Libertos da procrastinação – Parte Final

Êxodo 8:8-10

Como vimos semana passada, a Bíblia é um livro maravilhoso e possui situações extraordinárias. Sendo um livro perfeito, a Palavra de Deus tem respostas para todas as nossas necessidades e também trata com todos os tipos de problemas, com todos os tipos de impedimentos para o agir de Deus em nossas vidas. Em toda a Bíblia há histórias extraordinárias que mostram o poder de Deus e Sua misericórdia com Seu povo. Uma das mais interessantes histórias da Bíblia está no Livro de Êxodo, esta historia da praga das Rãs tem muito para nos ensinar.

Por que Faraó adiou? Que motivos nos fazem gostar tanto de adiar decisões importantes? Por que nós adiamos tanto o que deveria ser feito imediatamente? Por que adiamos receber a bênção se precisamos dela hoje? Por que Faraó, mesmo passando tantas adversidades com as rãs, rejeitou receber a bênção na hora em que Moisés ofereceu? Talvez pelos mesmos motivos alguns cristãos têm postergado receber a reposta do Senhor adiando decisões importantes, deixando sempre para amanhã.

Vamos ver os motivos de Faraó e confronta-los com a nossa vida:

1. Orgulho: O primeiro motivo pelo qual Faraó não quis receber a benção é o orgulho. Talvez ele tenha pensado: “Eu não quero mostrar que estou tão incomodado, eu não quero demonstrar que estou tão infeliz e angustiado.”. Talvez, Faraó tenha dito a Moisés: Ora Moisés, eu não quero que você pense que sua oração é tudo o que eu preciso na vida e que eu estou no fim da história. Eu quero que você ore, mas eu só quero amanhã.

Isso é orgulho e orgulho impede a bênção de Deus. Sabe quem mais recebe de Deus? Quem se despe do orgulho, quem não está preocupado com o que dirão ou pensarão dele, quem olha pra si e reconhece que precisa de Deus, dos lideres e de seus irmãos em Cristo. Sempre olhe para aqueles que começaram antes de você e honre-os, pois eles perseveraram e venceram!

2. Acomodação: Muitas pessoas adiam receber a bênção da mudança para libertação de Deus porque já se acostumaram a viver uma vida ruim. É provável que Faraó já estivesse acostumado com as rãs. O ser humano se acostuma com tudo. Deus nos criou com a capacidade de adaptação. A parte boa de termos a capacidade de nos adaptarmos para sobreviver é que conseguimos viver nas mais adversas circunstâncias climáticas, sociais, emocionais, etc.

A parte ruim é que perdemos a capacidade de ficar indignados também. Acabamos nos acostumando com a violência, perdemos a capacidade de ficar chocados, indignados e, infelizmente, adquirimos a capacidade de nos acostumarmos com uma vida ruim. As pessoas se acostumam até com um casamento ruim e, o mais incrível, tem gente que se acostuma até com doença, vai convivendo com aquilo e se adaptando à situação.

Mas Deus não quer que acostumemos com uma vida ruim. Jesus veio para que tenhamos vida e vida em abundância. O propósito de Deus é que tenhamos uma vida plena. Fomos criados para a vida e não para a morte, fomos criado para saúde e não para a enfermidade, para o sucesso e não para o fracasso, para a abundância e não para a privação, fomos criados para uma vida plena.

Evidentemente neste mundo acontece momentos difíceis na vida de todos, tempo de guerras, de lutas, de crises e de dificuldades que são permitidas por Deus, algumas delas são colheitas de erros e pecados, mas Deus usa estas circunstâncias contrarias para nos aperfeiçoar gerando em nós maturidade, mas não devemos ficar em tribulações nem um dia a mais além do que Deus planejou.

Mas como saber se já chegou o dia de recebermos as bênçãos tão esperadas e desejadas por nós? Pelo simples fato de estarmos recebendo esta palavra, hoje é o dia da nossa oportunidade. Você não está nesta célula hoje por acaso. O Espírito Santo quer lhe mostrar essa verdade, Ele quer que você receba a Sua bênção hoje.

3. Medo: Um outro motivo que nos faz deixar para receber a bênção amanha é o medo. Medo de que porventura não dê certo, de receber a oração e nada acontecer. Alguns se sentem inseguros e tem medo do que pode vir a acontecer, medo dos desafios que poderão vir, medo de viver numa vida diferente da que têm hoje, medo de sair da sua zona de segurança e da zona do conforto.

O medo ocorre porque as pessoas se acostumaram com suas vidas como estão. Todavia, o Senhor está dizendo, não tenha medo de receber e viver o propósito que Eu tenho pra você.

Muitos não compreenderam ainda o amor de Deus, eles não imaginam que pode haver algo melhor, não imaginam que podem viver a vida sem as rãs incomodando. Todavia, as rãs são enviadas por causa do pecado. Para nos vermos livres das rãs, precisamos nos arrepender de nossos pecados e crer no amor de Deus, nos aproximarmos dEle sem medo, mas com ousadia. Se você ouvir a voz do Senhor hoje, não endureça seu coração, antes o abra para o Senhor, por­que hoje é o tempo da sua oportunidade.

O tempo da bênção de Deus é hoje. O tempo da oportunidade é hoje. O tempo favorável de Deus para nós é hoje. Se você ouvir a voz do Senhor hoje, abra o seu coração. Muitas vezes não recebemos mais de Deus porque estamos fechados, porque, de alguma maneira, nós resistimos a Deus, há uma demanda em nosso coração contra Deus e ficamos fechados.

Não temos em nossa cultura o costume de falar da morte, não é polido nem de bom tom. Mas devemos encarar a realidade: não sabemos o dia em que iremos partir, temos a promessa de uma longa vida, devemos usá-la para colocar Deus em primeiro lugar e viver do melhor daquilo que Ele tem pra nós. Devemos responder ao Senhor hoje. O Senhor nos diz que o dia da nossa oportunidade é hoje. Devemos aproveitar essa grande bênção que Deus quer nos dar hoje, pois não sabemos o dia da volta de Jesus!

Tome a decisão de mudar de atitude. Aproprie-se das promessas de Deus e lute contra a procrastinação para alcançá-las. Lute contra o orgulho, a acomodação, o medo e a preguiça. Creia que hoje é o dia que o Senhor lhe dará a vitória suprindo as suas necessidades, ative a sua fé pelo seu discurso e ação diariamente.

Pratica: Existe alguma área da sua vida que ficou parada e o que você tem deixado para amanha?

Amamos vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário