O nossos verdadeiros inimigos

Efésios 6:10-18

As pessoas com quem convivemos ou até aquelas que não conhecemos pessoalmente, não são nossos inimigos, muito menos a nossa família, e de igual modo nossos líderes ou discípulos, pelo contrário, eles são importantes na nossa vida. O nosso imnimigo é o diabo com suas hostes malignas e tudo que procede dele. Temos  aprendido a não dar lugar a ele, e sim resisti-lo sempre, pois desta forma ele fugirá de nós.

Conforme o texto que lemos, precisamos vestir toda a armadura de Deus para vencermos o inimigo das nossas almas. Isso é algo que deve estimular a sua identidade de guerreiro do Senhor. Deus nos criou para vencermos a batalha, a vitória é sua, é nossa, então tenhamos a certeza de que estamos vestidos para vencermos a guerra.

Primeiro: Precisamos usar o cinturão da verdade

A verdade é que você e sua família são filhos amados de Deus. A verdade é que a causa dos conflitos em nossos relacionamentos é o fato de que Satanás odeia tudo o que Deus ama. Ele trama os seus ardis baseando-se na fraqueza do nosso pensamento, e assim causa divisões começando com as pessoas que amamos. A verdade é que, embora pareçamos fracos, em Deus somos forte, Ele sempre nos fortalece.

A verdade é que Deus ama você, Deus ama sua famíla, Ele ama cada discípulo, Ele ama esta célula, Ele ama a igreja e deseja que todos sejam salvos, que as as crises sejam vencidas e todos sejam felizes, Ele deseja que todos se amem. A Bíblia diz que todo aquele que crê em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, vai para o céu, por meio dEle somos mais que vencedores! A verdade de Cristo nos libertou e nos projetou para um futuro seguro nEle, hoje somos propriedade exclusiva de Deus.

Segundo: Use a couraça da justiça

Ela protege os nossos corações. Ser justo significa agir de uma maneira moralmente correta. Precisamos manter nosso coração puro e obediente. Qual é a melhor maneira de checar a condição do nosso coração? Ou­vir as palavras que saem da nossa boca. Lucas 6.45 diz: "O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu co­ração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca".

Ouça o que você está dizendo, principalmente às pessoas queridas, falo de todas elas, inclusive com aquelas que você convive pouco. São palavras de fé, es­timulantes, edificantes, retas e amorosas? Se não forem, tente consertar essa brecha em sua armadura. Quando somos integros e justos, firmados na Palavra de Deus, estamos protegidos no nosso coração pela Couraça da justiça. Se tivermos alguma brecha na armadura, precisamos fechar em nome de Jesus, pois o inimigo não perderá tempo em nos atacar.

Terceiro: Nossos pés devem estar calçados com a preparação do evangélho da paz

Trata-se da nossa missão de seguir adiante e falar de Jesus Cristo aos outros. Uma das melhores maneiras de falar aos outros sobre o Evan­gelho e de como sua verdade foi capaz de transformar nossa vida. Calçar os pés fala de viver uma vida que revele o amor de Cristo às pessoas, em uma época em que é tão difícil encontrar relacionamentos saudáveis dentro de casa, no trabalho, na escola, vivemos momentos onde muitas vidas estão em conflito existencial.

A sua vida pode ser um poderoso testemunho daquilo que você recebeu de Cristo. A bíblia diz que formosos são os pés que anunciam coisas novas e boas. Evangelho significa boas novas de salvação. Calçar os pés significa andar no propósito, é ter os nossos passos guiados pelo Senhor. Voce não errará o caminho.

