A Fé em Deus Promove Largura

Josué 2:1-21; I Timóteo 2:3-5

Na semana passada falamos sobre a importância de perseguir o alvo, de aplicar o ganhar, consolidar, discipular e enviar. Deus nos honrará com muitos frutos, Ele nos prosperará em tudo o que fizermos, pois avançar para o alvo proposto por Jesus, denuncia a nossa fé e segurança em Deus. A nossa perseverança em servi-lo nos coloca na fila daqueles que vivem para honrá-lo. 

Este é o ano da colheita e esta colheita será ampliada pelo princípio da honra. Vamos honrar a Deus prosseguindo sempre, avançando firmes no propósito. Vamos honrar nossos líderes reproduzindo àquilo que eles tem nos ensinado, vamos honrar nossos mentores focando os alvos estabelecidos por eles. Obedecer reflete honra na direção dos nossos discipuladores. Deus nos honrará com muitos frutos, Ele nos prosperará em tudo o que fizermos e a nossa colheita será além do esperado. Amém!

Hoje vamos avançar, pois falaremos sobre Raabe, uma mulher que se destacou pela sua declaração de fé no Deus vivo e Eterno, o nosso Deus. Ela não conhecia pessoalmente ao Senhor, mas ouviu sobre os Seus feitos poderosos e creu e estremeceu diante do que ouviu. Por causa de sua fé, antes mesmo de receber os espias em seus aposentos, o Deus de Israel, o Todo Poderoso providenciou um meio para que ela se salvasse.

Entre tantas casas que os espias podiam escolher para se esconderem, entraram justamente na casa de Raabe. Certamente, Deus queria que ela tivesse uma oportunidade de fazer sua declaração de fé com seus próprios lábios, externando diante daqueles homens o que já era uma realidade em seu coração. Sua fé em Deus garantiu-lhe experimentar o verdadeiro significado do seu nome “Largura”. Além de ser salva da morte juntamente com sua família, ela que morava no próprio muro de Jericó, passou a morar entre o povo de Israel, vindo a fazer parte da genealogia de Jesus Cristo. Deus alargou suas fronteiras, Ela se casou com Salmom, gerou família em Israel, ela foi tataravó do Rei Davi. (Mt 1:5,6; Hb 11:31).

Vamos ver onde estava fundada a fé de Raabe:

1. Raabe Não Foi Indiferente ao que Ouvira Acerca do Deus verdadeiro – “Bem sei que o Senhor vos deu esta terra” – Js. 2:9 

Raabe morava em Jericó, a primeira cidade que havia de ser conquistada pelos filhos de Israel. Jericó era uma cidade fortemente protegida pelo muro que a circundava, tão largo e forte que casas como a de Raabe, foram construídas no muro. Muitos confiavam naquele tipo de proteção, sentindo-se seguros e quase que indestrutíveis. Raabe, porém, decidiu não olhar para a aparente segurança inspirada pelo muro, diante dos relatos do que Deus já havia feito para tirar seu povo do Egito e de como abrira o Mar Vermelho. Ela sabia que aquela terra tinha sido invadida, pois era a terra dada por Deus a Abraão.

A virtude de Raabe, portanto, estava na sua percepção do que estava acontecendo na história, não sendo indiferente. Ela compreendeu que nada poderia deter um Deus que já havia aberto o Mar Vermelho e vencido vários exércitos inimigos para liberar o caminho do seu povo que rumava para aquela terra. Hoje há muitas pessoas que continuam indiferentes mesmo quando ouvem sobre os sinais que Deus tem operado pelo mundo.

Como você tem se portado diante do testemunho de outras pessoas acerca do que Deus as fez. Cada testemunho, cada sinal, cada detalhe da manifestação do Senhor, deve nos estimular à fé e à aproximação maior da Sua presença. A indiferença e a incredulidade devem ser combatidas tenazmente, porque oferecem risco à saúde espiritual.

2.      Raabe Encontrou Um Deus Pessoal que Lhe Deu Razão Para Mudar de Vida –“porque o SENHOR, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” – Js. 2:11

Apesar de todas as virtudes de Raabe que estamos procurando registrar aqui, não podemos deixar de questionar sobre a razão do tipo de vida que ela vivia. Ela era uma prostituta. Estava perdida em seus caminhos e certamente infeliz, não podendo preencher de nenhuma forma o vazio que havia em seu coração. Talvez, a grande causa dessa vida fútil se devia ao fato de que ela não tinha para quem realmente devotar sua vida. Todos os homens que dela se aproximavam, vinham apenas para se satisfazerem por motivos egoístas e nada mais. Todos os deuses sobre quem já tinha ouvido falar ou até mesmo a quem poderia servir, eram imaginários, deuses de pedra ou madeira. Por isso, sua vida não tinha uma razão de ser. Até que ouviu de um Deus não distante, um Deus tremendo que era Senhor do céu e da terra, um Deus que se importava com seu povo.

Muitas pessoas ainda hoje estão numa condição de vazio e derrota, porque ainda não encontraram uma razão para a vida. Seja a prostituição, a corrupção, o amor doentio ao dinheiro, à fama e à posição, além de outras coisas, ainda tem governado essas vidas por falta de uma razão maior. Assim como Raabe encontrou o nosso Deus que não é Deus somente no céu, mas também na terra, real, próximo, interessado em salvá-la e pronto e disposto a perdoá-la de seus pecados, da mesma forma, as pessoas que estão em busca de respostas para preencher o vazio, necessitam conhecê-lO verdadeiramente.

 O Deus que nós servimos é Deus nos Céuse na terra, agindo no nosso dia a dia, identificando-se com nossas lutas e provações. Saiba que somente o relacionamento com o Deus Vivo e Eterno de forma pessoal é que poderá realmente trazer a verdadeira motivação para uma mudança de vida.

3.   Raabe Manifestou Fé Para Salvar Sua Família – Josué 2:12-13

Raabe não pensou somente em si mesma, mas logo aproveitou a oportunidade para prover escape para os seus  entes queridos. Na Bíblia vemos vários exemplos de pessoas que foram salvas do juízo divino juntamente com suas famílias. É o caso de Noé e sua casa, Ló e sua família (se perderam apenas os que não creram, mas a provisão foi para toda a família), e o texto bíblico clássico de Atos 16:31 que diz: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” (Atos 16:31).

Raabe pediu um sinal de que seu pedido de salvação da família seria atendido. Os espias então lhe ordenaram a deixar um cordão vermelho pendurado na janela que pudesse ser visto pelos guerreiros de Israel quando entrassem na cidade para possuí-la. O cordão vermelho é símbolo do sangue de Jesus Cristo que é o sinal de aliança conosco e também nos purifica de todo o pecado.

 Raabe e sua família foram salvos não por obras de justiça que tivessem praticado. Ela ganhava dinheiro vendendo seu corpo, era pecadora, como todos, ainda que com pecados variados. Mas a salvação dela e a de sua casa aconteceu por causa da fé que ela manifestou, crendo que aquele sinal do cordão vermelho seria suficiente para sua salvação e a de toda a sua casa. Todo o muro caiu, mas a parte do muro onde estava a casa dela ficou de pé. Deus honrou a sua fé e fidelidade!

As vezes olhamos para as pessoas e julgamos por aquilo que elas são e não por aquilo que elas poderiam ser em Cristo Jesus, as vezes ficamos limitados naquilo que somos, olhando para as nossas limitações e não rompemos, olhe para aquilo que você é e aquilo que você ainda poderá ser em Cristo Jesus nosso Senhor. Raabe não hesitou em mudar, em tomar uma atitude de salvação para si e sua família, sua fé promoveu largura.

 Somente através da fé em Jesus Cristo, da eficácia do Seu sangue, há salvação disponível para você e para toda a sua família. Basta crer, confessar e andar neste caminho, Ele é a porta de entrada no céu. O sacrifício de Jesus Cristo por nós na cruz sempre foi, continua sendo e sempre será a única base para a nossa salvação. É através do Seu sangue derramado por nós que somos purificados dos nossos pecados e livres de toda maldição. “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:7)

Compartilhar: que lições você pode tirar pra sua vida da atitude de Raabe e da ação de Deus em relação a sua atitude de fé?

 Um beijo no coração, Deus te abençoe poderosamente!               
 

Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

Imprimir