A vontade perfeita de Deus

Lucas 22:39-46

 Jesus era um homem de oração e frequentemente orava ao seu Pai em favor de outros. Porém no jardim do Getsêmani, poucas horas antes de sua morte Jesus orou por si mesmo, mostrando-nos que é certo descarregarmos nossas mais profundas inquietações e ansiedades sobre um amoroso Pai Celestial.
 
JESUS além de ser divino era um ser humano, como Ele sempre dizia, sou filho do homem. Conforme os Salmos 115:16, apredemos que os céus são os Céus do Senhor, mas a terra Ele as deu aos filhos dos homens, portanto Ele se fez homem para poder com legalidade desfazer as obras do diabo (I João 3:8). Uma das peças de evidência de que Jesus realmente tinha esta parcela de natureza humana, foi aquele choro angustiado na tranquila noite no Getsêmani: “Aba, Pai… passa de mim este cálice”. 
 
Quando ele enfrentava a horrível perspectiva da crucificação, ele chorou profundamente e orou fervorosamente para que não precisasse beber o cálice amargo do sofrimento, além disso Ele ficaria separado do Pai por causa do nosso pecado que estaria sobre Ele. Sua humanidade, naquela cena, deveria ficar impressa definitivamente em nossos corações, realmente Ele estava em carne, e nesta condição venceu tudo, Ele o fez por mim e por você!
 
Quando ele continua a orar, ele reconhece que todas as coisas são possíveis para o Pai, entretanto sua atitude é:  “Contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”. Ele reconhece que na boa providência de Deus não podia haver modo de escapar da crucificação, entretanto, em sua humanidade, ele anseia pela possibilidade remota.
 
Ele repete a oração três vezes. Seu coração está profundamente perturbado, e seu pedido em lágrimas enche o silêncio da noite.
 
Como Deus respondeu à oração?
 
Embora a bíblia não relate esta resposta nós sabemos qual foi a resposta de Deus. Sua resposta foi: “Não, Filho, você não pode escapar desta experiência horrível. Tem que beber o cálice até o fim.” É possível que a resposta tenha vindo quando “lhe apareceu um anjo do céu que o confortava” (Lucas 22:43). Embora Deus amasse seu Filho unigênito, Ele não o pouparia deste grande trauma. O plano da eternidade para a redenção do homem estava em jogo e não poderia haver nenhum ponto de retorno agora. Pelo bem-estar do mundo, Deus disse “não” a Jesus naquela noite.
 
Porque Deus disse “não” e porque Jesus aceitou esta resposta, temos o perdão de nossos pecados e a esperança de uma vida plena na terra e de uma vida eterna no céu.
 
Ao dizer “não” ao seu Filho, Ele estava dizendo “sim” a nós!
 
Jesus experimentou o que nós precisamos entender verdadeiramente: Deus, o Pai, sabe o que é melhor. Toda a nossa existência depende de Deus, Ele é nosso Criador e Amparo e temos que confiar que Ele agirá em nosso melhor interesse. “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos 8:32). As “todas as coisas” a que a passagem se refere são bênçãos espirituais e os privilégios que vêm pelo fato de sermos Seus filhos. O sacrifício de Jesus na cruz nos deu poder de sermos feitos filhos de Deus, a saber para queles que creem em seu nome (João 1:12).
 
Deus deixou seu Filho morrer, esperou e viu acontecer, para que nós tivéssemos vida e vida em abundância! Isso nos faz entender que, algumas vezes, Deus pode ter que nos dizer “não”, pois este “não” vai ser o caminho para vitórias muito maiores! Há provações e aflições que preferiríamos não experimentar, pedindo ao Pai para afastá-las, mas algumas vezes ele diz “não”. Esta foi a resposta ao pedido de Paulo para a remoção do espinho de sua carne (2 Coríntios 12:9).
 
O não de Deus sempre visa maturidade e crescimento na nossa vida, mas não se preocupe, pois os nãos de Deus sempre vem acompanhado de conforto e fortalecimento. Um anjo veio para confortar Jesus, e o Apóstolo Paulo ouviu do Senhor estas palavras confortantes: “A minha graça te basta” (A graça de Cristo é suficiente para você vencer). Como um anjo confortador, estas preciosas palavras nos ajudam para o nosso bem a aceitar o “não” de Deus com dignidade e coragem. O que posso fazer senão dizer “sim” quando Deus, em sua infinita sabedoria, dá uma resposta negativa as minhas ardentes orações?
 
Foi isto que Jesus fez. Ele se levantou de sua posição de oração, estendeu suas mãos para serem atadas e pregadas, e completou a tarefa e missão exclusiva que Seu Pai lhe havia dado para fazer (aquela missão só Jesus o Messias poderia realizar). Por isso hoje eu e você podemos receber vida, consolo, cura e experimentar o infinito amor de Deus.
 
Diga para todos repetirem: Obrigado, Jesus, por nos mostrar como aceitar o “não” de Deus, pois sabemos que Deus sempre visa o nosso bem. Amém!
 
Nós amamos vocês.
 
Deus abençoe e multiplique a todos em nome de Jesus!
 
Sugestão de Louvor: Musica da Fernanda Brum Tempo de Crescer.
 
Fonte: Apóstolos Fabio e Claudia Abbud com pequenos acrescimos para a realidade IACC
 
Compartilhar: Você consegue entender o quanto Deus te ama? Você consegue compreender o quanto precisamos amar a Deus e te-lo em primeiro lugar na nossa vida? Você consegue compreender como é importante compartilhar deste amor com as pessoas?
 
Apóstolos Eliezer e Zenita
Imprimir