07/11/2017 – Vencendo a cegueira em todos os níveis

07/11/2017

Vencendo a cegueira em todos os níveis

Texto: Lucas 18:35-43

Amados, falamos sobre este tema no culto de domingo retrasado e gostaria de ampliar. A cegueira pode alcançar todas as áreas da nossa vida e é algo muito sério, pois existe nela uma relação muito íntima com a miséria espiritual, emocional, familiar, física e financeira e Deus nos chamou para a nobreza, para a excelência e prosperidade em todas as áreas.

Quem é cego em alguma área da sua vida está limitado na sua conquista naquela área e a tendência é mendigar. A cegueira começa dentro, e reflete fora. O cego deste texto que lemos se chamava Bartimeu e era um cego físico que estava sentado mendigando, ele não tinha muitas opções, embora ele pudesse sair e buscar coisas novas, mas mesmo assim teria mais dificuldade do que aqueles que tinham visão.

A cegueira não se limita apenas no físico, ela pode alcançar o espírito e a alma. Dizem que o pior cego é aquele que não quer ver, este eu chamo de cego espiritual. Ele não consegue enxergar as coisas de Deus e as coisas da alma.

Vejamos os detalhes:

1. Este cego não estava junto do caminho apenas mendigando o pão, mas também a aceitação, o amor de Deus e das pessoas. Saiba de algo importante: Deus te dá sustento, Ele te aceita e te ama e além disso, tem muitas pessoas que amam você também. Quando mendigamos alguma coisa expressamos a nossa cegueira naquela área, pois em Cristo somos filhos de Deus, somos herdeiros da promessa, nEle temos tudo!

Às vezes nos enganamos com nossas conclusões e não estamos dispostos a ver na Palavra quem somos em Deus e não perguntamos aos outros o que estão vendo. Sempre pergunte as pessoas que você confia; o que você vê quando olhas para mim? Se aparecer alguma deficiência, tome atitude de mudança, se for coisa boa, avance para melhorar.

2. Não tire conclusões precipitadas, pergunte! O cego não podia ver, ele escutou um barulho de uma multidão e então pediu explicações. Naquela área ele dependia de outras pessoas, ele reconheceu que era cego. Basicamente ele estava perguntando aos outros: O que vocês estão vendo? Há pessoas cegas cujo orgulho não lhes permite perguntar. Elas concluem o futuro de suas vidas, conforme as suas percepções.

Se estivermos cegos em alguma área, as nossas percepções vão nos enganar. Se você entender que está cego em alguma área, você buscará saber e perguntará as pessoas de sua confiança; caso contrário continuará sem ver.

Não procure alguém cujos problemas são semelhantes aos teus. Vejamos alguns exemplos: Problema familiar: procure alguém que tenha um casamento sólido; Problema emocional procure alguém equilibrado, alguém que está curado; Conselho: procure alguém experiente. Neste caso fale com o seu líder, seu discipulador, se ele não puder te ajudar, ele vai te direcionar ao discipulador dele.

3. Depois que alguém te falar sobre Jesus, a iniciativa é sua. Num primeiro momento o cego estava totalmente dependente das pessoas ao seu redor, depois que recebeu a informação sobre Jesus, entendeu que deveria tomar uma atitude, agora dependia dele. Não jogue a culpa nos outros, isso é entre você e Deus! Agora é hora de agir, uma vez que você ouviu e conheceu.

Existem muitas pessoas que ouvem sobre Jesus Cristo, aprendem que Ele é o único caminho para salvação, que Ele é o único intermediário entre nós e Deus, o único que deu a vida por nós, o único que ressuscitou dentre os mortos, a única verdade que liberta e que fora dEle não há salvação, e, mesmo sabendo disso, não tomam nenhuma atitude em relação a Cristo, arriscando viver a eternidade longe de Deus, sem contar a vida que levam na terra, pois sem Cristo estaremos vulneráveis ao maligno, mas com Ele, além da salvação, enquanto estamos nesta terra, seremos mais que vencedores.

Veja, este cego se pôs a clamar, pois mesmo estando tão perto do Senhor, se ele ficasse passivo sem gritar, nada teria acontecido! Ele clamou em voz alta: Ele disse: Jesus tem compaixão de mim. Isto é, eu creio em Deus, eu acredito na Sua Palavra, eu creio que tu és o enviado de Deus! Socorro!

4. Quando você se propuser a tomar atitudes, esteja preparado para a oposição, para as mensagens contrárias. Alguns poderão dizer: Isso não adianta nada! O que espera conseguir com isso? Mas o homem perseverou crendo que seria atendido. Jesus sempre atende ao clamor de alguém que chama por Ele! Já parou para pensar da grande benção que é ser convertido a Cristo?

5. Jesus perguntou, Que queres que eu te faça? Esta pergunta tem a ver com motivação do coração. Você já parou para pensar o que está realmente buscando, o que você realmente está querendo de Deus? Qual a verdadeira motivação para você estar aqui, para ir nos cultos…?

6. Jesus disse ao homem: Vê, a tua fé te salvou! Se a nossa fé é exercida de forma correta, recobraremos a visão naquela área de cegueira! Cresça na fé, busque mais de Deus, exerça a sua fé começando nas pequenas coisas, seja aplicado (a), dedicado (a) naquilo que você faz. Esse é o tempo em que Deus está abrindo e ampliando nossa visão.

Quando olhares para seu cônjuge, seus pais, seus filhos, sua futura metade, seu líder, seu discípulo, seu anfitrião, seus irmãos ou para alguém que você conhece e que é importante na sua vida, não olhe apenas o que esta pessoa é hoje, mas veja o que ela poderá ser amanhã e o quanto ela é importante para você hoje. Para você ter bom êxito em tudo o que você faz e levar a outra pessoa ao triunfo, estabeleça o seu foco nas coisas boas, não olhe os defeitos, mas fique focado nas qualidades, o resto é com Deus, é Ele que através da Sua Palavra completará a boa obra na nossa vida. Amém!    Continua…

Instrução específica para o líder

Líder fale para cada pessoa, começando pelo anfitrião, depois o Timóteo, o líder em treinamento, os discípulos, os integrantes da célula e até aos visitantes, declarando como você as vê hoje e também no futuro. Seja sábio, foque apenas as coisas boas e as qualidades e profetize!

Pratica para orar, pergunte: Que atitude você precisa tomar em relação à Palavra de hoje? Você tem a visão correta de você mesmo e acerca de Deus, então como você se vê? Como você vê a Deus? Vamos orar como aquele homem: “Senhor, que eu veja! ”

Líder ore por todos incluindo as famílias representadas! Faça o apelo aos visitantes!

Deus abençoe a todos, um beijo no coração!

 

Vocês são lindos, parabéns pelo teu empenho no fruto Fiel!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

 

Imprimir
Imprimir