O Senhor é o meu pastor. Primeiro: Senhor representa dono, está dizendo que Ele é Deus. Segundo: Pastor indica que Ele também é homem. Deus que se fez homem. Ele é Senhor e pastor. A Expressão de Senhor no hebraico indica que Ele é Deus criador do universo com todos os seus detalhes, autor da vida, poderoso, perfeito, trono eterno, domínio, governo, soberania, adoração, Aquele que pode todas as coisas, misericordioso, amor eterno, dono, onisciente, onipresente, etc.
Deus como Homem fala de identificação, além do Senhor Jesus ter se identificado com o nosso pecado, visto que foi o homem que pecou e abriu a porta para o maligno entrar, Ele se fez homem e assim fechou esta porta nos dando opção de escolha.
O Senhor Jesus como homem indica que Ele pode nos compreender, pois Ele sabe na prática o que é sofrer, sentir fome, frio, dor, ser rejeitado, ser traído, ser tentado, etc.! Glórias a Deus! Jesus Cristo é perfeito para nos representar diante de Deus Pai!
Jesus Cristo preparou 12 homens em um discipulado intenso, os ungiu e os enviou para fazer exatamente àquilo que ele tinha feito na terra; Ele pregou o evangelho do reino, curou os enfermos, libertou os cativos, cuidou dos novos que haviam se convertido e fez deles discípulos, ensinando cada um a fazerem a mesma coisa. Jesus ensinou seus doze a cuidarem das vidas. Eram muitas.
Além dos doze, Ele tinha muitos outros discípulos que ficou aos cuidados dos doze da primeira geração. Em João 21 Jesus perguntou três vezes a Pedro; Pedro tu me amas? Ele respondeu, eu te amo Senhor, disse Jesus: apascenta as minhas ovelhas, cuida dos meus cordeiros, apascenta o meu rebanho.
A Bíblia diz em Efésios 4:11 que o Senhor Jesus deu a igreja pessoas com ministérios, Ele deu Apóstolos, profetas, evangelistas pastores e mestres, tudo isso com a finalidade de preparar os discípulos para o serviço em sua casa, especialmente ele deu pessoas com o dom de pastor. Nem todos receberão a unção pastoral, mas todos poderão exercer o apascentamento, todos poderão cuidar das vidas que Deus lhes confiar.
O Senhor Jesus nos capacitou e nos ensinou a cuidar das ovelhas com amor, Ele nos capacita para sermos os seus representantes e assim cuidarmos das vidas com o mesmo amor e dedicação. Por isso é tão importante estarmos na igreja, na célula e discipulado, pois assim estaremos sendo alimentados, cuidados e treinados pelo Senhor através do nosso líder que já está exercendo o apascentamento.
O que aprendemos através do salmo 23?
Aprendamos a Encontrar Refrigério na Paz do Senhor nosso Pastor. No versículo 2 diz: guia-me mansamente a águas tranquilas. Israel é muito seco. As ovelhas necessitam de água. O pastor tinha que buscar água para elas. Assim como é no ser humano, 70% do corpo de uma ovelha é composto por água. Sem ela vem a desidratação e a morte. Se o pastor não a conduzir às águas, ela buscará qualquer uma, a primeira que encontrar, o que poderá trazer-lhe a morte.
As águas devem ser correntes, mas tranquilas, porque as ovelhas não bebem em águas que se movem com muita rapidez. Elas têm medo de se afogar. Se caem na água, não conseguem sair. O Pastor precisa conseguir encontrar águas tranquilas para as suas ovelhas.
Em Isaías 49:10 diz: Nunca mais terão fome nem sede; não os afligirá nem os ventos quentíssimos do deserto, nem o sol no seu fulgor; porque o Senhor que se compadece deles os guiará, e os conduzirá mansamente aos mananciais das águas tranquilas. Em Apocalipse 7:17 diz: porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.
Assim como os pastos que é alimento da ovelha falam e representam a Palavra de Deus, as águas falam do Seu Espírito. Em João 7:37-39 diz: Ora, no seu último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.
O Senhor olha para cada um de nós como ovelha. Em Mateus 9:36 diz: Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor.
Muitos estão bebendo das águas do pecado, das drogas, do sexo ilícito, do álcool, da pornografia, do engano que está no mundo. Mas Jesus declara: João 4:14: Aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
É nos momentos de quietude, em companhia do pastor e líder, que a ovelha desfruta sua presença, ali ela é alimentada e dessedentada. Ali ela Desfruta da comunhão daquele que cuida dela com amor e dedicação, ali ela cresce, torna-se forte e veloz para a caminhada que está adiante de si.
Todo líder, discipulador e pastor quer o bem da ovelha; quer alimentá-la; quer dessedentá-la.
O que acontece com a ovelha alimentada e dessedentada? Ela desfruta do refrigério da paz. Em João 14:27 Jesus diz: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
Ninguém pode viver sozinho, não podemos viver em uma ilha ou construir muros ao nosso redor! Precisamos uns dos outros! Isso nos ajuda a manter nossos padrões a um nível mais alto, buscando e sonhando com o melhor. Saiba, Deus se preocupa com as coisas mais essenciais nas nossas vidas.
Se você deixar que o Sumo Pastor Jesus, o leve a deitar-se nos pastos verdejantes de Sua palavra, e ser guiado às águas tranquilas do Seu Espírito, você encontrará a ponte que atravessará as tempestades da vida, No Senhor Jesus você encontrará a paz, a segurança e a salvação que tanto procura. Amém?
Amamos você!