Crescendo e aprendendo na adversidade

Texto: Marcos 4.35-4; Hebreus 12.1-2
 
Jesus Cristo foi enviado por Deus Pai para cumprir um propósito que envolvia três coisas fundamentais. Primeiro: anunciar que era chegado o reino de Deus na terra e Ele ensinou que para entrar neste reino era necessário arrependimento…  Segundo: pagar o preço do nosso pecado morrendo na cruz do calvário em nosso lugar, dando-nos a oportunidade de nos arrepender…. Terceiro: formar os seus discípulos para que estes continuassem aquilo que Ele começou a fazer e assim se reproduzir. Sabemos que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos segundo as escrituras sagradas, para nos justificar diante de Deus Pai, Ele está vivo e intercede por nós.
 
Nesse processo de discipulado, Jesus fez questão de que seus discípulos passassem por experiências que os ajudassem a identificar as áreas problemáticas em suas vidas, para assim estarem prontos para vencerem todas as coisas. Eles aprenderam à importância de admitir os seus erros, os seus medos internos, a insegurança, a falta de fé e outras coisas mais. Tudo isso com a finalidade de crescimento e maturidade, pois eles precisavam vencer cada problema ou conflito que na caminhada surgiriam. O segredo para o Êxito na vida destes discípulos era a disponibilidade do coração em obedecer e receber aos ensinos do Mestre, pois estes definiriam a cura, a libertação e o treinamento. Jesus os conduziu por uma rota de experiências difíceis.
 
Primeiro: Conforme o texto que lemos, Jesus os desafiou a passarem para o outro lado.
 
Neste processo de formação e treinamento, todos foram desafiados a subir no barco e a passar para o outro lado, onde as multidões os aguardavam. Cremos que os discípulos estavam felizes pela expectativa dos outros sinais e curas que estavam por vir. Tudo parecia tranquilo, até que uma grande tempestade se levantou em alto mar. Eles não contavam que o desafio de passar para o outro lado, pudesse reservar-lhes tal experiência.
 
O Senhor, porém, estava no controle de todas as coisas. Ele sabia que não podia poupá-los de experiências que os levassem ao amadurecimento da fé em Deus. O Senhor quer nos ensinar que as tempestades enfrentadas no caminho, vão nos levar a crescer, vão nos tornar mais fortes. Estas tempestades não podem nos desestimular de continuar aceitando novos desafios na vida. Nós também precisamos passar para o outro lado. A cada dia temos novos desafios, novos lugares para alcançar, pois a vida em que vivemos precisa estar pautada em sonhos e objetivos claros para valer a pena.
 
Jesus quer nos desafiar a cada dia a novos desafios, precisamos subir em nosso barco para que novas metas possam ser atingidas, e isso em qualquer área do nosso viver: seja espiritual, familiar, ministerial, profissional, etc. Precisamos fazer isso com ousadia e assim superarmos os obstáculos que surgem pelo caminho e conquistarmos nossos ideais em Deus (Hb. 12.1-2).
 
Segundo: Aprendemos aqui com Jesus a visão do descanso e da palavra de autoridade.
 
Em meio à crise em alto mar, quando o único quadro que os discípulos conseguiam ver era o da destruição e morte, Jesus no meio de tudo isto, transmitia a todos uma visão de confiança e fé.
 
Dois ensinos que o Mestre Jesus pôde transmitir-lhes com sua atitude no barco: 
  1. Eles aprenderam a visão do descanso que se opunha ao desespero geral apresentado naquele momento. Jesus descansava, enquanto os discípulos buscavam desesperadamente uma saída para a crise. O ato de Jesus reflete confiança em Deus, em saber que tudo está no Seu controle. Desesperar não vai resolver, temos que ter atitude certa na hora certa sem perder a paz. O desequilíbrio e desespero nos leva a fazer loucuras, é melhor refletir, orar e agir sabendo o que se está fazendo. 
  1. Em segundo lugar foi ensinado o princípio do poder que há na liberação da palavra de autoridade sobre a circunstância adversa. Jesus falou a solução enquanto alguns falavam o problema. 
Aprendemos sobre o descanso em Deus para os momentos de lutas e conflitos da vida (Sl 127.1-2). Descanse em Deus, confie nEle, e Ele tudo fará. Certamente, o descanso de Cristo não se tratou de uma atitude irresponsável diante de uma real situação de perigo. Tampouco a manifestação de passividade perniciosa que leva muita gente a ficar estagnada, quando de fato teria de agir.
 
O que vimos aqui foi a manifestação externa de algo que lhe era tão próprio; a sua confiança em Deus para todas as horas, e também uma oportunidade que ele não perdeu de testar seus discípulos. Firmado nesta convicção é que Ele pode também se levantar, e, com firmeza, repreender os ventos e o mar revolto.
 
Veja o que aprendemos nesta noite: Somente mantendo uma atitude de paz interior e de plena confiança em Deus, é que teremos condições de liberar palavras de autoridade sobre as circunstâncias adversas. Do contrário, falaremos baseados em nosso desespero e angústia (Mt 12:34). E é exatamente isso que o inimigo quer, mas não vamos dar esse gosto a ele, não é?
 
Terceiro; Jesus ensinou que até os ventos e os mares obedecem o comando de um filho de Deus. Quando os discípulos viram os resultados da Palavra de Jesus, acalmando e controlando toda a situação, alguns diziam: “quem, porventura, é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”. Eles já tinham visto a autoridade de Jesus sobre os demônios, sobre as doenças e sobre a morte, mas sobre os poderes da natureza, ainda não. E por isso se maravilharam.
 
Veja. É nas adversidades e desafios que teremos a oportunidade de ver o senhorio de Cristo sobre nossas vidas, como eles, também nos regozijaremos. Saiba, não há limites para o poder e sabedoria de Deus operar na sua vida, temos autoridade em Cristo e isso deve nos elevar a um nível de confiança cada vez maior. Precisamos reconhecê-lo em todos os nossos caminhos. Certamente o Senhor manifestará Sua abundante provisão, endireitando todas as nossas veredas e nos levando a um caminho de vitória. Confie e não hesite em passar para o outro lado, não fique parado e nem em cima do muro. (Pv 3.5-6).
 
Concluindo: Devemos sempre aceitar novos desafios que o Senhor nos apresentar. Andar neles poderá nos levar a experiências difíceis, mas importantes no processo de amadurecimento espiritual. Ao passarmos pelas tempestades, precisamos desenvolver a calma e a confiança nAquele que prometeu estar conosco todos os dias (Mt 28.20). Quando assumirmos nossa posição de autoridade no plano físico e espiritual, o mal não prosperará jamais em nosso caminho. Jesus Cristo sempre estará reinando por meio de nós, por meio da sua igreja e sobre todas as coisas.
 
Compartilhar: Existem algum obstáculo ou deserto que você precisa vencer?  Algum alvo que você precisa alcançar? Fale e depois de orarmos vamos profetizar a solução.
 
Líder ajude cada um de sua célula e dependendo do caso, trate de forma particular, lembre-se, você é um discipulador de excelência.
 
No amor de Cristo!
 

 

Imprimir