Uma célula segundo O Coração de Deus

Texto:  Marcos 2:1-12

Uma célula segundo o coração de Deus é uma Célula que ganha vidas para o Senhor Jesus, fazendo delas discípulos funcionais dentro do reino, reino este revelado através da Igreja! E o que vem a ser uma célula segundo o coração de Deus? É uma célula que cumpre o propósito para a qual surgiu.

A Célula é uma extensão da igreja, é como se as paredes da igreja chegasse até ao lugar onde ela foi estabelecida, aqui cantamos os mesmos louvores, pregamos as mesmas palavras e expressamos o mesmo amor e comunhão, a diferença é que aqui tudo é mais intenso, pois todos são acompanhado de perto e é mais fácil conhecer a cada um com mais detalhas e profundidade.

Este propósito pode ser observado na própria Palavra de Deus. Por isso, com base em Marcos 2:1-12, vamos refletir, sobre o que seria uma célula segundo o coração de Deus?  Neste texto vamos encontrar quatro homens que começaram uma célula, que de acordo com as atitudes e motivações relatadas no texto, nos mostram que, de fato, ela era uma célula comprometida com o propósito.

Mas, o que a tornou uma célula assim?

Em primeiro lugar, o texto nos relata que, uma célula frutífera é uma célula baseada em relacionamentos. Vejamos o verso 3:alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens”.

 Quando esse fato aconteceu, Jesus estava em Cafarnaum, sua base operacional. Ele foi para a cidade, provavelmente, porque em Nazaré não havia fé. E, é cansativo realizar qualquer coisa onde não exista fé; mesmo para Jesus Cristo. Ele mudou de cidade e muita gente o procurou para ouvi-lo e para serem curados. Dentre os que rumaram para Cafarnaum havia um grupo carregando um jovem paralítico na esperança de o colocarem em contato com Jesus. E Jesus, vendo a fé de seus amigos, o curou!

Que bom que esse homem conheceu uma célula! Porque na célula ele podia contar com amigos. O que teria acontecido se aquele moço paralítico não tivesse amigos? Qual teria sido a sua situação? Ele estava estirado num leito. Não tinha como se locomover nem como chegar aonde Jesus estava. Como fazê-lo saber daquela triste situação? Mas ele não estava sozinho. Naquela célula havia verdadeiros amigos, os relacionamentos aconteciam, e a vida era compartilhada.

Uma célula, somente é célula, se estiver baseada em relacionamentos. Deus não nos criou para vivermos só. Deus não criou seres humanos para a solidão, Pois nem mesmo Ele é um ser solitário. Mas Trino, Deus Pai, Jesus o Filho e o Espírito Santo. Deus e a comunhão de três grandes amigos, criou os seres humanos á sua imagem e semelhança, para que eles também experimentem a comunhão de amizade e cheguem, a desfrutar da unidade.

Quanta gente vive sozinha, achando que sobreviverá sem ajuda das pessoas e acabam se frustrando? O fato de uma pessoa achar que não precisa de ninguém é a maior evidência de que ela precisa. Ter relacionamentos é algo muito importante. Por isso valorize a sua célula e a sua igreja.

 Em segundo lugar, uma célula segundo o coração de Deus, é uma célula onde há um ambiente de fé.  Observe o que diz o verso 5: “vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico, seja curado”.

 Veja, não foi a fé do paralítico que Jesus viu, mas a fé dos seus amigos da célula. A bíblia na linguagem de hoje diz: “Quando viu que eles tinham fé…”. Talvez você possa até pensar que para ter amigos, não é preciso necessariamente estar ligado a uma célula ou igreja. É verdade! Você pode ter amigos em qualquer lugar. A questão é que tipos de amigos você está reunindo na sua vida? Porque amigos podem ser parteiros ou coveiros.

Sabemos que parteiros ajudam crianças a virem á luz, enquanto que, os coveiros, as enterram. O extraordinário na vida daquele paralítico é que ele estava numa célula, onde os amigos acreditaram na possibilidade de mudanças.

Sim, porque, o que adiantaria ao jovem paralítico ter amigos que não acreditassem na sua cura? Talvez ele tivesse amigos que ficassem ao seu lado, distraindo-o na sua angústia, o que já é muito bom. Mas, seus amigos foram muito mais longe; levaram-no a Cristo, porque tiveram fé. Eles eram parteiros.

 O que faz da célula um lugar extraordinário não é o lanche, não é o sofá da casa, não é o ar condicionado. O que faz da célula um lugar maravilhoso é o ambiente de fé, de amizade, unidade e amor. A célula segundo o coração de Deus é um lugar onde os problemas são confortados com palavras proféticas, companheirismo e direcionamentos, e não com problemas ainda maiores. Célula é um lugar para você compartilhar seus problemas e receber uma palavra de Deus para sua vida.

Eu oro para o Senhor colocar homens e mulheres de fé no meu caminho, porque eu não quero andar com incrédulos. Eu quero andar com gente que vê o invisível e crê no incrível, porque estes apontam o caminho e abrem horizontes para a solução e manifestações de milagres.

Em terceiro lugar, uma célula segundo o coração de Deus é uma célula de pessoas que enxergam soluções para os problemas. Vejamos o que diz o verso 4: “ E não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente ”.

 Que bom que os amigos daquele moço paralítico sabiam onde levá-lo, como ajudá-lo e se dispuseram a isso. Mais um indício de que aquela célula era uma célula vivendo o propósito, foi quando os amigos viram aquela multidão em volta de Jesus, com gente saindo por todo lado, tanta gente, que não havia nem lugar para sentar, eles poderiam ter dito para o moço: “É companheiro, vai ficar para a próxima. Hoje todas as portas estão fechadas”. (E fechadas por gente, o que é um obstáculo mais difícil).

Mas eles não desistiram. A atitude daqueles homens nos ensina muito, nos dias de hoje. Sim, porque o nosso encargo é edificar uma igreja de vencedores. E um vencedor não faz parte do problema, mas sim da solução. Eu também quero andar com gente desse tipo.

  • Gente que não se lamenta diante dos obstáculos.
  • Que não desiste com facilidade, pessoas indesistíveis.
  • Gente que prefere tentar mil vezes a ficar á beira do caminho.
  • Gente que enxerga soluções e que não reclama das oportunidades perdidas.

Nós não podemos ter uma célula ou equipe de doze formada por gente que só vê problemas. Graças a Deus que naquela célula, os amigos disseram ao paralítico: “Já que não tem uma porta aberta, vamos fazer uma. E vamos fazer no teto, porque o único jeito aqui de se fazer porta é no teto. É simples, é só arrancar a cobertura”. Eu creio que podemos ser uma célula segundo o coração de Deus, e você, crê?

Quando a célula se preocupa em levar as pessoas até Jesus, suas fraquezas são transformadas em vitórias. Aquela célula cumpriu o seu papel na vida de alguém, e quanto a nós, temos cumprido? Quantas pessoas novas desta célula irá no Encontro com Deus no próximo mês?

Eu amo a minha Célula, eu amo a minha igreja!

Compartilhar: Comente sobre o significado desta célula e da nossa igreja na sua vida! Que sugestão você dá para trazermos mais pessoas para que aqui conheçam a Jesus e se torne parte de nós iacc?

 

Amamos você

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário