Fundamento da vida crisṭ РParte III

João 14:6; Romanos 8:1-4; I João 1:9

Temos aprendido que o fundamento correto é Jesus Cristo, não existe nenhum outro fundamento da vida cristã, não há nenhum outro fundamento em relação à igreja. Vimos na semana passada que a célula é uma ferramenta de crescimento, e que a equipe dos doze funciona para multiplicar estas células com qualidade. Vimos também que a glória e o poder de Deus virá sobre uma igreja sadia em seu fundamento, pois esta cumprirá com o seu papel dentro da sociedade.

Vamos detalhar isso um pouco mais. Jesus falando sobre si em João 14:6 disse “…Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida…” No meu entender aqui está a mais clara e objetiva definição do Senhor. Nós usamos muito esse versículo, no entanto, enfatizamos apenas uma parte do que o Senhor disse de si mesmo. Falamos que Jesus é o Caminho e ponto. Deixamos em muitos momentos de falar que Ele é a verdade e mais ainda, que Ele é a vida.

1.      Jesus, O Caminho. Verdadeiramente as pessoas que se convertem ao Senhor Jesus, mudam de trajetória de vida. Antes tinham um estilo de vida, agora tem outro. Antes seus programas tinham o objetivo de prazer a qualquer custo, agora não. Antes elas viviam em função de si mesmas, agora em função de um propósito do coração de Deus. Isso significa que elas conheceram o Senhor Jesus como “O Único caminho da Salvação, como o único caminho de acesso a Deus Pai”.

Andavam por qualquer caminho, agora verdadeiramente tem e andam por um único caminho. Jesus Cristo é O caminho. Este caminho estava encoberto para essas pessoas, agora está revelado. Essa é a primeira experiência que temos com Jesus Cristo. Ele é o único Salvador, Ele é o caminho vivo que nos leva a Deus Pai, que nos leva ao Céu.

2.     Jesus, a verdade. Infelizmente nem todos que conheceram Jesus como “O Caminho”, O conhecem como “A verdade”. Muitos ainda duvidam do que as escrituras dizem. Por isso são travadas e amarradas em suas vidas. Jesus Cristo disse em Jo 8:32; “conhecereis a verdade e esta verdade vos libertará”. Se você anda preso é porque ainda não conhece “a verdade”. Não sou eu que estou dizendo isso, é a bíblia. Quantos vivem em verdadeiras prisões simplesmente porque não confiam que Jesus Cristo é a verdade, pois quando obedecemos esta verdade, somos livres para vivermos no melhor da vida.

Segundo a Palavra de Deus, não existe mais condenação para quem está em Cristo Jesus, pois estes reconheceram seus pecados, se arrependeram e O receberam como Senhor e Salvador. Quando nos arrependemos e confessamos os nossos pecados, somos perdoados e libertos das cadeias da acusação, o diabo perde o direito sobre as nossas vidas. Basta que você se aproprie disso pela fé. Isso é a verdade, pois foi Jesus quem disse. Isso nos livra de toda acusação do diabo. Esta é a verdade que nos liberta.

Quando isso for mais que uma teoria e passar a ser uma experiência, certamente nenhuma prisão poderá nos deter. Não podemos ter uma experiência com O Senhor pela metade. Temos que ter uma experiência completa, o que inclui tê-Lo como a única verdade para a Salvação.

3.     Jesus, a vida. A vida que temos nEle é uma dádiva que começa aqui e continuará no céu, pois Jesus é a vida. Em outras palavras, não há mais morte eterna para você. Se alegre se esta é sua experiência. Se não, você precisa desta experiência. Jesus é a vida que brota de seu interior. Quando essa experiência acontece a morte em você é tragada pela vida de Deus que é Jesus. Jesus disse em João 11:25,26, Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá eternamente.

Isto é, Ele é a ressurreição e a vida, quem crer nEle, ainda que morra fisicamente, viverá na ressurreição dos mortos no arrebatamento, e aquele que vive pelo novo nascimento nEle, se permanecer fiel até o fim, não morrerá espiritualmente (Salvação) e ainda ressuscitará fisicamente naquele grande dia. Isso fala da vida eterna, a mesma qualidade de vida que está em Deus.

O propósito de Deus e que tenhamos com Cristo uma experiência completa. Experiência com o caminho da salvação se tem pela fé. Muitos tem essa experiência quando ouvem falar de Jesus Cristo como Salvador pela primeira vez. Por que muitos são libertos instantaneamente? Porque tiveram uma experiência com a verdade. Por que muitos entregaram a própria vida pelo evangelho? Porque tiveram uma experiência com a vida. Quando essa experiência é completa, do nosso interior, fluirão rios de água viva.

Este fluir fala da presença do Espírito Santo dentro de nós saltando para fora, isso reflete o poder, a unção, a alegria, a revelação, a vida e vida em abundância, mas fala também do nosso testemunho como cristão. A nossa fé em Jesus Cristo deve refletir o Seu caráter em nós. Precisamos cuidar do nosso testemunho. Em Hebreus 12:1 diz: “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.

Durante muito tempo nos acostumamos a hábitos que não são de acordo com o coração de Deus. Mesmo como filhos de Deus, somos tendenciosos a adquirir muitos hábitos que são reprovados pela Bíblia. Porém, estamos debaixo de um decreto que requer de nós uma legitimidade e os legítimos são aqueles que buscam agradar o coração do Pai cumprindo a Sua Palavra, agindo de acordo com os Seus preceitos. 

O testemunho nos leva a conquistas. O testemunho nos leva a qualquer conquista, ainda que não se tenha muita experiência. Se sua vida é irrepreensível, seu testemunho lhe respalda. Mas se você quer dar um testemunho e a sua vida é contrária ao que você fala, dificilmente vai lograr êxito, porque sua vida é o seu testemunho aberto. 

Os fatores determinantes do comportamento nos levarão a entender que nós, por sermos homens e mulheres que interagem na sociedade, seres sociáveis, por obrigatoriedade, temos que dar um bom testemunho. Ninguém precisa ser crente para ter bom caráter, mas se é crente, obrigatoriamente tem que ter bom caráter. O que vai mostrar quem somos é o testemunho que vai crescendo e, é no meio do deserto que vamos lograr a experiência. Essa experiência vai nos trazer maturidade. É no momento de dificuldade no deserto  que o nosso caráter será revelado. 

Nossos hábitos são resultado dos momentos e lugares nos quais vivemos e das pessoas com quem convivemos. Cada um de nós é, em parte, resultado do ambiente. Você é um ser único neste planeta. Não existe na Terra ninguém igual a você. Dentro de nós há uma semente inegociável que não se corrompe e que nos segura na rota certa, temos o verdadeiro fundamento para viver e vencer todas as coisas, Jesus Cristo. Ele é a revelação de Deus, Ele é o enviado, o ungido, o messias, Ele é o Verbo vivo. 

Fomos gerados por uma semente incorruptível, que não nos deixa corrompidos nem permite que nos corrompamos. Não há nenhuma condenação para aqueles que estão Fundamentados em Cristo Jesus. Ser tentado e não pecar é um privilégio. Em II Coríntios 5:17 diz que aquele que está em Cristo é uma nova pessoa. As coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. Quando estamos firmados em Cristo, a nossa Rocha, o nosso Fundamento, nada nos moverá do caminho certo, nada roubará a nossa salvação, as coisas velhas não nos prendem mais e tudo se faz novo na nossa vida! Aleluias!!! 

Compartilhar: Fale sobre o que Deus te mostrou hoje ou fale sobre o que você sentiu ao ouvir esta Palavra. 

Te amamos, continue firme no Senhor.

 
Apóstolos Eliezer e Zenita

 
Imprimir