Procurando e preservando as dracmas

Lucas 15: 8-10

 
Este foi o tema que o Espírito Santo revelou no último culto dos jovens e foi tão bom, que se tornou um projeto de resgate de vidas, onde muitos jovens aderiram fazendo uma aliança de orarem jejuando por 21 dias, colocando uma pulseira como sinal de compromisso e propósito. Esta parábola contada por Jesus Cristo nosso Senhor e salvador, revela em primeiro lugar, as Perdas que acontecem nesta vida e a atitude necessária para resgata-las. A atitude de Cristo em vir na terra foi para encontrar e resgatar algo precioso de Deus que se havia perdido, a coroa da Sua Criação, eu, você, nós.
 
A Bíblia diz em João 10:10 que o diabo vem para roubar, matar e destruir. Isso pode ser resumido numa palavra que se chama “perda”. Perda de pessoas queridas, perdas de coisas materiais, perda da essência da vida como a paz, a fé, a esperança e o amor.  A tônica de muitas parábolas que Jesus contou revela perdas e sua recuperação. Entre elas temos a parábola das 100 ovelhas onde uma se perdeu e depois foi encontrada, temos também a parábola do filho pródigo que se perdeu e foi resgatado, assim como esta da dracma que foi perdida e depois recuperada.
 
A Bíblia nos ensina que a consequência do pecado na vida do homem foi a perda da comunhão com Deus, Ele teve que se afastar de nós e isso foi uma perda para nós e para Deus. Deus nos ama com amor eterno, por outro lado nós precisamos de Deus na nossa vida, sem Ele não há salvação e estar afastado e distante dEle é perda para nós, e como Ele nos ama, é também perda para Ele. Tanto que Ele se dispôs a enviar Jesus para morrer numa cruz para nos salvar nos resgatando e trazendo de volta a Sua presença.
 
Jesus Cristo veio para reatar com aqueles que haviam se perdido. As parábolas que Jesus ministrou, na verdade estavam apontando para Deus que insistentemente procurava o homem perdido. Esse mesmo sentimento deve ser o nosso, uma vez que fomos encontrados e nos tornamos a igreja de Cristo na terra, como representantes de Cristo, devemos seguir o que Ele ensinou, começando por nós mesmos e na caminhada rumo ao crescimento, amadurecimento e aperfeiçoamento, como parceiros do Senhor, encontrarmos àquilo que se perdeu. Isso fala de nós, como também as vidas que foram resgatadas por Jesus através da sua morte na cruz e ressurreição dentre os mortos e estão perdidas.
 
Devemos buscar as coisas importantes que se perdeu. Esta mulher tinha dez dracmas. Ou seja, ela tinha dez coisas importantes em sua vida. E infelizmente ela perdeu uma. Talvez você perdeu mais que uma. Eu listei 10 coisas que eu acho importantes que devemos preservar e se perdermos alguma delas, devemos procurar insistentemente até achar de volta. Hoje falaremos apenas sobre cinco delas e continuaremos na ministração seguinte. Vejamos:
 
1-      A Fé em Deus e sua Palavra. Em Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois a fé nos aproxima dEle e nos projeta para o sobrenatural, para o extraordinário, para as coisas impossíveis, para a vitória. A fé é a chave que abre os céus com os seus tesouros escondidos, a fé move o braço de Deus em nosso favor, a fé traz a existência daquilo que não existe com se já existisse, a fé diz que você acredita que Deus é verdadeiro. Se você perder a fé você perdeu tudo, inclusive a sua salvação. Nunca perca a sua fé!
 
2-     A Esperança. É a fé que projeta a esperança de um amanhã seguro, de um futuro feliz, de um amanhecer iluminado, de um novo ciclo onde acontece um recomeço, de uma eternidade garantida, etc. A esperança fala do futuro, do amanhã, ela é irmã gêmea da fé. A Esperança nos faz imaginar o futuro, ela nos faz ver os nossos sonhos realizados.
 
