Uma Ponte Sobre as tempestades da Vida – Parte 2

Salmos 23;1,2; 37:5 

Vimos na semana passada que a ovelha não digere enquanto come. Somente quando está deitada, em um tempo de quietude, ela traz de volta o que comeu e passa a ruminá-lo e digeri-lo. Está provado que naquele tempo a lã cresce mais rapidamente e o corpo se torna mais forte. Por isso o pastor a leva para deitar-se e assim extrair as proteínas do alimento recebido.

É muito importante o tempo de descanso, seja físico ou emocional, pois precisamos sempre renovar as nossas forças. O descanso físico é mais fácil, pois é só disciplinarmos nosso horário de dormir que logo logo estamos renovados em nossa energia, mas o descanso da alma envolve confiança em Deus no meio da crise, fala de tirarmos tempo com Ele para extrairmos as vitaminas do alimento espiritual, pois as revelações da Palavra de Deus nos renova e nos fortalece. 

O Senhor Deus quer que tenhamos nosso tempo de quietude diante DEle, em Sua presença, pois nEle crescemos mais rápido e tornamo-nos mais fortes. Descanse das preocupações, foque os ensinos, o propósito e as promessas.  Confie no Senhor, sirva-o de coração e o mais Ele fará na sua vida! 

1.    Aprenda a Depender da Provisão do Senhor. Salmos 23:2 diz que Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Esta é uma referência ao capim tenro. Fala do alimento sadio, farto e delicioso. Ovelha come uma única coisa: capim. Isso mostra que o pastor deve provê o alimento certo para a ovelha. 

Nosso alimento é a Palavra de Deus. Ela é nosso pasto verdejante. Jeremias 15:16 diz: Achadas as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos.

Salmos 119:103 diz: Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca. Nem todo pasto é bom para a ovelha. Há pastos que podem matá-la. Mas o Senhor leva suas ovelhas aos pastos que dão vida, crescimento e fortaleza.

Em EZ 34:14,15 diz:  Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu curral; deitar-se-ão ali num bom curral, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel. 
Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e Eu as farei repousar, diz o Senhor Deus. 

A ovelha é levada a deitar-se quando está satisfeita. O pastor trabalha e as leva a estarem:

  •  Com o estômago cheio – proteção da fome;
  • Na sombra – para proteção do sol;
  • Na Cobertura – para proteção da chuva;
  • Com Segurança – onde não há animais que a atacam;
 É o pastor quem faz total provisão para ela. O Senhor Jesus é nossa provisão em tudo. Quando Deus nos deu Cristo, Ele proveu-nos em tudo e Ele usa pessoas como você e eu para cuidar de suas ovelhas, Ele as confiou para que cuidássemos de cada uma delas com amor. Deus colocou pessoas sobre nós com a finalidade de nos cobrir, dando-nos descanso com a finalidade de estarmos respaldados para fazermos o mesmo com as novas ovelhas que chegam no aprisco do Senhor.

 A ovelha assim como a vaca, tem quatro estômagos ou quatro compartimentos no estomago, ela come, come, come e tudo vai para o primeiro estomago, quando este está cheio, ela para de comer, traz de volta tudo que ela comeu e começa ruminar, ou seja, esse capim, ou grama volta à boca aos poucos para que ela, agora sim, mastigue o alimento. Depois disso o capim mastigado vai para o segundo, depois terceiro e quarto, passando pelos processos de absorção de nutrientes, transformação de proteínas em vitaminas até sua completa digestão! Ela separa o mato do capim, aquilo que não for bom ela lança fora e o bom ela mantem, não se perde nenhuma proteína, vitaminas e tudo aquilo que é necessário para que ela esteja forte e saudável. A ovelha vai fundo e não desperdiça nada.

 Devemos tirar lições deste processo na vida da ovelha. Durante o dia a dia somos alimentados, muitas coisas entram na nossa alma pelos nossos ouvidos, pelos nossos olhos e pelo contato com o mundo, recebemos coisas boas e também coisas ruins que intoxica nossas emoções e nosso espírito. Devemos fazer como a ovelha, ruminar e jogar fora àquilo que não presta, mas irmos fundo naquilo que é bom, naquilo que nos cura e nos fortalece para a vida, a saber, a Palavra de Deus, Sua presença e unção, Ele é nosso alimento pra salvação.

 Através do apascentador Deus provê para a ovelha:

  • O Alimento;
  • A Sombra;
  • A Cobertura;
  • E a Segurança.

Em Efésios 1:3 diz: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; Em Cristo Jesus nós já temos todas as bênçãos espirituais de que necessitamos. O verbo está no passado. 

Será que você pode dizer: “Já tenho sido mais abençoado do que mereço? O Senhor tem suprido todas as minhas necessidades? Se sei que é assim? Por que ser afetado pelas turbulências?”

 A vitória reside em você descansar no Senhor Jesus. Relaxe em Sua presença, “há abundância de alegria nEle!” Dependa da provisão deste bom e perfeito Pastor. Como criança que serenamente depende do seu Pai, assim atire-se nos braços do Senhor, nosso Pai Celeste e deixe sossegar a sua alma. Há nEle abundante provisão pra você!

 Vamos dizer”: “O Senhor é meu pastor.  Só precisamos saber disso.”  O restante será resultado, Ele vai suprir as nossas necessidades, basta crermos nEle e entregar-mos a Ele as nossas vidas! Entrega o teu caminho ao Senhor e o mais Ele fará! (Salmos 37:7)

 A bíblia diz em Efésios 4:11: que o Senhor Jesus deu a igreja pessoas com o dom de pastor, pessoas que serão capacitadas por Ele para que estes sejam seus representantes e assim cuide das vidas com o mesmo amor e dedicação. Por isso é tão importante estarmos na igreja, na célula e discipulado, pois assim estaremos sendo alimentados e cuidados pelo Senhor através do nosso líder.

 Compartilhar: Fale daquilo que você recebeu em seu coração através desta palavra ou fale daquilo que você aprendeu hoje aqui.

 
Amamos você!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
 
 

 
Imprimir