Por que Células

As células não são apenas uma estratégia que escolhemos, dentre as muitas disponíveis. Elas fazem parte de uma visão de como a Igreja deveria ser. O nosso objetivo não é simplesmente levar a nossa igreja a crescer numericamente; nós desejamos estar, de fato, trabalhando na edificação da Igreja como corpo de Cristo que tem um propósito de salvar e edificar vidas.
As células para nós não são uma doutrina, mas elas estabelecem uma visão e definem o nossa identidade  de igreja. No ministério Penha as células não são mais um dentre os muitos departamentos em atividade; elas são uma estratégia de conquista, elas geram relacionamentos e manifesta a vida de Cristo nas pessoas. Um membro integrado na célula se torna frutífero, cumprindo com facilidade a grande comissão de fazer discípulos de todas as nações.
Somos uma igreja em célula não por modismo, mas por revelação. Temos convicções claras e firmes .

Vejamos algumas razões por que somos uma igreja em células.

1. Porque a igreja deve crescer e se multiplicar.

Assim como as células biológicas se juntam para formar o corpo humano, as células da igreja se juntam para formar o Corpo de Cristo. Do mesmo modo como o corpo humano cresce e se desenvolve através do processo de multiplicação celular (cada uma delas, ao atingir a maturidade, se divide em outras duas), a Igreja também cresce através da multiplicação de células sadias.

2. Porque queremos ser uma comunidade terapêutica e transformadora.

Queremos ser um povo que conhece e vive plenamente a Verdade. Queremos ser uma comunidade que tem relacionamentos curados, que cresce na vida interior e transborda para o exterior, com o propósito de ganhar o nosso  bairro, nossa cidade, nosso estado, nosso país e a nossa geração! Esta é a vocação da Igreja: ser uma família, ser um lugar onde há vida, libertação, cura e aconchego. As células são a nossa estratégia de conquista.

3. Porque, para um crente crescer saudável, ele precisa de ouvir e de falar.

Em Romanos 10:17 vemos que a fé vem pelo ouvir a Palavra. Quando participamos da escola de líderes e da reunião de celebração, o alvo é recebermos fé pelo ouvir. Por outro lado, se queremos crescer, precisamos também compartilhar o que ouvimos. É pelo falar que somos cheios do Espírito; é pelo falar que geramos, liberamos e ministramos vida! Nas reuniões de celebração ouvimos para recebermos fé; e nas reuniões da célula, falamos para crescermos em fé! Todos nós necessitamos de uma dieta espiritual equilibrada, que envolve ouvir e falar.

4. Porque a Igreja deve ser uma família.

A Igreja, indiscutivelmente, não é o prédio onde nos reunimos. Ela é um edifício espiritual feito de pedras vivas que são as pessoas. A palavra de Deus nos diz que a Igreja é o corpo de Cristo na terra, membros ligados e unidos uns aos outros cumprindo o propósito de Deus de unidade. Entendemos que a igreja é formada por pais e filhos espirituais, discipuladores e discípulos. Não existe discipulado sem relacionamentos e todo relacionamento firmado nos princípios de Deus, traz cura e crescimento.

De um modo geral, as pessoas estão carentes de amor e aceitação. Por isso, precisamos ser a resposta de Deus para os seus anseios! A igreja precisa ser uma grande família. A sociedade está cheia de pessoas feridas e desajustadas emocionalmente, as quais somente serão alcançadas através de um ambiente de amor e aceitação familiar. É justamente esta a visão que temos para as células de nossa igreja: que cada uma célula seja um grupo familiar onde as pessoas são aceitas e amadas.

Na mente de todo homem, o lar é o ponto de convergência – o lugar de aceitação e de expressão incondicionais, o lugar de acolhimento e aconchego.  A Igreja, dentre tantas ilustrações bíblicas, é um lar, que deve ter todas estas expressões de vida e amor. É por isso que somos uma igreja em células, porque desejamos ser um lugar de acolhimento em amor.

Esse é o segredo da edificação da igreja e do seu crescimento. Mas, evidentemente esse padrão somente pode ser atingido nas reuniões da célula. É preciso enfatizar que a reunião da célula é tão importante quanto as reuniões gerais de celebração. Um crente que deixa de participar da célula está comprometendo o seu próprio crescimento espiritual, do mesmo modo que, aquele que deixa de participar da reunião geral de celebração, está se privando do alimento da fé. Nós precisamos desses dois tipos de reuniões para crescermos apropriadamente.