Encontre sua Célula
Saiba qual a célula mais próxima de você! Procurar
Redes Sociais
1 novembro, 2018

O preço de uma liderança

1 Coríntios 9.27

Existem muitos estudos e muitas definições sobre liderança. Poderia escrever dezenas de páginas sobre este assunto. Entretanto, acredito que se eu pudesse fazer um resumo sobre o que é liderança, escreveria apenas uma frase: “Liderança não é uma posição ou um status e sim uma escolha”.

O que define um líder de uma pessoa comum é o seu propósito. Durante anos estudando sobre este assunto, percebi que existem dois caminhos para escolhermos. “O caminho maior que é de viver uma vida medíocre “sem sentido”, ou escolher viver um caminho que está diretamente relacionado ao seu chamado, a sua vocação, as suas convicções.

Para que você possa viver a segunda opção, que está diretamente relacionado ao seu chamado ministerial, acredito que existem três pilares os quais sustentarão esta escolha.

1º) Descobrir o motivo pelo qual você nasceu

Quem você é? Para que você nasceu? Qual é a sua vocação? Para que você foi chamado por Deus?

Lucas 1.26 – 33 “Relata não só o nascimento de Jesus, mais também os seus propósitos e o que ele iria fazer…

Entenda que todos nós nascemos para cumprir um propósito nesta terra. E descobrir este propósito, irá ajudá-lo a organizar a sua vida e as suas ações. Tudo ficará mais claro e simples quando você descobrir o seu propósito de vida.

Alguns fatores importantes para serem definidos

  • Quem eu sou?
  • De onde eu vim?
  • Quem me treinou?
  • Para que eu fui treinado?
  • Qual é a minha missão?
  • Qual será o meu legado? (Está relacionado ao discipulado) quem eu treinarei?

2º) Estabelecer uma visão que direcionará a sua liderança

A visão é enxergar um estado futuro com o olho da mente. É uma imaginação aplicada. Todas as coisas são criadas duas vezes, “1º através de uma visão, 2º está relacionado a criação física”.

Albert Einstein disse: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento. “A memória é passado. É finita. A visão é o futuro, é infinita.

Em Gn 12, quando Deus se apresenta a Abrão e lhe faz uma promessa, tudo que Abraão poderia ter naquele momento era uma visão do que poderia ser um “pai de multidões”. Abraão teve uma visão de DEUS para sua vida e logo em seguida, partiu para alcançar esta visão.

A visão é tão importante para um líder, pois o dia que ele perder a visão de DEUS para usa vida, ficará desanimado e sem motivação para se quer sair de sua casa.

Em Gn 15, fala a Bíblia que Abraão havia perdido a visão da proposta de Deus para sua vida. Por isso, Deus o chamou para sair de sua tenda “de sua vista humana” para olhar as estrelas do céu o obter uma visão do que Deus tinha para ele.

Todo grande líder precisa ter uma visão do que realmente ele representa e o que ele irá fazer em sua vida. Se o líder perder a visão, ele perderá a confiança de seus liderados.

Quando falamos a respeito da visão, é importante considerar não apenas a visão do que é possível “do lado de fora” mas também a visão do que vemos em outras pessoas.

Jesus viu em seus discípulos “homens simples” potencial para serem “pescadores de homens” Mt 4.18

Davi “se fez líder” de homens com dificuldades, endividados e descontentes (1 Sm 22).

A visão de um líder também está fortemente relacionado a capacidade de encontrar potencial em pessoas, as quais nem elas mesmas conseguem perceber estes potenciais.

3º) Influenciar /treinar / capacitar pessoas

Influencia:

A liderança não gira em torno de poder, posição, ela sempre dirá respeito a uma vida que influencia outras vidas.

Como está a nossa influência com os nossos discípulos? O dia que  perdermos a influência com a nossa equipe ou igreja, certamente perderemos a nossa liderança. “Tudo sairá fora do nosso controle”.

Neste tempo em que estou no ministério, aprendi que para influenciar é preciso ter visão, saber compartilhar a visão e, principalmente, obter um caráter irrepreensível.  Visão é a quarta característica de um campeão que conquista o território e o mantem em crescimento e multiplicação.

Treinar/Capacitar pessoas:

Um outro atributo que todo bom líder deveria sabe fazer, é a capacidade de treinar/capacitar pessoas para alcançar seus objetivos.

Capacitar/treinar; significa simplesmente passar o seu poder ou capacidade a outras pessoas. É isso que as pessoas anseiam que seus líderes façam.

  • Jesus disse: “Siga-me e eu os farei pescadores de homens” Mt 4.
  • Deus disse a Abraão “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção… (Gn 12)

Há uma frase de John Maxwell, um dos maiores especialistas em liderança no mundo disse:

Os líderes precisam estar perto o suficiente para se relacionar com as pessoas, mas a frente o bastante para motivá-las/lidera-las.

Deus o abençoe!

Ap. Eliezer

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •