Estamos vivendo dias nos quais os valores têm sido deturpados. Por que isso está acontecendo? Com certeza, não é uma coincidência. Precisamos aprender a fazer leituras no espírito, na alma e no corpo, pois tudo em nossa vida se torna um livro escrito. As nossas ações tornam-se um livro escrito que todos leem. Em meio a tantas situações adversas, feliz é aquele que sabe ler as palavras da profecia, a Bíblia, e viver por elas. Esse homem recebe espírito de sabedoria e alcança maturidade, pois os dias atuais estão se tornando dias difíceis e precisamos alcançar êxito no nosso papel de filhos de Deus.
1. A experiência gera sabedoria
Deus usa as experiências para nos amadurecer e nos encher de sabedoria, isso quando nos dispomos a aprender com nossos erros e acertos. A provação não vem para qualquer pessoa, apenas para quem é nascido de novo. A Bíblia diz em Tiago 1:12 que bem-aventurado é o homem que sofre a provação, porque quando ele for aprovado, receberá a coroa da vida. Então, perceba que não há uma alternativa de derrota. Há uma afirmação de vitória: aquele que é provado será aprovado e receberá a coroa da vida. A coroa da sua vitória já está preparada pela mão do próprio Deus.
Não há unção profética sem perseguição. Não há ministério de êxito sem provação. Não há sucesso e conquista se não houver uma relevante guerra. Todos nós já passamos, em algum momento das nossas vidas, por uma relevante guerra e ainda enfrentaremos outras. Mas não tenha medo. Não há outro destino para você a não ser a vitória. Você está acumulando experiências de vitórias e certamente será aprovado!
2. Sabedoria e maturidade, característica dos filhos de Deus
Isaías 11:2 nos revela a atuação do Espírito do Senhor sobre a Terra. Lá diz: “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”
Você deseja o espírito de sabedoria sobre a sua vida? Essa atuação é regida pela sabedoria, pela maturidade. Então, a sabedoria é casada com a maturidade, e a maturidade com a experiência. Não há ninguém sábio e maduro que não tenha em seu histórico a experiência.
A experiência elimina os riscos. As pessoas experientes não andam em áreas de riscos, não andam por rotas suspeitas, porque são inteligentes, sábias, maduras, já conhecem o caminho das pedras. Nessa experiência, economizam tempo.
Observe que, normalmente, quando somos mais novos e não temos sabedoria, agimos como neófitos (imaturos) em muitas áreas. Isso acontece porque ainda somos inexperientes. Quando alcançamos experiência, conquistamos mais. Isso é tão verdade, que a Bíblia nos adverte que os mais novos devem aprender com os mais velhos e respeitá-los pela experiência de vida, ou seja, pela maturidade e sabedoria.
No século em que vivemos, englobado muitas vezes por um conflito de geração entre pais e filhos, ter sabedoria e maturidade é um prêmio dos Céus. Isso porque ainda que as gerações se transformem, os princípios de Deus são eternos, imutáveis e devem pautar a nossa vida.
Infelizmente, temos visto que muitas famílias, por não estarem firmadas nesses princípios do Reino, estão sendo engolidas pelo secularismo e pelas propostas do mundo como se tudo fosse normal. É nesse momento que a família deve lembrar que os princípios divinos não mudam jamais e que Deus nos instrui a buscarmos conselho naqueles que O conhecem e sejam experientes. Precisamos de sabedoria e maturidade para remir o tempo, porque os dias são maus e precisamos blindar nossa vida, família, ministério e igreja.
Onde há conselho, a sabedoria se manifesta (Provérbios 12:15; 15:22; 24:6). Deus tem mostrado que a sabedoria, casada com a maturidade, evita meninices e carnalidades. Deus nos dá a maturidade para isso: para discernirmos entre o bem e o mal, pois o discernimento nos afasta dos lugares suspeitos e do espírito de engano.
A Igreja de Cristo precisa viver pautada na maturidade, tendo uma vida de sabedoria no espírito, na alma e no corpo, para lutar contra as propostas do mundo atual e evitar que males entrem nas casas e assolem a família. Necessitamos de maturidade e sabedoria para ter discernimento do que devemos ou não fazer. Estamos trabalhando para ver a Igreja de Cristo restaurada e devolvida em sua autoridade espiritual. Sabemos que a igreja será restaurada na sua autoridade mediante o seu estilo de vida e isso começa em casa, na família, pois os princípios Bíblicos começam no convívio familiar.
Em um mundo que jaz no maligno, a nossa chamada é de maturidade. Maturidade, o Decreto do Eterno para um Avivamento Legítimo, não é apenas o tema para 2013, mas uma chamada de Deus para a nossa vida, pela qual devemos viver e ensinar a outros que vivam por ela também. Aí, sim, entraremos no nível de conquista que Deus tem preparado para nós. Avivamento fala de um tempo de cura, libertação, salvação e restauração que marcará a história do lugar, da família e da igreja.
Queremos terminar essa palavra dizendo que Jesus Cristo ama você com um amor incondicional, Ele quer te alcançar com este amor e mudar a sua vida e família. Receba-o como teu Senhor e Salvador e tanto você como todos na sua família serão salvos. Quero dizer que somos resultado do amor de Deus, que somos obras da sua mão e redimidos pelo seu amor.
Que Deus abençoe a sua vida e guarde a sua família dos valores pervertidos que o mundo tem tentado apresentar como normais. Busque sabedoria, aprenda com as suas experiências de vida e as de outros, e alcance a maturidade, pois Deus, O Eterno tem um propósito maravilhoso na sua vida!
Compartilhar: Esta palavra falou ao seu coração? Então compartilhe! (Obs. Deixe livre e a vontade, não constrange ninguém, deixe que falem somente àqueles que se sentirem o desejo de fazê-lo. Importante, líder comece por você, isso vai facilitar para que outros possam falar).