Perseverança

Hebreus 10: 32 a 39

A carta do Apóstolo Paulo aos judeus revela que há um ingrediente indispensável à vida daqueles que querem ser vitoriosos: A perseverança.

O Apóstolo Paulo está fazendo esta exortação aos judeus de sua época, de que perseverassem na fé, até alcançarem o centro da vontade de Deus na Terra e a vida eterna no seu reino celestial.

Cada um de nós, quando tem um encontro com Cristo, tem sua vida completamente transformada para muito melhor, mas Deus permite que passemos por algumas lutas e desertos para que a nossa fé seja aumentada e consolidada.

Muitos pensam que após receberem a Jesus, seus problemas acabaram, porém, esta não é a promessa feita por Jesus e sim de que Ele nos daria condições de enfrentarmos e vencermos todo nível de problema, desde que tivéssemos bom ânimo, ou seja, disposição e perseverança.

Quantas pessoas caminham hoje sem objetivo? Ou quantos começam algo e logo desistem, desanimam, jogando fora tudo o que conquistaram até aquele momento. Este é um péssimo hábito: não terminar aquilo que começou.

Imagine se Cristo não tivesse terminado sua obra indo até o fim (a Cruz), onde estaríamos hoje? A vida com Jesus fala de continuidade, de eternidade. Começamos aqui quando cremos em sua morte para nos salvar e continuamos na vida eterna se formos perseverantes na fé que Ele nos ensinou. A vida com Deus não termina, continua.

Deus mesmo é perseverante, pois em toda a história, Ele perseverou em buscar o homem, em tentar salvá-lo e Ele não descansará até salvar a última alma, o último povo, a última nação da terra e assim demonstrar que é o Senhor.

O vs. 35 diz que a fé não deve ser deixada, por isso não desanime, não desfaleça, não pare de buscar aquilo que você quer, pois ninguém caminha para lugar nenhum, ninguém luta para não conquistar nada, há sempre uma recompensa e com Jesus a recompensa é grandiosa, não só aqui na terra, mas também no céu.

Todas as vezes que houver uma caminhada em direção a um propósito de Deus, haverá circunstâncias adversas, mas o segredo é não olhar para os obstáculos e sim para o alvo. Outro segredo para não desistir é sempre reanimar-se em Deus, lembrando que o Senhor é a nossa força.

Outro segredo é entender que Deus mesmo já tem um caminho traçado para mim. E que eu só preciso me deixar guiar por ele. As nossas conquistas e vitórias virão se perseverarmos no caminho e na visão que Deus nos deu.

É preciso aprender a perseverar. Como tudo na vida é um processo e um aprendizado (um caminho de erros e acertos), precisamos nos desprender desse embaraço para avançar sempre sem desistir, aprendendo a lidar com a falta de resultados que sempre fará de nós pessoas mais experientes e mais maduras. O aprendizado e experiências deste ciclo nos colocará em níveis mais altos para obtermos os resultados esperados no próximo ciclo, o segredo é sempre avançar focado no propósito.

Precisamos permanecer fazendo aquilo que entendemos ser a vontade de Deus e dando o nosso melhor. O que realmente importa é o empenho, sempre seremos em primeiro lugaravaliados por Deus pelas nossa obediência e esforço.

A vida com Deus deve ser baseada na fidelidade e não apenas na produtividade aparente, ainda que esta faça parte do contexto. Nossa tarefa é semear amor, a verdade, o cuidado, o carinho, o perdão, a consolidação e o discipulado…, mas quem dá o crescimento é o Senhor.

Todo investimento que fazemos em Deus, tem uma recompensa, ainda que não a reconheçamos ou recebamos no momento. Em I Coríntios 15:58 diz: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

Haverá sempre um prêmio para os que permanecem, ainda que tenham que superar frustrações. Se não nos embaraçarmos nas comparações e decepção com os resultados, ainda que nos julguemos incapazes ou sejamos os menores, em Cristo Jesus alcançaremos os maiores prêmios que virá pela nossa obediência.

Quando houver qualquer sinal de fraqueza é hora de buscar a Deus em oração, de jejuar, de buscar a palavra, de estar em comunhão. Não retroceda, não recue, continue confessando a fé na vitória, pois ela pode estar a um só passo de você!

Atenção líderes:

1 Fazer a oração para que os novos confessem a Jesus).

2- Levar todos a uma oração por perseverança e consolidação de sua própria fé (depois que todos orarem, o líder deverá profetizar sobre todos que serão firmados, fortalecidos, levados ao propósito final de Deus para suas vidas).

Amamos vocês

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário