Edificando a nossa fé

Mateus 12.9-14

Nossas mãos são os nossos instrumentos para criarmos, para fazermos coisas importantes, pegarmos, nos apropriarmos de algo, lutarmos e nos defendermos. Sem as mãos nos sentiremos impotentes. Com as mãos amarradas para trás nos sentiremos dominados e subjugados. Não é por acaso que a polícia subjuga um criminoso amarrando-lhe as mãos.

Agora, com a mão atrofiada não conseguiremos produzir coisa alguma de valor. Essa é a história do que Jesus fez com este homem que tinha a sua mão natural ressequida. Com a mãos atrofiada, ele certamente se sentia impotente e incapaz.

Agora, entendamos a expressão “ressequida”, que é diferente de “ressecada”, é mais grave. Dizemos que a pele seca pelo tempo ou pelo sol está ressecada. Mas a mão que está ressequida perdeu os movimentos, ficou atrofiada e retorcida.

Assim podemos dizer que a mão é um símbolo de algo mui­to sério no mundo espiritual. Assim como no mundo natural tudo é conquistado com as mãos; no mundo espiritual, a nossa fé exerce o papel de mão, ou seja, é por meio da fé que conquis­tamos as bênçãos de Deus e O agradamos.

O problema é que a nossa mão espiritual pode também se tornar ressequida, ou seja, a nossa fé pode estar enferma. Com a fé ressequida não conseguiremos produzir muita coisa, nos senti­remos incapaz e impotente diante das circunstâncias. Vejamos então as lições tiradas dessa passagem bíblica.

1. A mão ressequida é como a fé ressequida

Ter uma mão espiritual ressequida é ter uma fé que não se abre para receber as bênçãos e as provisões de Deus, que estão ao nosso dispor. Precisamos ter mãos espirituais para nos apro­priar das bênçãos, para pegar e dizer: “E meu, eu tomo posse, isso me pertence”.

A parte de Deus é dar, mas a nossa parte é apropriar. Uma mão ressequida, porém, já não pode se apropriar das promessas. Além de não poder se apropriar das promessas, uma pessoa com a mão ressequida não consegue lutar numa batalha sem recuar, pois é incapaz de agir, andar e falar com fé. No meio da luta, a fé ressequida é completamente indefesa, sempre recua e desiste.

Em terceiro lugar a mão ressequida não tem forças para reter as promessas de vitória. Deus é tão gracioso que muitas vezes nem lutamos por algo, Ele vem e põe nas nossas mãos. Já viu bênçãos assim? Você nem foi atrás, a bênção correu atrás de você. Mas quem tem fé ressequida nem consegue reter essas bênçãos. Mas  hoje vivemos novos começos e creio que nestes dias a nossa fé será restaurada para reter e segurar as promessas de Deus, nos mantendo firme em meio a batalha.

2. Por que Jesus quer curar a nossa fé quando está ressequida?

Hoje é dia de um milagre do Senhor Jesus em sua vida, é dia da sua fé ser curada. Se você está desiludido, sua fé era forte e, por alguma razão, ela não opera mais como antes, hoje é dia da sua fé ser curada. Por que Jesus quer curar a fé ressequida de alguém? Como ele fará isso? No texto que nós lemos há três razões:

Primeiro: Porque pertencemos a Jesus. No texto que lemosJesus lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Naquele instante Jesus olhava nos olhos daquele homem que tinha a mão ressequida e dizia: “essa ovelha é minha, ela me pertence”.

Você já sabe, Ele criou você, Ele fez você. Você pertence a Ele. Mas, se não bastasse o direito de criação, que já era dEle, Jesus comprou você de novo, lhe resgatou e pagou o preço. Você é dEle. E o Senhor diz: “Quan­to mais vale o homem!”. Você pertence ao Senhor por isso você tem valor. Joga fora essa atitude de menos valia, de se achar incapaz e pensar que não é merecedor do amor de Deus.

Segundo: Porque a fé mirrada nos coloca em uma cova. Jesus disse que a ovelha, se referindo ao homem da mão ressequida, estava caída numa cova. Em seguida, Ele afirmou: “ainda que seja num sábado, (dia sagrado para os judeus) seja que dia for, eu farei todo o esforço para tirá-la do buraco”. Todas as vezes que a nossa fé fica ressequida, caimos em uma cova, em um buraco. O buraco vira o nosso lugar, a nossa condição.

O crente com a fé ressequida fica cansado, sua alma fica can­sada, seu semblante fica cansado, suas palavras se tornam cansa­das e cansativas porque está faltando descanso de Deus. Quando Deus cura a nossa fé, o descanso entra em nossa vida, pois todo descanso vem pela fé e a fé vem pela Palavra de Deus.

Terceiro: Porque temos um grande valor. Jesus disse:Quanto mais vale um homem do que uma ovelha. Jesus quer curar a nossa fé porque somos muito preciosos para Ele, o que não depende de nossa convicção ou de como nos enxergamos. Deus enxerga além do que qualquer um pode enxergar em você. Quando Deus nos olha, Ele tem olhos de lapidador, que não vê apenas a pedra bruta, mas vê o diamante lapi­dado, a jóia perfeita, com um valor tremendo. Ele espera que esta verdade nos leve a tomada de decisões com ações coerentes naquilo que somos e podemos ser nEle e por Ele.

Uma das coisas que tornam uma peça preciosa é o fato de ela ser única. Não há outro igual a você, você é único e extraordinário. Deus sabe disso e não quer perder você para o mundo que jaz no maligno. Ele quer completar a obra que iniciou, renovar a sua fé para crer por coisas tremendas nEle e por Ele.

A Palavra de Deus que fica para nós hoje é essa: Em Cristo temos muito valor, Deus nos ama. “Estenda a mão”. Quando você estender a mão, sua fé e capacidade de executar, cosntruir e edificar serão curados em nome do Senhor Jesus, e a obra dEle na sua vida na medida em que você perseverar em ser fiel, em praticar a Sua Palavra, se completará e te colocará num futuro seguro, feliz e propero.

Exerça a fé e declare agora que cada uma das promes­sas de Deus pertence a você. Aproprie-se de cada uma delas para a sua vida hoje e caminhe em vitória em nome do Senhor Jesus. Amém!

Compartilhar: Como está sua fé? Esta palavra te edificou?

Hoje vamosorar para Deus curar e edificar sua fé!

Deus abençoe a todos

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário