Todo bom líder precisa saber avaliar-se

Gênesis 3: 6 a 13

Todo líder que deseja o êxito, precisa aprender a avaliar-se. Só quando paramos para olhar para dentro de nós e para nossos resultados, é que obtemos os elementos, para as mudanças necessárias e para um crescimento sustentável.

Quantos líderes fizeram grandes conquistas, mas depois perderam seus frutos e acabaram saindo da rota? Entraram numa crise conjugal, deixaram os discípulos, ou fracassaram no ministério?

O que faltou a eles? Com certeza, saber quem são e onde estão? As conquistas fáceis, ou o crescimento muito acelerado, podem inebriar pessoas e fazer com que estas percam a noção de si mesmas, ou se percam em relação ao propósito.

Em Gn. 3:9 logo após o advento do pecado na vida de Adão e Eva, a primeira pergunta de Deus à Adão é: “Adão onde estás”?

Deus que sabe todas as coisas, sabia que Adão e Eva naquele momento, haviam se perdido em relação as verdades propostas por Deus a eles. O pecado fez com que Adão e Eva perdessem a noção de quem eram, de onde estavam, e de quem estava com eles no jardim.

Embora durante toda a vida tivessem sido íntimos do Senhor, ali não estavam mais reconhecendo a Deus, como um pai amigo, a ponto de fugirem e esconderem-se Dele. A verdade os buscava para os resgatar, mas eles com medo, fugiam da verdade.

É incrível como até os dias de hoje, nós, seres humanos, sofremos desta síndrome, que nos leva muitas vezes ao não reconhecimento do amor de Deus e de suas verdades absolutas.

Os que ainda não são cristãos fogem de Deus por um sentimento de culpa e auto- condenação, e os que já são cristãos muitas vezes negam a verdade da sua palavra, quando postergam ou negligenciam a sua prática. Há crentes que vivem fazendo de conta que ainda não entenderam o que Deus disse, e vivem por isto, uma vida muito aquém da que Deus preparou para eles.

Nas relações entre maridos e esposas, pais e filhos, pastores e ovelhas, existem aqueles que resistem a confrontos, negando-se a reconhecer a verdade, como fizeram Adão e Eva, ao dissimularem diante do Criador. Esta é simplesmente a reação de nossa natureza humana, decaída, em contraposição à ação do Espírito querendo nos transformar.

A Bíblia diz que nosso coração é enganoso e desesperadamente corrupto, por isso quando resistimos ao confronto da verdade, o fazemos pelo menos de quatro maneiras:

  1. Transferindo as responsabilidades (como Adão fez com Eva e Eva com a Serpente).
  2. Apontando as falhas do outro para sair do foco. (mas você também fez isso).
  3. Negando a realidade, num processo de auto sabotagem (eu não fiz isto).
  4. Se justificando e se fazendo de vítima (também eu fiz isto, porque eu faço tudo sozinho nesta casa, ninguém me ajuda).

Estas são as várias rotas de fuga da alma humana, querendo escapar do encontro com a verdade. Por trás destas artimanhas, estão nossos pecados, e os traumas impressos em nossas almas.  

A verdade, porém, nunca vem para nos oprimir e sim para nos libertar, como declara João 8:32: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Deus não se apresentou no jardim, para punir a primeira família, mas para prometer seu resgate, através do descendente da mulher (Jesus).

O profeta Natan não se apresentou à Davi para amaldiçoá-lo, mas para levá-lo a arrepender- se do adultério e do homicídio que o cegavam e condenavam até ali.

O desejo de Deus é sempre nos libertar, curar, e nos aperfeiçoar, mas isto será impossível sem um genuíno arrependimento, sem que reconheçamos com sinceridade, os erros cometidos por nós.

O autoexame é o único caminho para o autoconhecimento e para o aperfeiçoamento, mas por vezes, erroneamente, fugimos deste processo e perdemos assim a capacidade de nos situarmos em relação aos outros e de identificar os motivos de nossos maus resultados.

Precisamos criar coragem para ouvirmos, não as críticas de pessoas que as fazem somente pelo hábito de criticar, mas a voz dos que realmente nos amam e querem o nosso bem (pais, cônjuges e discipuladores).

Quem somos realmente, não depende só do que pensamos de nós mesmos, mas das mudanças, por exemplo, que meu cônjuge reivindica de mim. Meu status financeiro não corresponde necessariamente ao que eu desejo ter, mas é comprovado pelo suprimento real e pelo equilíbrio que há em minha vida financeira; minha condição como líder ministerial, não será medido pelo meu número de seguidores nas redes sociais, mas sim pelos frutos, que eu tenha nas células e na igreja local.

Nossos equívocos e falhas de caráter não se resolvem com o passar do tempo, mas sim, quando decidimos olhar para estes com verdade, para tratá-los e vencê-los.

Preste atenção, os que vivem fugindo de Deus e de si mesmos, tem áreas com problemas crônicos em suas vidas, e isto prejudica seus resultados e seu testemunho.

A palavra de Deus diz: “Achegai-vos a mim e eu me achegarei a vós outros”, diz o

Senhor, ou seja, quando paramos de fugir da verdade de Deus, ela nos alcança e nos transforma.

O Rei Davi, durante algum tempo tentou esconder seu pecado, e por isso sofreu muitas perdas e dores, mas depois de reconhecer a verdade, aprendeu com sua amarga experiência e passou a dizer: “Sonda o meu coração oh Deus e vê se há em mim algum caminho mal”.

Davi aprendeu que não podia confiar em seu próprio coração, humano e corrupto, mas que precisava sempre confiar, e depender de Deus para ser livre de seus próprios enganos.

Deus é nosso modelo perfeito, e sua atitude após a criação foi a de parar para avaliar seus resultados, concluindo obviamente que tudo que havia feito era bom e muito bom. Se Deus que é perfeito, parou para avaliar suas obras, muito mais nós, precisamos estar constantemente atentos, a nossa essência e as nossas atitudes.

Todo líder que quer ter êxito, precisa ter um conceito correto de si mesmo, mas para isto precisa desenvolver autocrítica, e não ter medo de encontrar-se com Deus e consigo mesmo.

Muitos cristãos têm medo de olhar para dentro se si, porque sabem que lá dentro encontrarão Deus, afinal, Ele decidiu habitar em nós.

Não devemos ter medo do autoexame, pois quando olharmos para nós mesmos, não veremos só defeitos, mas muitas qualidades também. Deus ao referir-se a criação do homem, declara ter criado algo muito bom! Ouça: Deus tem prazer em sua vida, Ele vê claramente, todas as coisas boas que Ele mesmo colocou em você!

O fato, porém, de termos muitas qualidades, não anula a realidade de que também temos falhas, e a coragem de reconhecermos isto, é nossa única chance de mudança.

Precisamos entender que identificar nossos pontos fracos é fundamental para que possamos corrigi-los e alcançar superação a cada dia. O objetivo do Senhor é nos fazer pessoas melhores a cada dia, e erradicar de nossas vidas todo nível de frustração.

Só uma aliança com Deus pode nos levar a esta vitória e a uma vida completa, mas veja o que está escrito em 1 Co.11: 28: Examine-se o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Só entraremos em aliança com Deus se nos dedicarmos ao autoexame, se encararmos com coragem, os nossos problemas interiores e nos entregarmos ao amor de Deus para que Ele nos trate e santifique.

Deus quer nos levar a um outro nível de vida, Ele tem grandes coisas para nós, mas para que assim, a nossa sorte mude, o Senhor precisa mudar primeiro nosso interior.

Não fuja mais de Deus e nem de você mesmo, olhe para dentro de si, reconheça onde você tem errado, entregue suas fraquezas ao Senhor, e fique com o melhor que Deus criou de você, afinal Ele disse, e não se arrependeu: “Façamos agora o homem, a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”!

Deus os abençoe e multiplique conforme a promessa ENDJ

Amamos vocês.

Aps. Fábio e Claudia A. Abbud

                             

Imprimir

Deixe um comentário