Uma Ponte Sobre as tempestades da Vida – Parte 1

Salmos 23

Você já se sentiu como se estivesse queimando a vela nas duas pontas? Precisamos entrar no descanso de Deus e aprendermos a viver sem estresse. Mas como experimentar isso em pleno século XXI? Será que o propósito de Deus para nossa vida é que vivamos estressados? Estaremos nós, membros da geração deste terceiro milênio, condenados a conviver com este mal chamado de “mal do século” nas últimas décadas? A resposta é um redondo não.

O estresse produz ansiedade e tensão. Deus quer que descansemos. Ele tem um propósito para nossa vida e uma missão para cumprirmos, mas o problema é que o estresse está nos roubando o ânimo e há muitos que ficam caindo em um ciclo vicioso de:

• Fadiga física;
  • Fadiga emocional;
  • Fadiga espiritual.

Muitos não sabem o que fazer. Será que há uma solução? Claro. Há uma solução. Há uma ponte sobrenatural sobre os vendavais da vida. Você a encontra quando permite que Jesus Cristo se torne o seu Pastor e você assume sua posição de ovelha.

E bom lembrar que Jesus cuidará de você através dos seus líderes, àqueles que Ele colocou para te cobrir e te desatar para um futuro seguro e prospero. No versículo deste Salmo primeiro Diz: (YAHWEH é o meu pastor; nada me faltará). Aqui demonstra que Ele é Tudo de que precisamos.

Vejamos a função do pastor:

1.      O pastor é permanentemente e poderosamente responsável pela ovelha;

2.      O pastor é poderosamente respaldado para cuidar das ovelhas em suas necessidades;

3.      O pastor se relaciona pessoalmente com cada ovelha do seu pastoreio.

Vimos ainda que no Salmo 23 encontramos a manifestação dos sete principais nomes redentivos de Deus, entre eles estão. Yahweh Raah, O Senhor meu Pastor, Yahweh Jiré, O Senhor nossa provisão, Yahweh Shalom, O Senhor  é nossa paz. Ele me faz repousar em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas.  Encontramos aqui o quadro da paz, do refrigério e do descanso, que é o oposto do estresse.

O Salmo 23, portanto, apresenta-nos o caminho para enfrentarmos as águas turbulentas, as ondas bravias, as demandas do dia-a-dia, as pressões e tensões, sem sermos destruídos pela ansiedade e o estresse. Nossos maiores problemas não estão fora de nós, mas dentro de nós. Cada problema na vida só tem a dimensão que lhe damos, por isso uma alma curada é fundamental para vencermos tudo.

Queremos hoje mostrar-lhe que no Salmo 23 está o modo de como podemos lidar com o estresse, encontrarmos o descanso de que nosso corpo precisa, nossa alma clama e nosso espírito anseia. Lá diz:  Ele me faz repousar em pastos verdejantes; guia-nos mansamente a águas tranquilas (SL 23:2). Nele encontramos três passos para passarmos pela ponte sobre os vendavais da vida, em vez de sermos atirados às tempestades e destruídos por elas.

Aprenda a Descansar na Presença do Senhor (Shalom), pois Ele me faz repousar. Este descanso está relacionado primeiramente com o descanso da alma. Para entendermos este Salmo precisamos ter uma visão do relacionamento entre pastor e ovelha, na experiência de Davi antes de ser o rei de Israel.

Curiosidades sobre ovelhas:

1.      As ovelhas gostam de se levantarem às 4h da manhã;

2.      As ovelhas não gostam de comer nas seguintes circunstâncias:

• Quando o sol está quente;
  • Quando está chovendo;
  • As ovelhas gostam de comer às 4h da manhã;
  • As ovelhas por incrível que pareça, elas não gostam de descansar.

É por isso que o versículo 2 diz: “Ele me faz repousar”. O pastor tem que “fazer” a ovelha descansar. Uma ovelha pode ser guiada às águas, mas não ao descanso. Por quê? As ovelhas são como crianças. Para irem deitar-se os pais têm que forçá-las. Isso é marca de imaturidade e só com muito trabalho do pastor para elas amadurecerem.  Ovelhas maduras se tornam líderes no rebanho.

A atitude do Pastor diante da imaturidade da ovelha:

1.      Ele sabe o que é melhor; “Eu sei que a ovelha precisa descansar, deitar-se.”

2.      Ele trabalha para Faze-la descansar; É a primeira coisa que o pastor faz pela ovelha quando percebe que ela está cansada. O pastor quer que a ovelha descanse depois do trabalho do dia. Será um momento para desfrutar a companhia do pastor.

Em Eclesiastes 3:13 diz: …e também que todo homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho, isto é dom de Deus. Muitas vezes trabalhamos tão duro para conseguir coisas, que nem sequer desfrutamos daquilo que já temos. Deus quer que desfrutemos do fruto do nosso trabalho.

A importância do tempo de descanso. A ovelha não digere enquanto come. Somente quando está deitada, em um tempo de quietude, regurgita o que comeu e passa a ruminá-lo e digeri-lo. Aprenda isso. Só haverá resultado da Palavra de Deus na nossa vida se depois de nos alimentarmos dela, pararmos para meditar, para remoer e extrair as revelações e respostas de Deus para nós.

Está provado que naquele tempo a lã cresce mais rapidamente e o corpo se torna mais forte. Por isso o pastor trabalha para fazê-la deitar-se. Vivemos numa sociedade consumista que faz dos homens uma máquina que só trabalha para adquirir coisas, mas não para refletir e extrair do melhor da vida proposta por Deus. Exemplo: vida de comunhão com Deus e Sua Palavra, vida em família, vida em comunidade como esta comunhão na célula e na igreja. Continua…

Compartilhar: Para orarmos por você, Existe algo na sua vida hoje que está te tirando a paz? Ou o que esta palavra revelou ao seu coração?

Te amamos