Recebendo a cura da nossa fé

Mateus 12:9-14

Este texto que lemos mostra de como Jesus curou um homem que tinha a mão ressequida. Creio que nessa passagem Deus tem muito a nos falar a respeito de nossas mãos espirituais.

Primeiro, vejamos o significado das mãos. As mãos são os nossos instrumentos para criarmos, para fazermos, pegarmos, nos apropriarmos de algo, lutarmos e nos defendermos. Sem as mãos nos sentimos impotentes. Com as mãos amarradas para trás nos sentimos dominados e subjugados. Agora, com a mão atrofiada não conseguiremos produzir coisa alguma de valor. Essa é a história do que Jesus fez com um homem que tinha a sua mão natural ressequida. Com as mãos atrofiadas, ele certamente se sentia impotente e incapaz.

Assim podemos dizer que a mão é um símbolo de algo mui­to sério no mundo espiritual. Assim como no mundo natural tudo é conquistado com as mãos; no mundo espiritual, a nossa fé exerce o papel de mão, ou seja, é por meio da fé que conquis­tamos as bênçãos de Deus e O agradamos.

O problema é que a nossa mão espiritual pode também se tornar ressequida, ou seja, a nossa fé pode estar enferma. Com a fé ressequida você não conseguirá produzir muita coisa, se senti­rá incapaz e impotente diante das circunstâncias. Vejamos então as lições tiradas dessa passagem bíblica. 

1.   A mão ressequida é como a fé ressequida. Ter uma mão espiritual ressequida é ter uma fé que não se abre para receber as bênçãos e as provisões de Deus, que estão ao nosso dispor. Precisamos ter mãos espirituais curadas para nos apro­priar das bênçãos, para pegar e dizer: "E meu, eu tomo posse, isso me pertence".

A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é apropriar. Uma mão ressequida, porém, já não pode se apropriar das promessas. Além de não poder se apropriar das promessas, a mão ressequida também já não pode lutar no meio da batalha, pois é incapaz de empunhar a espada. No meio da luta, a fé ressequida é completamente indefesa.

A mão ressequida não tem forças para reter as promessas de vitória. Deus é tão gracioso que muitas vezes nem lutamos por algo, Ele vem e põe em nossas mãos. Já viu bênçãos assim? Você nem foi atrás, a bênção correu atrás de você. Mas quem tem fé ressequida nem consegue reter essas bênçãos. Deus lhe dá a bênção nas mãos, mas falta fé para retê-la, para segurá-la. Creio que nestes dias a sua fé será restaurada para reter e segurar as bênçãos do céu.

A mão ressequida perde sua forma saudável, vira uma deformidade, perdendo sua aparência original. Ela distorce a sua maneira de ser, a sua postura, tudo em sua vida gira em função de proteger e esconder a mão doente. O mesmo acontece com quem tem a fé doente e ressequida, essa pessoa tem a sua condição espiritual deformada. Quem tem a fé resse­quida anda debaixo de opressão sendo livre, se conforma com o fracasso sendo um vencedor, vive na miséria espiritual sendo herdeiro com Cristo.

2.   O Senhor Jesus quer curar a sua fé. Hoje é dia de um milagre do Senhor em sua vida, é dia da sua fé ser curada. Se você está desiludido, sua fé era forte e, por alguma razão, ela não opera mais como antes, hoje é dia da sua fé ser curada. Por que Jesus quer curar a sua fé ressequida? Como ele fará isso? No texto que nós lemos há três razões:

Primeiro: Porque você pertence a Deus por meio de Jesus. Em Mateus 12:11 diz: Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha?

Naquele instante Jesus olhava nos olhos daquele homem que tinha a mão ressequida e dizia: "essa ovelha é minha, ela me pertence". Você já sabe, Ele criou você, Ele fez você. Você pertence a Ele. Mas, se não bastasse o direito de criação, que já era dEle, Jesus comprou você de novo, lhe resgatou e pagou o preço. Você é dEle. E o Senhor diz: "Quan­to mais vale o homem!". Você pertence ao Senhor por isso você tem valor. Joga fora essa atitude de menos valia, de se achar incapaz e pensar que não é merecedor do amor de Deus.

Segundo: Porque a fé mirrada coloca você em uma cova. Jesus disse que a ovelha, isto é, o homem da mão ressequida, estava caído numa cova. Em seguida, Ele afirmou: "ainda que seja num sábado, seja que dia for, eu farei todo o esforço para tirá-la do buraco". Todas as vezes que a sua fé fica ressequida, você cai em uma cova, em um buraco. O buraco vira o seu lugar, a sua condição. 

Os fariseus perguntaram para Jesus se era lícito curar o ho­mem da mão ressequida no sábado. O que eles não sabiam é que uma coisa é ter o sábado, outra coisa é ter o descanso. Eles descansavam fisicamente todos os sábados, mas não tinham des­canso de alma. O Senhor Jesus deixou claro para os fariseus que o sábado segundo a lei de Moisés, era dia de trazer descanso e aquele homem com a mão ressequida estava cansado, sua alma estava cansada.

O crente com a fé ressequida fica cansado, sua alma fica can­sada, seu semblante fica cansado, suas palavras se tornam cansa­das e cansativas porque está faltando descanso de Deus. Quando Deus curar a sua fé ressequida, o descanso entrará em sua vida, pois todo descanso vem pela fé.

Terceiro: Porque você tem um grande valor. Quanto mais vale um homem do que uma ovelha. Jesus quer curar a nossa fé porque somos muito preciósos para Ele, isso depende de nossa convicção ou de como nos vemos, pois se tivermos uma ótica errada acerca de nós mesmos, atrapalharemos a ação de Deus na nossa vida. Deus enxerga além do que qualquer um possa enxergar em nós. Quando Deus nos olha, Ele tem olhos de lapidador, que não vêem apenas a pedra bruta, mas vêem o diamante lapi­dado que seremos, a jóia perfeita, com um valor tremendo.

Quando Deus nos vê, Ele nos enxerga nesta terra como vencedores, como filhos herdeiros e conquistadores governando pelo Seu reino, vivendo do melhor nas questões espirituais, emocionais, familiares, ministeriais e financeiras, Ele nos vê também num futuro na glória reinando com Cristo. Uma das coisas que tornam uma peça preciosa é o fato de ela ser única. Não há outro igual a você, você é único. Deus te criou e quer ter você em Sua família para sempre. Ele quer completar a obra que iniciou, renovar a sua fé para você crer por coisas tremendas nEle.

Deus têm pensamentos bons ao seu respeito. O olhar de Deus para você não é de ira, mas de graça e de amor sobre a sua vida. E você pode estender a sua mão para Ele, ainda que ressequida, ainda que seja uma fé débil e pequena. Se você ao menos fizer menção de erguer sua mão para o Senhor, Ele virá sobre a sua vida. Deus espera apenas uma atitude de sua parte, porque Ele enxergou valor em você.

E a palavra de Deus que fica para nós hoje é essa: voce tem valor, Deus ama você "Estenda a mão". Quando você estender a mão, ela será curada em nome do Senhor Jesus, e a obra dEle na sua vida se completará. Aprende isso: Se uma pessoa vive murmurando e reclamando da vida, é porque a sua fé está doente, está ressequida, pois a nossa liguagem e atitudes cotidiana denunciam a nossa fé.

Mude isso hoje na sua vida. Exerça a fé e declare, em oração, que cada uma das promes­sas de Deus pertence a você. Aproprie-se de cada uma delas para a sua vida hoje e caminhe em vitória em nome do Senhor Jesus.

Compartilhar: Como está sua fé? Ela tem estado ressequida? Em que área da sua vida não tem sido abundante? Em sua vida espiritual, tem havido frutos? Vou orar para Deus curar sua fé!

 
 

Imprimir