Edificando a f̩ РParte II

Mateus 12:9-14 
 
Vimos na semana passada que no mundo natural tudo é conquistado com as mãos; assim também é no mundo espiritual, a nossa fé exerce o papel de mão, ou seja, é por meio da fé que conquis­tamos as bênçãos de Deus, que geramos os milagres dEle na nossa vida, é com a nossa fé que O agradamos.
 
A pessoa que tem a fé doente e ressequida, tem a sua condição espiritual deformada. Quem tem a fé resse­quida anda debaixo de opressão sendo livre, se conforma com o fracasso sendo um vencedor, vive na miséria espiritual sendo herdeiro com Cristo. As mãos são os nossos instrumentos para criarmos, para fazermos, pegarmos, nos apropriarmos de algo, para lutarmos e nos defendermos. Sem as mãos nos sentimos impotentes. Sem elas não poderemos tocar, estender para ajudar alguem e nem acariciar.
 
Por que Jesus quer curar a sua fé ressequida? Hoje é dia de um milagre do Senhor em sua vida, é dia da sua fé ser curada. Se você está desiludido, sua fé era forte e, por alguma razão, ela não opera mais como antes, hoje é dia da sua fé ser curada. Por que Jesus quer curar a sua fé ressequida? Como ele fará isso? No texto que nós lemos há três razões:
 
a) Porque você pertence a Jesus – Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? (Mt 12.11)
 
Naquele instante Jesus olhava nos olhos daquele homem que tinha a mão ressequida e dizia: "essa ovelha é minha, ela me pertence". Saiba de uma coisa: você não é seu, você não pertence a si mesmo, você pertence a Deus. Ele criou você, Ele tem o direito de criação, de fabricação e de patente. Ele fez você. Você pertence a Ele. Mas, se não bastasse o direito de criação, que já era dEle, Jesus comprou você de novo, lhe resgatou e pagou o preço. Você pertence a Ele. Você é dEle. E o Senhor diz: “Quan­to mais vale o homem!”. Você pertence ao Senhor por isso você tem valor. Joga fora essa atitude de menos valia, de se achar incapaz e pensar que não é merecedor do amor de Deus.
 
b) Porque a fé mirrada coloca você em uma cova – Jesus disse que a ovelha, isto é, o homem da mão ressequida estava caído numa cova. Em seguida, Ele afirmou: "ainda que seja num sábado, seja que dia for, eu farei todo o esforço para tirá-la do buraco". Todas as vezes que a sua fé fica ressequida, você cai em uma cova, em um buraco. O buraco vira o seu lugar, a sua condição. O Senhor Jesus sempre virá em seu socorro, Ele ama você!
 
Os fariseus perguntaram para Jesus se era lícito curar o ho­mem da mão ressequida no sábado. O que eles não sabiam é que uma coisa é ter o sábado, outra coisa é ter o descanso. Eles descansavam fisicamente todos os sábados, mas não tinham des­canso de alma. O Senhor Jesus deixou claro para os fariseus que o sábado era dia de trazer descanso e aquele homem com a mão ressequida estava cansado, sua alma estava cansada.
 
 O cristão com a fé ressequida fica cansado, sua alma fica can­sada, seu semblante fica cansado, suas palavras se tornam cansa­das e cansativas porque está faltando descanso de Deus. Quando Deus curar a sua fé ressequida, o descanso entrará em sua vida, pois todo descanso vem pela fé.
 
c) Porque você tem um grande valor – Quanto mais vale um homem do que uma ovelha. (Mt 12.12) Jesus quer curar sua fé porque você é muito precioso para Ele, o que não depende de sua convicção ou de como você se enxerga. Deus enxerga além do que qualquer um pode enxergar em você. Quando Deus nos olha, Ele tem olhos de lapidador, que não vêem apenas a pedra bruta, mas vêem o diamante lapi­dado, a jóia perfeita, com um valor tremendo.
 
Uma das coisas que tornam uma peça preciosa é o fato de ela ser única. Não há outro igual a você, você é único. Deus sabe disso e não quer perder você. Ele quer completar a obra que iniciou, renovar a sua fé para crer por coisas tremendas em Deus.
 
Deus têm pensamentos bons ao seu respeito. O olhar de Deus para você não é de ira, mas de graça e de amor sobre a sua vida. E você pode estender a sua mão para Ele, ainda que ressequida, ainda que seja uma fé débil e pequena. Se você ao menos fizer menção de erguer sua mão para o Senhor, Ele virá sobre a sua vida. Deus espera apenas uma atitude de sua parte, porque Ele enxergou valor em você. Deus enxergou mais valor em você do que você pode pen­sar; o seu valor não reside nas coisas que você faz ou fez, mas em quem você é. Você foi criado à imagem e semelhança de Deus.
 
Veja este exemplo. Uma pessoa pega uma nota de cem reais novinha, cheirosa e que acabou de sair do Banco Central, e outra pessoa recebe uma outra nota de cem reais que já foi amassada, rabiscada, pisoteada, remendada. Se ambas forem co­locadas juntas, que nota terá maior valor, a novinha ou a reben­tada? Elas tem obrigatoriamente o mesmo valor. O valor não está na aparência, não está em ser nova ou ser gasta, ser intacta ou ter sido abusada. O seu valor está relacionado ao que está estam­pado nela, não as condições em que ela se apresenta.
 
O mesmo acontece com você; o seu valor diante de Deus é o mesmo da pessoa que você julga mais sensacional, mais maravilhosa e me­recedora das bênçãos de Deus. O seu valor é exatamente igual ao dela, uma vez que o seu valor não se dá por obras de justiça praticadas, mas pelo olhar amoroso de Deus em nossa direção, por causa de Sua graça e por aquilo que representamos para Ele.
 
Se você receber o amor dEle na sua vida, tudo mudará para melhor. Jesus é o salvador, o único intermediário entre Deus e os homens, e, o único que deu a vida por você, quem nEle crer será salvo e receberá a vida eterna. Amém? Continua…
 
Líder, atenção: Abra a oportunidade de compartilhar da seguinte forma: Se alguém quiser falar, está aberto o compartilhar, quem não quiser diga para ficar tranquilo e a vontade, não constranja ninguém a falar. Não pergunte direto para as pessoas, mas deixe aberto só para quem quiser falar, se ninguém quiser, verifique quem tem um testemunho, ore pelos pedidos da prancheta, pela cadeira vazia e direcione todos para o compartilhar do pão.
 
Compartilhar: O que esta palavra falou ao seu coração e o que você aprendeu sobre o seu valor diante de Deus?
 
Imprimir