam a alma de qualquer discípulo e de todos os líderes. Não há nada melhor do que estar na veia profética e conhecer a Palavra de Deus: você consegue demolir qualquer fortaleza contrária. 

Em Mateus 4:3-11 Jesus vence o diabo emitindo os princípios Bíblicos, pois estes são a Palavra de Deus, são decretos eternos que define a rota de vitória para quem os pratica. A emissão profética dentro de um princípio bíblico emudece qualquer argumento contrário. A emissão desses decretos traz cura. Temos aprendido que o confronto traz cura! Vários líderes mencionados na Bíblia foram curados ao serem confrontados. 

Em I Pedro 2:11, vemos que a paixão da carne faz guerra contra a alma. Isso porque a alma regenerada não aceita a paixão da carne. É guerra! A luta contra a alma se chama paixão da carne. Uma alma entra em guerra por causa das suas paixões, pois se apaixona por coisas inadequadas. A mentira, a dissimulação, o disfarce, a prostituição, o roubo, o adultério, a preguiça, etc. Tudo aquilo que é proibido atrai e instiga a alma.

A Bíblia ensina que devemos fugir da paixão da carne (II Timóteo 2:22). Temos o exemplo de José que fugiu da mulher de Potifar para não pecar (Gênesis 39:7-10). A alma é enganadora e, para ela se proteger, macula, sujando a identidade do outro, isto é, gosta de olhar e falar dos defeitos das outras pessoas para disfarçar ou para se justificar dos seus erros e defeitos. Isso significa que esta alma está doente, precisa de cura urgente.

Existem níveis de cura e estes níveis definem as nossas conquistas, a cada nível novo de cura, novos níveis de conquistas. A alma curada sabe entrar e sair, sabe conviver com todos sem se afetar, sem se sentir diminuído, pois já tem sua identidade definida.  Continua…

Fonte: Mir, textos em azul foram acrescidos e feito pequenas mudanças para a realidade IACC

Compartilhar: O que eu devo buscar intensamente para minha vida e contra o que eu devo lutar?  Ou, o que você aprendeu ou o que esta palavra falou profundo em você?

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir