O poder da Visão

Texto: Lucas 18:35-43

Neste último fim de semana participamos do Encontro voltado para os jovens, mas entendo que este também é importante para todos os discípulos. Sei que houve um JUMP na vida dos encontristas e assim todos foram projetados para um futuro de êxito. O nosso personagem de hoje teve um encontro com o Senhor Jesus e aconteceu um JUMP na sua vida. Bartimeu era cego e isso implicava em uma vida parada e sem perspectiva de melhora, não havia possibilidades de mudança ou crescimento.

Hoje o nosso tema é visão, pois sem visão não conseguiremos avançar com segurança e rapidez, na realidade ter visão é fundamental para saber para onde estamos indo, para focarmos os sonhos e projetos, para imaginarmos e vislumbrarmos o futuro que Deus projetou para a nossa vida. A visão não é estática, à medida que avançamos precisamos ampliar esta visão dentro de nós para vermos e experimentarmos as coisas novas de Deus, para digerirmos a multiforme sabedoria e ação do Senhor, não só na nossa vida, mas na vida da presente geração.

Precisamos estar preparados para as mudanças necessárias e assim gerarmos os resultados esperados, pois o mundo e as pessoas mudaram, e embora Deus e sua Palavra não mudam, as estratégias e forma de interagir com as pessoas para apresentarmos o evangelho de Cristo, devem mudar. Podemos perceber neste texto de hoje que existe uma relação entre a cegueira e a miséria. Quem é cego está limitado na sua conquista e a tendência é mendigar.

A cegueira começa dentro, e reflete fora. O cego deste texto que lemos estava sentado mendigando pelo fato de não ter muitas opções, embora com dificuldade ele pudesse sair e buscar coisas novas, não o fez, pois se o fizesse, teria mais dificuldade do que aqueles que tinham visão. Mas o pior cego é aquele que não quer ver, é aquele que tem cegueira emocional e espiritual. Pessoas assim não consegue enxergar as coisas de Deus e as coisas da alma.

Este cego estava junto do caminho Mendigando pão, amor e aceitação. Quando mendigamos alguma coisa expressamos a nossa cegueira, pois Deus ama todas as pessoas, em Cristo somos filhos e herdeiros da promessa, nEle temos tudo! Às vezes nos enganamos com nossas conclusões e não estamos dispostos a ver na Palavra quem somos em Deus e não perguntamos aos outros o que estão vendo. Pergunte a pessoa do seu lado, o que você vê quando olhas para mim? Se aparecer alguma deficiência, tome atitude de mudança, se for coisa boa, avance para melhorar.

1.         Não tire conclusão apressada, pergunte! O cego não podia ver então pediu explicações. Naquela área ele dependia de outras pessoas. Basicamente ele estava perguntando aos outros: O que vocês estão vendo? Há pessoas cegas cujo orgulho não lhes permite perguntar. Elas concluem o futuro de suas vidas conforme as suas percepções. Se estivermos cegos em alguma área, as nossas percepções vão nos enganar.

Se você pensa estar cego em alguma área, converse com seu líder, pois ele terá uma ótica diferente e poderá te ajudar.  Não procure alguém cujos problemas são semelhantes aos teus, fale com seu líder e se ele não conseguir te ajudar, ele falará com o líder dele.

2.      Depois que falamos de Jesus para alguém, a decisão será dela. Num primeiro momento o cego estava totalmente dependente das pessoas ao seu redor, depois que recebeu a informação sobre Jesus, entendeu que deveria tomar uma atitude, agora dependia dele. Não jogue a culpa nos outros, isso é entre você e Deus! Agora é hora de agir, uma vez que você ouviu, conheceu ou aprendeu algum ensino e princípio espiritual.

Existem muitas pessoas que ouvem sobre Jesus Cristo, aprendem que Ele é o único caminho para salvação, que Ele é o único intermediário entre nós e Deus, o único que deu a vida por nós, o único que ressuscitou dentre os mortos, a única verdade que liberta e que fora e dEle não há salvação, mesmo sabendo disso, muitos não tomam nenhuma atitude em relação a Cristo se esquecendo que um dia estarão diante de Deus. 

3.      Então ele se pôs a clamar: Se não o fizesse, nada teria acontecido! Algumas pessoas tentaram impedi-lo de falar com Jesus, mas ele clamou em voz alta, Jesus, tem compaixão de mim. Isto é, eu também creio em Deus, eu creio na Palavra e no ungido e messias de Deus, socorro!

Quando você se propuser a tomar atitude, esteja preparado para as mensagens contrárias. Alguns poderão dizer: Isso não adianta nada! O que espera conseguir com isso? Mas o homem perseverou crendo que seria atendido. Jesus para tudo para atender ao clamor de alguém que chama por Ele! Já parou para pensar da grande benção que é ser convertidos a Cristo?

4.      Jesus perguntou ao cego, que queres que eu te faça? Esta pergunta tem a ver com motivação do coração. Você já parou para pensar, o que está realmente buscando, o que você realmente está querendo de Deus? Qual a motivação para buscar prosperidade, casamento, fama, prestígio, destaque, cura, unção, visão…? Quando os nossos olhos são abertos por Deus, compreendemos que nEle temos todas as coisas e aprendemos a alcançá-las. Se você tiver visão, você terá todas estas coisas que citamos acima em abundância. Deus quer ter fazer crescer e prosperar em todas as áreas da sua vida!

5.      Jesus disse ao homem: Veja, enxergue, a tua fé te salvou! Aprenda isso, se tua fé é exercida de forma correta, você vai recobrar a visão! Cresça na fé e busque mais de Deus.  Exerça a sua fé começando nas pequenas coisas, seja aplicado, dedicado naquilo que você faz. Esse é o tempo em que Deus está abrindo e ampliando nossa visão. Vamos orar como aquele homem: “Senhor, que eu veja”.

Quando olhares para seu cônjuge, seus pais, seus filhos, sua futura metade, seu líder, seu discípulo, seu anfitrião, seus irmãos e companheiros de equipe ou para alguém que você conhece e que é importante na sua vida, não olhe apenas o que esta pessoa é hoje, mas veja o que ela poderá ser amanhã. Para você ter bom êxito em tudo o que você faz e levar a outra pessoa ao triunfo, estabeleça o seu foco nas coisas boas, não olhe os defeitos, mas fique focado nas qualidades, o resto é com Deus, é Ele quem completará a boa obra!

Deus está levantando uma geração profética, uma geração JUMP, uma geração que quer crescer e conquistar novos territórios, uma geração casada e comprometida com a igreja, com a célula, com a geografia, com a terra, com o território ou cidade e nação. Então imagine, veja o futuro pela fé e profetize crendo no milagre! Deus está levantando uma geração que enxerga o valor e a importância das pessoas, as oportunidades da vida e do chamado para servir ao Senhor, coisas importantes e fundamentais que não serão desperdiçadas, pois só os cegos não veem, mas hoje você está recebendo uma visão aguçada, uma visão de águia, Hoje Deus deu um JUMP na sua vida!

Instrução para o líder

Líder fale para cada pessoa, começando pelo anfitrião, depois Timóteo, líder em treinamento, integrantes e discípulos da célula e também visitantes, declarando como você as vê. Observe as qualidades, fale o que você vê hoje e também fale como você as vê no futuro. Depois do compartilhar peça para que cada um escolher uma pessoa e assim façam o mesmo, oriente e administre.

Compartilhar: Que atitude você precisa tomar em relação a Palavra de hoje? Você tem a visão correta de você mesmo, então como você se vê?

Deus abençoe a todos, um beijo no coração!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

 
Imprimir