As cinco pedras lisas tiradas do rio – Parte II

II. Samuel 17:40-50 

Terminamos a semana passada dizendo que as pedras lisas não se enroscam no pano do alforje puxando as linhas, é mais fácil lidar com elas. Elas atingem o alvo com mais facilidade e o impacto é maior. Vimos que precisamos ser pedras lisas nas mãos do Senhor Jesus. Pois desta forma o alvo será atingido e os gigantes cairão! 
 
Vimos que é importante se relacionar e que sempre poderemos ferir alguém ou ser feridos, mas a finalidade é sermos lixados, lapidados para subirmos patamares mais altos de conquista no reino de Deus e nesta terra. Se você perceber que está ferindo alguém com suas palavras ou atitudes, reflita, reveja seus conceitos à luz da Palavra de Deus, peça ajuda do Espírito Santo junto com o líder da célula ou rede e busque mudanças!
 
Se vamos andar juntos como célula e equipe de discipulado, precisamos importar-se uns com os outros. Precisamos viver e manifestar o amor um ao outro. Independentemente do quanto você pode trabalhar, independentemente de quão simpática seja sua personalidade, você não irá longe na família, no ministério, nos negócios, na vida profissional e financeira se não conseguir trabalhar por meio de outras pessoas (relacionamentos). Você não pode estar mais próxima de Deus do que da pessoa que menos ama.
 
Na realidade as pessoas estão abertas para Deus, elas não resistem ao evangelho, elas resistem às pessoas que não sabem se relacionar aplicando a inteligência emocional. Pois onde não há relacionamentos, não há confiança. Números para nós não significa tudo. O que vale para nós são as pessoas, elas são valiosas para Deus e para nós, ouça, estamos aqui falando de você!!!
 
Aprendemos que precisamos ser pessoas doces, pessoas meigas, pois uma gota de mel atrai mais abelhas do que um litro de fel. A amizade e o relacionamento floresce na fonte do amos e do perdão. Disse Jesus: como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles. Uma pessoa demonstra sua grandeza na maneira como trata o seu semelhante. Veja: se você quer perder seus amigos rapidamente, comece a se gabar, mas se você deseja fazer amigos, comece a elogiar os outros.  Diz a Palavra de Deus: Seja outro o que te louve, e não a tua boca; o estrangeiro, e não os teus lábios.
 
Aprenda um segredo: não fale mal de ninguém e fale todo o bem que você conhece de cada um. Aprendemos que aquele que viaja sozinho pode começar o dia, mas aquele que viaja com outro deve esperar até que este esteja pronto. Há um preço a pagar quando andamos acompanhado e isto é muito bom! Relacionamentos são fundamentais para nossa vida, mas saiba que este não são formados e sim forjados em uma caminhada rumo a um propósito.
 
Às vezes não é fácil caminhar juntos em uma equipe, mas quando caminhamos nos adequamos um ao outro, principalmente se temos um discipulador de honra focado no líder dele, buscando a inteligente e a sabedoria.  Você não consegue cumprimentar alguém com os punhos fechados. Para lidar consigo mesmo, você pode usar sua cabeça, mas para lidar com outros, use o seu coração! Noventa por cento da arte de viver consiste em se dar bem com pessoas que você não suporta! Como vimos na semana passada, é dessa forma que seremos como pedras lisas no rio de Deus!!! 
 
Todos nós necessitamos de pedras lisas para derrubar alguns gigantes também, nossos discípulos. Por outro lado somos pessoas que pretendem caminhar juntas em uma equipe, somos como pedras lisas no alforje do Senhor Jesus e juntos com nossos mentores e discipuladores, venceremos tudo.
 