 
3-     O amor. Sem o amor a vida fica sem sentido, sem cor, sem tempero, sem expectativa e sem emoção. Tudo seria pesado, não haveria prazer em servir, em fazer sacrifícios, em trabalhar para o Senhor, em estar em Sua casa para adorar, em discipular cuidando de vidas e muito menos renunciar, se aplicando para a vida a dois se concretizar, se completar, ou estar aqui na célula fazendo amigos mais chegados que irmãos, ou em abrir mão de algo para o bem de alguém. O ódio antecipa e encurta a vida, mas o amor elastece, alonga e dá prazer na vida. A fonte genuína do amor é Deus, Ele é o Autor da vida, Ele é amor. I João 4:8
 
4-     Fidelidade. Sem isso não teríamos segurança em servir a Deus, não teríamos como provar nossa fé e dedicação. Se eu perder a minha fidelidade, Deus não poderá contar comigo para participar da grande colheita e conquista que está por vir, sem ela Deus não poderá contar e confiar em mim. Se eu perder a fidelidade, o devorador terá acesso na minha vida e não haverá colheita e nem a abundância do eterno na minha vida, não conseguirei ter um futuro seguro.
 
5-     Lealdade. Sem lealdade não serei um filho, discípulo, servo ou profissional dedicado e eficaz. A lealdade nos faz ser um com o nosso Deus, com o nosso cônjuge, com o nosso líder, com os nossos discípulos, com os companheiros de luta, com os irmãos de equipe e com o reino de Deus. Sem a lealdade estarei expondo meu líder, suas costas estará desprotegida, meus companheiros de equipe estarão vulneráveis, o inimigo achará uma brecha por onde entrar e roubar paralisando a conquista. Fidelidade aponta para Deus e lealdade aponta para os nossos relacionamentos na terra e no reino de Deus. Seja leal com quem você anda!
 
A parábola da dracma perdida mostra a diligência de uma mulher que ao perder algo precioso foi à sua procura, sem hesitar.  Muitas pessoas perderam muitas coisas valorosas na vida, lembre-se, são 10 dracmas, uma delas são as vidas que Deus nos deu para procurarmos, acharmos e cuidarmos, pois são preciosas, agora não podemos perder as outras, estas que começamos citar hoje neste esboço. Hoje é o seu dia de achar a sua dracma, porque a sua vida e a sua casa receberão a limpeza de Deus.
 
A Igreja de Jesus é convocada a retornar diligentemente aos princípios da Palavra. Precisamos dar valor ao que realmente é valorizado por Deus, jogando fora todo lixo que possa estar em nosso coração e compartilhar com o próximo o nosso maior tesouro: Jesus Cristo!
 
A vida eterna que Deus nos deu e as pessoas que Deus comprou com o sangue do Senhor Jesus,  são as principais dracmas que precisamos resgatar. No verso 10 do texto de hoje lemos que há jubilo (festa) diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende, isto é, por uma pessoa que foi salva, que estava perdida, mas foi encontrada!
 
Deus nos encontrou e segundo esta palavra, éramos a dracma perdida de Deus, mas Ele procurou e nos encontrou, Ele faz festa nos céus, e nós quando somos parceiros de Deus e resgatamos alguém, devemos fazer uma festa na terra. Somos preciosos para Deus, tanto é que Ele deu Jesus para nos achar e trazer de volta, nos levar à Sua presença.
 
Além das vidas, o que é precioso para você que você precisa cultivar, ou valorizar ou que você perdeu e gostaria de encontrar novamente?  O que é precioso para você que ainda não tem e gostaria de ter?
Você já entregou sua vida a Jesus, Ele é o meu maior tesouro! Continua…
 
Compartilhar: Você está procurando as Dracmas (vidas) que estão pedidas? Dentro das outras dracmas citadas hoje, qual falou mais fundo com você? Ou compartilhe o que você recebeu de Deus nesta palavra de hoje que vai marcar sua vida.
 
Dia 26 de maio será a festa de Pentecoste (Shavuot). Prepare-se!
 
Amamos muito você!
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
 
Imprimir