A alegria do Senhor é a nossa força

Neemias 8: 8 ao 12

Quando caminhamos na prática da Palavra de Deus, Suas promessas se cumprem automaticamente em nossa vida. A Palavra de Deus é rica em tudo e é espada de dois gumes para fazer a divisão entre o que é da alma e o que é do espírito. Precisamos entregar o nosso caminho ao Senhor para que Ele possa realizar Sua boa vontade em nossa vida. Essa é uma das formas de trabalharmos fazendo com que o Reino de Deus se propague, alegrando assim o Seu coração.

Dentre tudo o que Deus quer que façamos, o mais im­portante é o cuidado com o caráter e a santidade, para que andemos plenamente irrepreensíveis. Caráter e santidade ca­minham em unidade, e quando falamos sobre o caráter do Reino de Deus, estamos expressando a santidade e isso alegra muito o coração de Deus. Se a alegria de Deus é a nossa força, então temos resistência para vencer tudo, acrescentando que a força do Senhor em nós é a nossa alegria.

Queremos ser reconhecidos como povo de Deus, o povo que tem um caráter de santidade, que anda em novidade de vida. Essa é a tônica daqueles que caminham no Reino de Deus e operam nesse mover do Espírito.

Neste texto que lemos em Neemias 8:8-12 revela que o povo de Israel foi restaurado em sua própria terra, vindo do cativeiro da Babilônia. Houve uma reunião solene presidida por Neemias (governador) e Esdras (sacerdote e escriba), ocasião em que as Escrituras Sagradas foram lidas e ensinadas ao povo.

O primeiro sentimento deles foi de grande tristeza, de profundo pesar, por saberem que tudo o que estava escrito na Lei do Senhor lhes sobreviera em razão do viver pecaminoso deles e especialmente de seus pais, e podiam entender agora o quanto haviam agido contra um Deus tão puro, amoroso e santo, e quanto haviam desconsiderado a Sua Palavra que agora, estava lhes sendo recordada.

A tristeza do arrependimento, que segundo Deus, não é para produzir abatimento e sentimentos de morte, senão de alegria e de vida, pois esta atitude nos liberta e nos cura. Quando podemos reconhecer que Ele deve ser obedecido e amado, e que o pecado deve ser confessado e deixado, temos nisto motivo para nos alegrarmos em Sua presença, porque certamente Ele também está alegre conosco, Ele nos concede a força da sua graça para gerar em nós a mais pura alegria espiritual.

Aqui se cumpre a palavra da promessa feita através do profeta Isaías no capítulo 61 e versículo 3 que diz: “…e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.”

A alegria do Senhor é a nossa força. Aquele momento para Israel era muito importante, pois eles estavam em meio à grande celebração pela restauração dos muros de Jerusalém e da afirmação de outros compromissos, “Neemias acrescentou: Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor é a sua força, a alegria do Senhor os fortalecerá. 

Podemos ver na Bíblia que o nosso Deus é alegre e quer que celebremos as nossas conquistas vindas através das Suas promessas. Na verdade, só podemos cantar porque Deus é alegre, Ele estabeleceu três festas anuais, festas nos casamentos, nas colheitas, etc. Já imaginou cantar músicas alegres diante de um Deus sisudo, com semblante fechado? Não teria clima.

O que devemos fazer para alegrar ao Senhor? Além do que citamos anteriormente, podemos dizer que quando o Espírito Santo fala e não resistimos nem questionamos, além de haver um grande impacto em nossa vida, alegraremos ao Senhor. Muitas vezes desvalorizamos a atuação do Espírito Santo, mas sem Ele não seria possível nem o arrependimento e isso entristece ao Senhor.

Quando nos posicionamos com questionamentos à Palavra de Deus, quando criticamos alguém, quando demonstramos dureza em receber uma confrontação bíblica, quando murmuramos contrariando a vontade de Deus e quando temos um coração obstinado na desonra, entristecemos ao Senhor. Devemos sempre com alegria nos submeter ao doce conduzir do Espírito Santo, pois pela Sua Palavra, Ele nos transforma gerando em nós arrependimento para gerarmos frutos físicos e espirituais.

Quando alegramos a Deus? Quando não resistimos à verdade, nos alimentando dela; Quando não ficamos Justificando erros e pecados; Quando não Julgamos e nem condenamos ninguém; Quando andamos com humildade resistindo ao orgulho, pois isso seria caminhar na contramão do Espírito Santo. Quando manifestamos um temperamento controlável, um caráter santo, fiel e integro, quando nos arrependemos dos pecados e os abandonamos, quando reposicionamos nossa vida nos princípios do Reino do céus, e recomeçamos sem desistir e sem recuar.

Mesmo se alguém errar conosco, não devemos entristecer ao Espírito Santo julgando, condenando e criticando, pelo contrário, perdoando, abençoando, falando bem e liberando a pessoa para crescer e prosperar. Nestes dias mais do que nunca, precisamos andar na verdade sem nos distrair colocando o foco e a centralidade de nossa existência em Jesus o nosso Cristo. A alegria dEle em nós, nos fortalece!

Quando não ignoramos o espírito de oração e não resistimos ao Espírito Santo, alimentamos a Sua chama Viva em nós. Isso fala de avivamento, de credulidade, fé edificada, Revelação da Palavra de Deus em nosso coração que nos levará para uma atitude obstinada em crer e nunca duvidar. O resultado será fertilidade, frutificação, multiplicação, crescimento, prosperidade, vitória nas áreas de conflito, etc. Fomos salvos, para continuarmos aquilo que Jesus começou; Ganhar almas, consolidá-las, discipula-las e envia-las para fazer o mesmo.

O mover de Deus é fazer violência contra as trevas. O Senhor nos chamou para sermos valentes e frutíferos. O Espírito Santo nos levará a ter compaixão, encargo e empatia pelos outros, numa medida cada vez maior. O Senhor não nos dará filhos se nós não cuidarmos deles, mas se cuidamos, multiplicamos como peixes no mar. Quer ser feliz? Desperte a alegria do Senhor em sua direção!

Prática: O que esta palavra tocou em você? Compartilhe e busque ser fortalecidos na alegria do Senhor

Amamos vocês!

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir

Deixe um comentário