Imaturidade e egoísmo, o mal do atual século

Salmos 42; Romanos 12:1,2

Na ministração anterior ensinamos que a tristeza, a melancolia e a depressão não terão espaço na nossa vida, pois agora sabemos quem somos e para onde vamos. A salvação e a vida eterna é resultado da nossa fé em Jesus Cristo, a presença de Deus em nós pelo Espírito Santo muda tudo, agora somos a resposta para esta geração da qual somos responsáveis de levar o evangelho da salvação.

A sabedoria é a capacidade de saber o que se deve fazer; a virtude é a coragem de fazer o que tem que ser feito. Os Princípios de Deus em Sua Palavra nos aponta para uma vida de Qualidade, que começa aqui e agora e continuará em um nível muito mais elevado no céu, por isso precisamos investir na nossa vida espiritual, familiar, ministerial, emocional e física, pois onde existir imaturidade, egoísmo, egocentrismo, individualidade e mentiras, a qualidade de vida proposta por Deus e as conquistas alcançadas, é roubada ou abortadas.

Se entre os integrantes de uma família, de uma célula e de uma equipe de 12, não houver confiança mútua, fidelidade, lealdade e transparência, não haverá sucesso nos desafios. Se entre o marido e esposa, entre o discipulador e discípulo não houver esta mesma realidade, o relacionamento de compromisso para uma conquista, será um fracasso.

Falando emcasamento, pense e reflita; Porque a metade fracassa?  Bem,  se você for pesquisar muitas pessoas alegam que a falta de dinheiro e os problemas financeiros acabaram gerando conflitos em outras áreas que terminou em separação.Você acredita nisso?  É como dizer que as pessoas com poucos recursos não podem ser felizes no casamento ou que não existe conflitos a serem vencidos!

Na verdade a raiz das separaçõesestá em problemas no relacionamento. Então cabe uma pergunta: Qual é o ingrediente mais importante num relacionamento bem sucedido? A resposta é simples: confiança! Sem confiança é difícil, para não dizer impossível, conservar um bom relacionamento. A confiança é a cola, o Super Bond que gruda os relacionamentos, e confiança é resultado da fidelidade e lealdade e estas respalda a honra. Na honra há transparência e transparência consolida confiança.

 Vamos a um exercício. Responda: quantos relacionamentos bons você tem com pessoas em quem não confia?  Sem o mínimo de confiança, os casamentos se desfazem, as famílias se dissolvem, as organizações desmoronam. E de onde vem a confiança? Vem do fato de uma pessoa ser confiável, ter um caráter ajustado, uma alma resolvida, ter maturidade no espírito, na alma e nas emoções.

 Nestes 22 anos pastoreando pessoas,  fazendo aconselhamento matrimonial, sempre ouvi que a maior mágoa que gera o rompimento da relação é a mentira do outro. E a mentira é um dos vícios mais difíceis de serem arrancados da alma, as vezes é necessário crises para que haja resposta no tratamento e no discipulado. Construir um relacionamento, uma equipe ou uma parceria sem os princípios eternos, é fazê-lo sobre a mentira e isso é como construir uma casa sobre a areia. Reconquistar a confiança é tarefa muito mais difícil do que foi a conquista.

 Normalmente durante uma entrevista de emprego, é muito comum o candidato para ser aceito exagerar nas suas qualidades e ao longo da entrevista desmentir tudo que afirmou antecipadamente. A mentira, mesmo insignificante, é um vício que compromete as demais qualidades da alma. Pois descredibiliza e isso fragiliza a confiança que se tem em alguém. Um entrevistador qualificado, mesmo sem saber, leva sempre em conta uma frase de Jesus: "A boca fala do que está cheio o coração”.

A base do ser humano é o autoconhecimento. Dentro do autoconhecimento estão a paciência e a persistência, duas virtudes que nos facilitam conseguir a realização de tudo que sonhamos. Para sedimentar a verdade e a maturidade, precisamos dar passos firmes sem deixar lacunas e sem pressa, usando os desafios com o bambu chinês. O bambu leva cinco anos só trabalhando suas raízes, e na superfície apenas um pequeno broto.

Após este tempo ele cresce vinte e cinco metros de altura. Ganha tamanha resistência que pode se curvar até o chão diante dos grandes vendavais, quando passa a pressão dos ventos, ele volta ao normal.  Ele nos ensina a importância do tempo para construirmos uma boa base antes de iniciarmos a realização de algo. Sem um alicerce forte, cairemos diante dos primeiros ventos que as tempestades da vida nos impõe em nossa caminhada. A finalidade dos ventos é criar em nós, flexibilidade, sem isso, nada que for feito, permanecerá.

 Precisamos ter a flexibilidade suficiente para ceder quando o vento for muito forte, tendo em nossas raízes a sustentação, para que tão logo cesse o vendaval, voltarmos mais fortes que antes.  Já ouvi esta declaração, não sei de quem, mas ouvi que para se manter a conquista em um crescimento constante e permanente, é preciso muita fibra, perseverança, fé, confiança para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão. Por mais que crescer, é necessário manter a essência de Cristo que nos leva a humildade, pois sem isso, a queda das alturas será inevitável.       

O Apóstolo Paulo diz que esquecia as coisas que para traz ficavam e avançava rumo ao alvo que era perfeição. Devo dizer que perfeição plena ninguém nesta vida irá alcançar, mas existem fases de maturidade que define níveis de perfeição. Qual o propósito de Deus na nossa vida? Perfeição, que será por níveis, por etapas, mas que precisa ser buscado. O Espírito Santo se movia em Jesus Cristo sem medida, pois Ele era perfeito, por mais que Ele realizasse milagres, sempre transferia a glória para Deus, nosso Pai Celeste.

A nossa vida Cristã precisa ser crescente, os desafios são importantes, eles precisam existir, pois assim a vida se torna mais excitante. Todos chegaremos lá! Quanto tempo levará? Depende de cada um. Não seria mais fácil Deus nos criar perfeitos? Deus criou o homem perfeito, mas com livre arbítrio, com poder de sentir, pensar e decidir. Onde houver livre arbítrio, existirá risco de erros e onde houver erros, existe a oportunidade de aperfeiçoamento. Aprenda isso, seu nível de aperfeiçoamento define o nível de poder do Espírito Santo em você!

O pecado quando entrou na vida do homem, ativou o amor e a misericórdia de Deus, e onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus.A salvação está disponível a todos, basta Crer em Jesus Cristo, se arrepender dos pecados e confessar diante de todos a fé no Senhor, depois se integrar no reino de Deus através da igreja (criar raízes) e ali servi-lo. Se você crê em Jesus diga Amém bem alto!

 Compartilhar: O que você aprendeu hoje que você acha fundamental para sua vida?
 
No amor de Cristo!
 
Apóstolo Eliezer

 
Imprimir