Fundamentos de fé

Hb 11: 6-16
 
Estamos vivendo um tempo muito importante para o reino de Deus aqui na IACC, estamos semeando  através da oração e jejum; salvação de vidas, crescimento, multiplicação e prosperidade em todos os aspectos. São noventa dias onde a cada dia oramos em jejum, semeamos uma oferta por vidas, ceiamos e recebemos unção para sermos protegidos, fortalecidos e respaldados nas conquistas que almejamos. Estamos orando por céus abertos e vidas resgatadas para o reino de Deus nas células, nos cultos, nas famílias que receberam nossos discípulos (família feliz), e no culto Fruto Fiel no dia 27 de outubro.
 
Em tempos de jejum e oração coletiva precisamos aprender a exercitar a nossa fé. Fé é algo extremamente importante. A batalha para a qual nós somos chamados é a batalha da fé. O bom combate é o bom combate da fé. Toda a estratégia do diabo contra nossa vida consiste em minar a nossa fé, e ele o faz lançando dúvidas na nossa mente. Aprenda isso hoje, o diabo usa uma extratégia simples, mas eficaz, ele fala em seu ouvi­do, como se fosse você falando consigo mesmo. Ele faz isso para que você pense que aquele pensamento, que ele está soprando, procede de você mesmo e muitos acreditam em suas mentiras.
 
A fé é chave. Se você não tem fé, como você poderá avançar? Quando o diabo consegue lançar dúvidas em seu coração, por exemplo, a respeito do amor de Deus, o resultado é que você ficará paralisado. Já não conseguirá orar mais, não conseguirá crer por milagres porque agora há dúvida do amor de Deus. Quem tem dúvidas do amor de Deus não conseguirá ter fé para pedir coisa alguma.
 
Outras vezes a voz maligna atacando nossa mente tenta nos levar a olhar para nós mesmos e a esquecermos da nossa justifi­cação em Cristo. Nesse momento, você conclui falsamente que precisa ser perfeito para receber algo de Deus e, naturalmente, você se sente desqualificado e o resultado será a falta de fé para ministrar diante de Deus. Tudo porque você aceitou a mentira do diabo que diz ser necessário ser perfeito para merecer algo do céu. O Apóstolo Paulo em galatas e Hebreus diz coisas interessantes sobre a fé, ele disse: E esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. O justo vive pela fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. (Gl 2.20; Hebreus 11:6)
 
A fé é a chave. Não estamos autorizados a julgar ninguém, nem presumir quem tem fé ou não. Julguemo-nos a nós mes­mos. Uma coisa, porém, é fato, é a incredulidade que nos impede de recebermos mais de Deus. Há um oceano de provisões celestiais à nossa disposição, mas não desfrutamos delas porque cedemos à incredulidade em nossa mente. Aprender a exercitar fé é, portan­to, vital para o nosso crescimento espiritual e para entrarmos na posse de todas as bênçãos que já nos foram dadas por Deus. Veja­mos então uma visão geral sobre a fé na Palavra de Deus.
 
1. O que é fé?
 
A verdadeira fé procede do coração e não da mente. Não basta um mero assentimento mental, é preciso aplicar o coração para crer na Palavra de Deus. A Carta aos Hebreus, 11.1, diz que "fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". Portanto quem crê, não tem que forcar para crer. A fé é simplesmente uma convicção, uma certeza. E como o pai que, estando embaixo, diz ao filho, que está sobre o muro: "Pule, filho! Pule!". O filho precisa crer que o pai vai segurá-lo. Se seu pai for digno de confiança, então ele pulará. Toda criança não fica se questionando: "Será que ele consegue me segurar? Será que ele é forte o suficiente?".
 
Aquele que não confia, também não aceita instrução. Você também terá que pular nos braços de Deus. Enquanto você não pular nos braços dEle, você não conseguirá seguir Suas instruções. O Se­nhor jamais decepcionou aqueles que esperam nEle. No verso 3 da Carta aos Hebreus, lemos:
 
Pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. Pela fé, enten­demos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem. (Hb 11.2,3)
 
É pela fé que você entende que o Universo foi formado pela Palavra de Deus. Para o homem sem Deus, a vida foi simples­mente um acidente cósmico e o Universo surgiu de uma explo­são cósmica. Essa teoria é conhecida como teoria do Big Bang. Eu li em um livro sobre fé uma frse muito interessante que dizia: “Deus disse bige, então, bang”. Esse é o poder da Palavra de Deus.
 
Em Hbreus 11: 4-5 diz: Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a apro­vação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala. Pela fé, Enoque foi trasla­dado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus.
 
Enoque foi trasladado, não por ser melhor do que os outros, mas porque, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. E como ele agradou a Deus? Crendo. Agrada­mos a Deus quando cremos.
 
Deus certamente se envergonha de algumas pessoas. Jesus disse que "todo aquele que o confessar diante dos homens também Ele o confessará diante do Pai" (Mt 10.32), mas aquele que se enver­gonhar dEle, o Senhor também se envergonhará dele naquele dia. Todavia, a Palavra de Deus diz que o Senhor não se envergonha de alguns. E quem são estes? Aqueles que crêem. Quem crê honra a Deus, pois o está chamando de verdadeiro. Fé é simplesmente levar a sério o que Deus diz. Fé é tomar como verdade o que Deus falou nas Escrituras, que é onde estão registradas as Palavras de Deus. Em toda a Bíblia, por sete mil vezes se men­ciona que Deus disse ou que Jesus disse. Se Ele disse, é promessa; se é promessa, Ele cumprirá!
 
Deus se agrada daqueles que crêem. Talvez você deseje agra­dar a Deus fazendo coisas, mas só agradamos a Deus realmente quando cremos. Crer em quê? Crer na Sua Palavra. Ao con­trário do que muitos pensam, o primeiro pecado do homem não foi só a desobediência. Deus ordenou a Adão que não comesse do fruto, caso contrário ele morreria. O diabo, porém, disse a Eva: "É certo que não morrereis". Eles tinham então duas vozes. A serpente diz que não morre e o Senhor afirma que morre. Assim o primeiro pecado do homem não foi só desobediência, foi também incredulidade. Adão não levou a sério o que Deus disse. E você, crê no que Deus diz ou no que a serpente diz? Eu já fiz a minha escolha, se Deus disse eu creio.
 
Aprendemos na Palavra de Deus que somente através da fé em Jesus Cristo, da eficácia do Seu sangue, há salvação disponível a todos, para mim, para você e toda nossa família. Em Romanos 4:25 diz que Jesus foi entregue por  causa das nossas transgressões  e ressuscitou por causa da nossa justificação. Basta crermos, confessarmos nossa Fé  nEle e andarmos neste caminho, Ele, Jesus é a porta de entrada no céu.
 
O sacrifício de Jesus Cristo por nós na cruz sempre foi, continua sendo e sempre será a única base para a nossa salvação. É através do Seu sangue derramado por nós que somos purificados e livres de toda maldição. Em João 1:7 diz: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” Continua…
 
Compatilhar: Há alguma área em sua vida que tem sido atingida pela incredulidade? Que mentiras o diabo tem falado para paralisar a sua fé?          
Imprimir