Quarto: Devemos Tomar o Escudo da fé

É o escudo com o qual você pode apagar todas as flechas in­flamadas do maligno. Os insultos, frustrações, contrariedades, pensamentos ruins, sentimento de inferioridade, etc., são dardos do maligno. O es­cudo da fé reduz esses ataques recordando-nos que de­vemos olhar além das dificuldades que estão presentes aqui e agora. São as irritações diárias que levam os nossos relacionamentos à ruína e isso começa em casa. Ter fé significa manter uma perspectiva eterna, observando os nossos defei­tos, olhando as qualidades dos outros e optando por amar apesar das diferenças. É crer no que Deus fala e duvidar sempre do maligno.                                                 

Usando o capacete da salvação

Este capacete traz proteção para os nossos pensamentos. O Diabo se compraz em fazer-nos duvidar de Deus, da nossa salvação, do nosso chamado e ministério, ele nos leva a duvidar do amor das pessoas importantes na nossa vida. As pessoas facilmente se enganam pensando que não são amadas, só porque passam por tempos difíceis. Uma vez que Deus nos ama e tem um propósito de benção na nossa vida, o inimigo tentará roubar falando mentiras através de pessoas e circunstâncias contrárias. Cuidado!

Satanás quer que duvidemos das promessas de Deus, ele quer destruir um casamento, uma família, um ministério, ele gosta dedistorcer a verdade pela mentira, gerando em cada um uma identidade errada. Voce precisa proteger sua mente com a verdade de Deus, numca duvide de Deus e sua Palavra.

Finalmente, podemos usar a Espada do Espírito

A espada do Espírito fala da Palavra de Deus, ela corta dos dois lados, tem poder de dividir alma e espírito, juntas e medulas e é apta pra discenir os pensamentos e propósitos do coração. A Palavra de Deus destroi com as obras do inimigo e gera as promessas do Senhor em nossas vidas. A Palavra é uma arma de ataque e defesa.

Devemos ter um conhecimento pleno das Escrituras. Comece hoje mesmo, memorizando as partes que você julgar úteis para quando for tentado ou quando estiver zangado com alguma situação ou passando por alguma necessidade,  possa usá-la pra vencer. O que a palavra diz a seu respeito assim é, pense, quem é voce em Cristo Jesus e quais são os seus direitos e herança? Torne-se fa­miliarizado com a Palavra de Deus para refutar e destruir as mentiras do inimigo. Leia Romanos, Efeso, I João, os evangelhos e assim por diante.

Lembre-se, essa preciosa e linda pessoa com quem você se casou ou pretende se casar, não é sua inimiga, só precisa de uns ajustes e na hora certa tudo ficará bem. Seus filhos ou seus pais são pessoas preciosas e importantes na sua vida, assim como seus discípulos, seu líder, seus irmãos e amigos aqui da célula e igreja. O nosso inimigo é o diabo com tudo aquilo que é dele, o mundo jaz no maligno disse Jesus. A vida e tudo que voce tem não durará para sempre, será apenas por um tempo, um dia vai passar, a vida na terra não é eterna, não perca as oportunidades de ser feliz, de servir a Deus, de desfrutar desse momento, não fique se extressando por coisa alguma.

Aquilo que parece perdido será recuperado, aquilo que parece destruído será restaurado, aquilo que parece morto ressucitará, basta você crer e perseverar em servir ao Senhor Jesus. Tenha Deus sempre em primeiro lugar na sua vida e valorize as pessoas que estão ao seu lado e tudo aquilo que você tem, mesmo que seja pouco, pois em Jesus haverá restauração, crescimento, multiplicação e prosperidade. Lembre-se, as pessoas não são inimigas, perdoe-as, abençoe-as e orem, pois Deus vai fazer uma obra maravilhosa em sua vida e o inimigo vai ter que sair em nome do Senhor jesus. Você verá e assim será.

 
Compartilhar:

1.      O que esta palavra falou ao seu coração e o que você pretende fazer?

2.      Quais são as pessoas importantes e preciosas na sua vida? Existem pessoas que são importantes na sua vida que parecem ser inimigas?

 

Deus abençoe e um beijo no coração!

 

Paispóstolos Eliezer e Zenita C. Moreira

 
 

 
Imprimir