Vamos verificar o que o futuro rei Davi precisava analisar para ir contra o inimigo com segurança, e assim vencê-lo se tornando um grande homem de Deus focado no propósito e no alvo da conquista;
 
1. Primeiro: Avalie a sua causa. Essa é a primeira coisa que eu o encorajo a fazer: 
  • Identifique o seu propósito, conheça bem o seu alvo; pense, qual causa, qual é o propósito, qual é o alvo que faz com que você necessite se esforçar e superar seus problemas que talvez seja um gigante a ser vencido. Pense; por esse propósito vale a pena consumir suas energias, esforço, tempo e compromisso? Ele vale o preço que você está pagando? Se valer, vai em frente, se for uma vida a ser salva e consolidada, ela vale muito. 
Você pode estar certo de que Davi tinha uma causa, tinha um propósito. Quando ele chegou diante da batalha, a primeira coisa que encontrou foi o exercito israelita muito assustado, escondido e com medo. A segunda coisa que ele viu foi Golias, um homem grande, gigante adestrado na guerra e então, percebeu porque eles estavam morrendo de medo. Davi se posicionou em Deus exercendo a sua fé, pois tinha um problema gigantesco pela frente e na sua força humana não conseguiria vencer.
 
Temos percebido que mentes pequenas possuem apenas desejos, agora mentes grandes tem causas e propósitos relevantes. A bíblia diz que nós temos a mente de Cristo. Temos que pensar com a mente de Deus. Temos que pensar grande.  Por trás de toda grande realização está um propósito e não apenas um desejo. Nosso propósito é o que nos impede de desistir. Por trás de toda experiência agradável está um propósito. Porque o propósito coloca tempero na vida e a faz mais agradável e excitante.
 
Agora aprenda isso, sozinhos não iremos muito longe, mas juntos unidos em um propósito faremos grandes conquistas, é assim que cresceremos e prosperaremos protegidos e guardados no manto do relacionamento e apascentamento, através de alguém que Deus colocou para cuidar de cada um de nós. É aprendendo a se relacionar que teremos experiências em aplicar a inteligência emocional, e isto vai curar nossa casa, nossa família, nosso ministério como líderes, equipe e igreja. Eu posso cuidar de você e você poderá cuidar de alguém que está chegando, pois temos sobre nós o manto apostólico.
 
Talvez você esteja magoado (a) com alguém, nervoso (a) por alguma situação, ou pendências do passado para ser acertado, e, se hoje você entendeu que precisa perdoar e avançar para coisas novas, é porque você está crescendo e assim sendo lixado por Deus, Ele está fazendo de você uma pedra lisa!  Se você se sentiu confrontado, ótimo! Significa que você percebeu que precisa mudar, significa que as pontas estão se quebrando e você está se tornando uma pessoa mais doce, mais meiga, mais linda, mais feliz com a vida que Deus te concedeu.
 
Olhe a pessoa que te feriu com amor e compreensão, pois você também já feriu alguém. Jesus olha pra você com amor, compreensão e perdão!  Perdoe e abençoe, não guarde nada, libere, descanse no Senhor e aproxime-se da pessoa e a conheça melhor, você verá que ela é uma pessoa maravilhosa! Se esta pessoa for difícil de se relacionar, Deus usará você para que ela seja alcançada e se torne uma pedra lisa do Senhor. Deus quer usar você! Seja um anjo da guarda na vida de alguém, principalmente dos novos e seja um discípulo leal e fiel ao seu líder e discipulador, lembre-se, ninguém vem pronto.
 
É desta forma que como cristãos teremos nosso coração cheio de paz, amor, descanso e alegria. É assim que estaremos curados, libertos e mais fortes. Não haverá perturbação, medo, angustias, depressão, tristezas e pobreza, não, pelo contrario; haverá prosperidade em tudo o que fizermos. Quando o nosso coração está livre, quando nossa alma é curada, seremos em tudo, muito mais felizes!
 
Nascemos para ser amado e para amar!!! Viva isso!!! É proposta do Senhor, um povo santo, curado, zeloso e de boas obras! Uma família santa e curada que vive o amor de Deus, um lugar de  relacionamentos curados!!! Posso agora te abraçar e dizer que amo você?  É bom ter você aqui!!! Continua…
 
Compartilhar: Fale daquilo que Deus ministrou em teu coração através desta palavra!
 
A serviço e no amor dAquele que nos uniu.
 
Paipóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir