Degraus para uma vida plena em Deus

Texto: Salmo 37:1-7

Na semana passada vimos que os nossos inimigos não são as pessoas e que o desejo de Deus é nos ver crescendo, prosperando e aprendendo a valorizar as coisas importantes da vida. Todos nós queremos frutificar e viver em segurança, todos nós almejamos uma vida próspera. Este Salmo nos apresenta alguns degraus importantes para a concretização do nosso ideal. Atentemos para o seu ensino. Vejamos o que é necessário para uma vida plena na presença de Deus, uma vida de comunhão íntima com Ele. 

1.     Confiança“Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.” Sl. 37:3

 Algumas pessoas depositam sua fé em coisas que não são dignas de confiança. Uns se firmam no dinheiro ou nos bens que possuem; outros, em sua própria sabedoria e habilidades pessoais; e ainda outros, confiam na sorte ou em poderes espirituais ocultos. Mas a nossa confiança deve ser totalmente depositada no Deus Criador. Quando deixamos o Senhor Deus guiar nossos passos e cuidar das nossas questões cotidianas, começamos a aprender o quanto Ele nos ama e quer nos abençoar.

O resultado de se confiar no Senhor se revela na tranquilidade de se poder habitar na terra. Habitar na terra significa viver sem receio da vida, sem medo de viver daquilo que a vida oferece, pois Deus é o autor e os recursos vem dEle, Ele instituiu os princípios eternos que uma vez praticados, haverá equilíbrio, sensatez e segurança.

 Deus diz para nos alimentarmos da verdade, sabemos que Jesus Cristo é a verdade, Ele é o Verbo vivo que cura, salva e liberta todo àquele que nEle crer.  Jesus disse em João 14:6: Eu sou o Caminho, a verdade, a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.  A Bíblia que é a Palavra de Deus, de Gênesis a Apocalipse aponta para Jesus, as festas bíblicas, os atos proféticos, cada livro de forma muita clara, aponta para o único Salvador, saiba, Jesus Cristo é o centro de tudo. Deus em Sua Palavra promete segurança, paz e prosperidade aos seus filhos, essa é a vontade de Deus pra mim e pra você.

 Se o deserto ou fracasso acontecer, saiba que Deus usará tais situações para nos fazer crescer, Ele sempre transformará o mal em bem, sempre haverá bênçãos nas nossas vidas. Confie em Deus de todo o seu coração, mesmo que haja situações de tribulação. Nunca se alimente de pensamentos de fracasso, inveja, medo…, mas se alimente da verdade, creia no que a Palavra de Deus tem lhe prometido.

 Deleite“Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Salmos 37:4)

Quando deixamos de olhar para as coisas que antigamente nos serviam de apoio e de segurança, e passamos a fitar nossos olhos somente em Deus, algo de maravilhoso acontece. Nossas dúvidas, medos e enganos caem por terra e passamos a adorar de verdade somente ao Senhor. Entramos, então, na fase do deleite nEle; ou seja, somente Ele agradará verdadeiramente o nosso coração. No passado não tínhamos prazer de estar na igreja, na célula, na reunião de discipulado ou de ler a Bíblia, e muito menos, de orar, porque nosso deleite repousava em outras coisas. Mas agora, nosso deleite está nEle e a vida não tem mais sentido sem a doce manifestação da Sua graça em nós.

Agradar-se do Senhor aponta para a satisfação e alegria em servi-lo, fala dos desejos do nosso coração expressos em atitude de louvor e adoração. Deleitar-se nEle fala da alegria da salvação, fala dos desejos mais profundos do nosso íntimo, nas coisas novas e maravilhosas que nEle encontramos. Em Deus encontramos coisas boas e alegres, coisas louváveis e edificadoras que nos leva para um lugar secreto de paz e satisfação interior, as quais Ele tem prazer em nos conceder, pois Ele nos ama muito.

 Tenha o seu prazer em Deus. Purifique seu coração de qualquer desejo mau, e espere com fé a realização de todos os sonhos que estejam em linha com o que a Palavra de Deus promete para você e para a sua casa. Nunca se esqueça, os teus sonhos são resultados dos sonhos de Deus, seja fiel a Ele.

3.     Entrega“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sal. 37:5)

A entrega é de fundamental importância. Deus não pode cuidar de algo que não esteja em suas mãos. Enquanto estivermos ansiosos na tentativa de controlar nossa própria vida, poderemos atrapalhar o agir de Deus, pois Ele sempre agirá na legalidade e por isso sempre respeitará seus princípios, Ele nunca invadirá um território que não lhe foi permitido entrar, quem faz isso é o diabo com suas sutilezas e enganos. Nós precisamos de coração, entregar o controle absoluto da nossa vida ao Deus vivo e Eterno, pois somente assim desfrutaremos do benefício do Seu governo sobre nós. Creia e sirva ao Senhor Jesus de verdade e ande em novidade de vida, viva por Ele e para Ele!

O resultado de se entregar o caminho a Deus e confiar nEle, é que Ele fará tudo o que for necessário para o nosso bem-estar. Deus trabalha enquanto descansamos. Como na parábola seguinte: “O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. ”(Mc.4:26-27).A benção da vida Eterna fluirá e frutificará em todas ás áreas da sua vida, você crescerá eprosperará.

Ore a Deus entregando a sua vida ao Senhor Jesus, depois entregue a sua família, trabalho, ministério, finanças, suas preocupações e tudo o que deve estar sob a guarda do Senhor. Pode ter certeza, Ele cuidará de você. Somente em Cristo Jesus você é salvo, pois nEle está a vida eterna, Ele é o único legitimado e autorizado para ser o salvador, pois nenhum outro deu a vida por nós, nenhum outro ressuscitou dentre os mortos, nenhum outro se assentou a direita do Deus Todo Poderoso para ser o nosso intercessor, nenhum outro poderá voltar, pois somente Ele vive, Ele é o Salvador Eterno.

  1. Descanso “Descansa no SENHOR e espera nele… (Salmos 37:7)

O descanso é a consequência natural quando confiamos e esperamos nEle. Quando verdadeiramente entregamos então podemos descansar. Quando entregamos apenas por “palavras” e não em verdade, enganamo-nos a nós mesmos e continuamos ansiosos. O descanso, porém, é uma evidência de que nossa entrega foi genuína, feita em fé. Quando Deus sabe que algo foi colocado realmente em suas mãos, então, como responsável e fiel que Ele é não nos deixará decepcionados; antes, agirá em nosso favor levando nossos fardos e trazendo-nos Sua bênção de cura, libertação e restituição.

O resultado do genuíno descanso em Deus encontra-se na paz de Cristo que passa a dominar todos os nossos pensamentos e todo o nosso coração (Filipenses4:7). Entregue a sua vida ao Senhor Jesus, confesse sua fé nEle e adquira o hábito de descansar em Deus toda vez que você fizer uma oração de entrega. Não tome de volta para si o problema já colocado nas mãos dEle. Creia que Deus através da sua fé e confiança, por meio de Jesus, está no controle e tudo governa a seu favor. 

Deus cuidará de você e te usará para alcançar sua família. Aprenda a orar e colocar tudo nas mãos do Senhor, sendo-lhe fiel em tudo. Sua família será salva, sua vida financeira vai melhorar, sua célula vai crescer e multiplicará e no mínimo, se você quiser e obedecer a Palavra de Deus, comeras e viverás do melhor desta terra. Se integre no discipulado, na célula e na igreja, e, se ainda não passou no Encontro, passe. Declaro a você que está aqui hoje, se você quiser, serás no mínimo, líder de mil‼!

Você compreendeu a importância de uma comunhão íntima com o Senhor? Você tem dado a Ele lugar em sua vida, tem deixado Ele mudar você? Participe deste compartilhar e receba uma oração em seu favor.

 Compartilhar: Em quais destas áreas você tem dificuldade?
Confiar: (fé, certeza, firmeza, não vacilar);
Deleitar: (ter prazer em Deus e nas coisas dEle);

Entregar: (viver só pra Ele, não andar por conta própria, colocar todas as áreas nas mãos dEle);

Descansoar: (não ficar inquieto e preocupado, Saber que Ele vai fazer uma vez que você confia nEle).

 Líder ore por cada um nestas áreas de dificuldade, profetize sobre eles e os abençoe!

 

Nós os Apóstolos abençoamos você, Um beijo no coração!

 

 Apóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

 
Imprimir