Prepare o caminho do Senhor em sua vida

Isaías 40:3-11

Deus neste texto de Isaías anuncia que uma voz clama no deserto dizendo: “preparem" o caminho para o Senhor; façam no deserto um caminho reto para o nosso Deus. Aterrem os vales, nivelem os montes e colinas; endireitem os caminhos tortos e os terrenos acidentados se tornarão planos; as escarpas serão niveladas. A glória do Senhor será revelada, e, juntos, todos a verão. “Pois é o Senhor quem fala”.

Nos versículos seguintes mostram que o texto está falando de nossa vida, pois diz que somos como a relva, como a flor do campo que nasce cresce e no devido tempo murcha, mas a Palavra de Deus permanece para sempre. Em Romanos 12:2 diz que precisamos ser transformados pela renovação da nossa mente, e isso só acontece através da Palavra de Deus. Em I Coríntios 3:16-19 diz que nos tornamos templos do Espírito Santo, moradia de Deus na terra, Ele fala e age através de nós. Deus, o Pai Celeste quer fazer de você um canal para Ele se manifestar e abençoar você e através de você!

O Senhor vem para habitar em vidas, não em lugares, o caminho do Senhor deve ser preparado dentro de mim e de você, não do lado de fora. O lado de fora é resultado de dentro.

Preparai no deserto o caminho do Senhor. Endireitai no Ermo o caminho do nosso Deus. É no deserto, em um lugar sem expectativas que percebemos que precisamos de Deus para viver de forma plena. Não existem mananciais de vida sem Deus, Ele é a resposta para os nossos anseios. Falo aqui de forma interpretada o que Jesus Cristo quis dizer em João 14:6, lá Ele diz: Eu sou o “único” caminho, a “única” verdade, e a “verdadeira” vida, ninguém vem a Deus Pai, ao Deus Eterno, ao Todo Poderoso, se não por mim. Aqui Jesus está dizendo que Ele é a única porta de acesso, a única porta de entrada na presença de Deus, no lugar onde a essência da vida assiste.

1.      Todo nós precisamos reconhecer que a vida sem Deus é um deserto. Tudo pode acontecer na vida, mas sem a presença de Deus nada terá valor real. Tudo pode ser abalado, mas aquele que está na presença de Deus permanece para sempre. O caminho do Senhor começa a ser preparado quando alguém reconhece que precisa de Deus e se entrega a Ele através de Jesus. A vida sem Deus é seca, é como um deserto, a vida sem Deus é pura ilusão! É como um fio de prata que pode se romper a qualquer momento! Precisamos desesperadamente do Senhor nosso Deus, nosso Salvador.

2.      Todo vale será levantado. Este vale são as vidas que se acham sem valor por causa de suas experiências frustradas. Muita gente que diz: para mim não tem jeito, sinto que estou num constante vale. São pessoas que se sentem sem valor, pessoas destruídas em suas emoções, que deixaram de acreditar que poderiam realizar coisas importantes.

Jesus disse; tudo é possível na presença de Deus, tudo é possível ao que crê. Tem gente que estava aceitando a mentira de que a vida não vale a pena. Mas a palavra do Senhor diz: Todo vale será levantado! Se a sua vida se parece com um vale. Ele está dizendo: O vale será levantado. Tua vida vai se transformar em outra coisa totalmente diferente! Não é o dinheiro, não é a carreira, não é um casamento, não são realizações, é Jesus Cristo que vai te transformar e te dar uma nova vida! O vale também fala das coisas que parecem impossíveis de serem levantadas e transformadas, mas saiba de uma coisa, Deus pode tudo!

3.      Será abatido todo monte e todo outeiro. O monte ou outeiro fala das pessoas que estão em seu orgulho achando que não precisam de Deus e nem dos outros. Querem fazer seus próprios caminhos, buscar seus sonhos e objetivos se achando autossuficientes. Tais pessoas pensam em Deus como algo distante e não crêem que Ele pode intervir na vida de forma poderosa. Isso vai ser quebrado, terão experiências com Jesus e saberão que Deus está perto. Os montes também falam daquelas coisas que parecem altas de mais, coisas que estão ou estavam muito longe apara alcançá-las. Deus coloca sonhos no coração e alguns pensam que é impossível realiza-los. Ele está dizendo: Eu posso derrubar todo obstáculo diante de você. Nosso Deus é todo Poderoso e pode fazer infinitamente mais do que pedimos, pensamos ou esperamos.

4.      O terreno acidentado será nivelado e caminhos tortuosos endireitados. Isso aponta para pessoas cujas vidas são como uma estrada cheia de buracos. Muitos altos e baixos, levanta e cai, pensa que vai dar certo de repente acontece algo. Deus tem uma restauração poderosa que nivela nossas vidas. Seremos uma estrada reta e plana onde muitos outros, (nossos discípulos) que vem atrás, podem andar por ela, olhando para nosso exemplo de vida. Isso é para todos nós. Prepare o caminho do Senhor em seu coração e diga: Vem Senhor Jesus, preencha toda minha vida!

Se você permitir Deus mudará sua história, Ele que fazer de você um jardim regado, um manancial de vida! Sua vida não será mais a mesma, sua família e tudo que fizer parte de você serão transformadas. Você é um canal pra Deus agir, deixe o Senhor mudar você e tudo mudará ao seu redor!  

Este texto de hoje mostra que devemos preparar um caminho de acesso para Deus dentro de nós, que devemos crer nEle e deixar a Sua Palavra determinar nossa vida. Devemos fazer as mudanças necessárias para que o Deus Todo Poderoso possa agir com liberdade em nós, para que o Espírito Santo que veio da parte dEle possa se mover com amplidão e profundidade fazendo do deserto e de um lugar no ermo, um manancial de vida onde muitos poderão ser alimentados.

No versículo 10 diz que Ele, o Senhor virá com poder, e o Seu braço dominará, eis o seu galardão está com Ele, o seu presente, a sua recompensa que está preparada para lhe entregar. Como o pastor que cuida e apascenta sua ovelhas entre os seus braços para as águas tranquilas, assim Ele o fará com àqueles que nEle Crer. Queridos e amados, Vale a pena servir e ser fiel ao Senhor nosso Deus. Amém!

Compartilhar: Primeiro: Jesus já é o teu Senhor e Salvador, você já entregou sua vida a Ele? Segundo: Ele tem mudado sua vida? Você já deixou Ele entrar em seu deserto e transformá-lo em um manancial? Você está preparando o caminho para o Senhor?

Atenção: Líder, você já adquiriu a apostila de consolidação? Já está consolidando os novos da sua célula? Estão sendo acompanhados? Você está orando pelos discípulos que passou no Encontro? Já se programou para acompanha-los no Pós Encontro?

 Amamos você!

 
 Apóstolos Eliezer e Zenita
 

Imprimir