Depresṣo, o mal deste s̩culo РParte III

Salmos 30:5; Proverbios 15:13
 
Na semana passada terminamos falando que para termos uma vida plena precisamos buscar ardentemente a Deus, precisamos conhecer a Cristo como nosso Senhor e Salvador e precisamos conhecer o Espírito Santo como nosso consolador, como nosso guia, pois Ele é Deus dentro de nós, precisamos estar cheios, inundados e encharcardos do Espírito Santo. Vimos que precisamos buscar a Cristo fervorosamente, pois Ele é a resposta para sua vida espiritual,  sentimental e física, nEle você tem a vida eterna, a salvação em todos os aspectos e áreas da sua vida. Ele é a cura para as suas emoções e através dEle você tem acesso ao Pai Celeste, ao Deus Todo Poderoso.
 
A depressão é um inimigo inplacável nesta década, muitos estão vivendo a base de remêdios, mas a resposta verdadeira e permanente para a cura está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Quando cremos em Jesus e entregamos nossa vida a Ele, nascemos de novo, recebemos poder de sermos feitos filhos de Deus e o Espírito Santo vem habitar em nós. A Sua presença em nós gera alegria, gozo, paz e esperança. Vimos que o Remédio para evitar a depressão é o Regozijo. Este é o um poderoso remédio contra a depressão. Deus convida o Seu povo a regozijar-se. A alegria é parte integrante da vida Cristã. Filipenses 4:4 diz: Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Saiba, a alegria do Senhor é a nossa força!

Precisamos demonstrar nosso gozo pulando, girando e dançando com exuberância na alma e manifestações físicas. Precisamos tomar sempre uma atitude deliberada de liberar o gozo, sorrindo e gritando com expressões de alegria, pois isso vai neutralizar os escorregões que leva a depressão. Podemos comparar isso a uma bomba dágua manual. A princípio parece que só vem o ar, mas depois da perseverança a água começa a fluir. Seja alegre pela sua salvação, pela vida eterna, pela presença do Espírito Santo dentro de você, pela nova vida em Cristo Jesus, pois isso resultará em restauração de todas as àreas da sua vida e desenhará um futuro expressivo pra você no amor, na graça e na paz!
Há um poço de águas vivas dentro do nosso interior. A manivela da bomba que traz o gozo para fora é a exuberância da alma com manifestações física: sorrir, cantar, rir e assim por diante. E isso não é difícil se mudarmos o foco da nossa visão, tirando-o das coisas que nos desapontam e fixando-os em Jesus. Se nos concentrarmos no que desaponta, entraremos no caminho decadente da depressão; mas se olharmos para Jesus, entraremos no caminho ascendente do prazer, da alegria com júbilo, da emoção agradável, do estado pleno de paz. O amor de Cristo nos constrange e nos move para novas coisas gerando em nós, uma esperança viva de um amanhã seguro que será muito melhor daquele vivido hoje, pois a vida cristã é crescente!
Todavia ainda que possamos nos regozijar de modo exuberante, na maior parte do tempo o nosso regozijo é um estado de calma felicidade, expresso por um sorriso e uma quietude e paz de espírito que só encontramos em Cristo. 
  1. Sorria! “… a alegria vem pela manhã” Salmos 30:5
O homem e a mulher nasceram para ser demonstrativos. Na hora em que nascemos já nos expressamos, chorando. Se isso não acontece, levamos um tapa, pois temos que nos expressar. Satanás procura congelar os nossos sentimentos e matar a nossa expressão. Mas temos que reagir contra isso. A vida é feita de relacionamentos. Como vimos, a depressão vem por causa de desapontamentos decorrentes de expectativas frustradas. Ora, a maior frustração que temos é com pessoas à nossa volta, logo, no nível dos relacionamentos.
 
Há uma lei inexorável de semeadura e ceifa: “Aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. Se sempre olho para as pessoas com uma cara de pau, ou de limão azedo, encontrarei uma reação negativa, poderei dar uma impressão errada a meu próprio respeito, além de receber de volta o que lancei, pois é semente. O Senhor sabe o que está dentro de nós, mas Ele quer que o expressemos de modo que todos possam ver e se beneficiar com isso. Existe vida exuberante dentro de você!
 
Até mesmo conversando com o Senhor você pode sorrir. Ele é uma pessoa, nosso amado, razão da nossa vida e Ele tem prazer em nós. Logo ao acordar, coloque um sorriso nos lábios, dizendo: eu te amo, Senhor. “a alegria vem pela manhã”. Ao acordar, o gozo já está com você. Você não pode sentir esta alegria e regozijo sobrenatural que se manifesta na sua emoção até que o ative propositalmente. 

Com frequência a decisão vem primeiro, depois os sentimentos se lhe seguem. Todos nós sabemos sorrir. É um dos maiores dons de Deus para nós. Um sorriso faz com que as pessoas se sintam bem e todas as pessoas ficam mais bonitas quando sorriem, isso atrai gente, geram amigos e definem relacionamentos bons e saudáveis. É muito bom estar perto de pessoas alegres e sorridentes.

Em proverbios 15:13diz: o coração alegre, aformoseia o rosto. A alegria libera o hormônio do bem-estar: a endorfina. Isso traz saúde física, mental e emocional. Aprenda isso; O regozijo muda suas circunstâncias. Quando você libera logo pela manhã o regozijo, a alegria e a gratidão, as circunstâncias que Satanás está buscando colocar diante de você serão removidas. 
  1. Cante e dê brados de alegria
  • Salmos. 32:11 diz: Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; exultai, daí gritos de alegria vós todos que sois retos de coração.  
  • Colossences. 3:16-17 diz: Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, fazendo melodia a Deus com gratidão, em vosso coração. E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.  
Um dos modos de expressar nosso gozo que é um estado pleno de paz e alegria e exuberancia, é cantando salmos, hinos e cânticos espirituais.  O Apóstolo Paulo nos instrui: falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo – (Efésios. 5:19-20).
  1. Cante e grite sua libertação! 
  • Salmos. 32:7,11 diz: Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de cantos e gritos de libertação. Alegrai-vos no SENHOR e regozijai-vos, ó justos; dai gritos de alegria , vós todos que sois retos de coração.  
  • Samos 5:11 diz: Mas regozijem-se todos os que confiam em ti; folguem de júbilo para sempre, porque tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.  
À semelhança de Davi, cerque sua vida de cânticos e brados de louvor. Quando você faz isso, sente-se melhor porque, como Davi disse, o cântico com o brado age como uma muralha que nos cerca por todos os lados. Mas também o cântico e o brado podem derrubar as muralhas e fortalezas. Continua…
 
Compartilhar: Fale sobre Aquilo que Deus falou com você hoje. Conte algo bom que aconteceu com você e dê um testemunho sobre Jesus Cristo na sua vida. Fale também sobre o motivo que você tem para ser uma pessoa grata a Deus. Amém? Agora dê um lindo sorriso! Aleluias!

 

Imprimir