O poder do Espírito Santo em nós

Atos 1:8

O Senhor Jesus, antes de subir ao Céu, confiou aos seus doze e a todos os que pelo conhecimento da verdade fossem salvos e transformados em discípulos, o cuidado e administração dos seus bens, a continuação da obra que Ele começou a fazer: ganhar, consolidar, discipular e enviar, para que as vidas que Deus ama sejam salvas, cuidadas, treinadas e desatadas na Frutificação. Em João 15:8 Jesus disse que Deus Pai é glorificado quando frutificamos. Quer glorificar a Deus? frutifique!

Isto é um grande privilégio, uma grande honra, cumpre a cada um de nós nunca esquecer que, para tanto, não seremos capazes por nós mesmos de realizar com êxito esta chamada, se por Deus não formos habilitados. De certo modo, todos os discípulos crentes têm responsabilidade de testemunhar de Jesus, e para isto todos os salvos são chamados e capacitados pelo Espírito Santo, basta desejar.

A Igreja é o corpo de Cristo, composto de muitos membros, e todos devem estar aptos a contribuir para o seu desenvolvimento e edificação, testificando, exortando, aconselhando e orando, todos com fervor e perseverança.

O Espírito Santo nos capacita com os Seus dons, estes são armas poderosas que Ele nos deu, para que pudéssemos vencer a batalha que está diante de nós, pois a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades, é contra os exércitos organizados da maldade nas regiões celestiais. (Ef. 6:12 )

Ao longo de toda a história, o Espírito Santo demonstrou trabalhar com vidas. Se a igreja trabalha com outro objetivo, está na contramão da vontade de Deus. O encargo de Deus é por vidas, e este deve ser o nosso também. O trabalho do diabo é tentar nos desfocar do evangelho e das vidas que precisam ser salvas. Nos distraímos facilmente com atividades e corremos o risco de nos tornar pessoas religiosas, adequadas doutrinariamente, mas estéreis (sem filhos espirituais).

A esterilidade é um sintoma de problema, mas também é uma oportunidade do mover de Deus para nos tornar férteis. Busquemos a bênção completa de Deus que tornará TUDO, até os mínimos detalhes de nossa vida, favoráveis. Sem as bênçãos de Deus, o esforço humano é inútil.

O alvo de Deus com a presença do Espírito Santo em nós é a Frutificação. Para frutificar são necessários nossa resposta ao chamado nos submetendo ao mover do Espírito Santo em nossas vidas; resistir ao Espírito Santo é o mesmo que apaga-lO ou entristecê-lO.

A Bíblia fala do Espírito Santo contendendo com o homem. Que luta é essa? O Espírito Santo move-se no coração de todos os que creem, dando sinais do que Ele quer. Nós resistimos de muitas maneiras, nos opomos pela falta de disposição em ouvir e obedecer e acabamos produzindo um resfriamento do Espírito Santo, que vai se apagando em nossas vidas. Filhos espirituais e crescimento são resultado de intimidade com Deus, são gerados por fé na Palavra pelo Espírito Santo em nossos corações.

O Perigo de Resistir ao Espírito Santo

Quando o Espírito Santo fala e não resistimos nem questionamos, haverá um grande impacto em nossa vida. Muitas vezes desvalorizamos a atuação do Espírito Santo, mas sem Ele não seria possível nem o arrependimento.

Posicionamentos inconscientes de questionamento, crítica, dureza, murmuração, contrariedade e coração obstinado devem ser submetidos ao doce conduzir do Espírito Santo, o resultado será o arrependimento, a transformação e os frutos espirituais em abundância.

Como resistimos ao Espírito Santo

1. Resistindo à verdade: Quando sabemos que algo é verdade e resistimos, o fazemos ao Espírito Santo.

2. Justificando o erro: Continuarmos errando e defendendo o ego através de justificativas.

3. Julgando e condenando: Temos um coração fácil para julgar tudo em todos e ainda sem amor.

4. Andando no orgulho: É caminharmos na contramão do Espírito Santo.

5. Manifestando temperamento incontrolável sem se arrepender e sem se reposicionar. Se não há controle sobre explosões, devemos buscar libertação em gemidos e prantos na oração. Não caminhemos complacentes com o espírito explosivo. Mesmo que alguém erre, nós não devemos entristecer o Espírito Santo.

6. Desviando-se da verdade, se distraindo, saindo do foco da centralidade de nossa existência em Jesus.

7. Violando a consciência de quem somos de fato em Cristo, levando em banho-maria uma vida cristã superficial.

8. Ignorando o espírito de oração, não respondendo em oração a falta e saudade de Deus.

A resistência obstinada ao Espírito Santo apaga Sua chama e biblicamente podemos comparar ao blasfemar contra Ele. Precisamos estar prontos para ouvir o Espírito Santo e obedece-lo.

É necessário para se ter mais de Deus haver em nós uma insatisfação interior. Deus disse em Jeremias 29:13: E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Se eu não O busco com insistência, fé e fervor, denuncio que não quero e nem preciso, neste caso nada dEle terei.

Aprendi que o Senhor não nos dará filhos se nós não estivermos dispostos a cuidar deles. Não adianta orar por vidas e depois não valorizar, não cuidar e abandonar, assim também não adianta buscar a Deus se não estiver disposto a mudar, servir e obedecer. Em Deus está a resposta para nossa vida, mas isso envolve fé, busca, luta e perseverança, uma vez feito, teremos tudo nesta vida e na eternidade!

Prática: Faça um compartilhar de acordo com a palavra ministrada, deixe livre para falar só quem desejar. Orem por todos, pelas famílias, pelos os novos e pelos visitantes que serão convidados para a semana que vem!

No amor de Cristo!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário