Encontre sua Célula
Saiba qual a célula mais próxima de você! Procurar
Redes Sociais
28 agosto, 2018

Uma conversão genuína

Atenção: Próximo domingo será a CEIA DO SENHOR, teremos a presença do nosso Apóstolo Fábio Abbud, nossa cobertura. Ele é uma Árabe convertido e muito ungido, Deus fará milagres em nosso meio!

Lucas 19:1-10

Queremos acompanhar a trajetória de uma pessoa que se deixou transformar por Deus. Seu desejo de ver quem era Jesus acabou levando-o a uma experiência muito maior do que a que esperava. Zaqueu não sabia que enquanto buscava ver quem era o Senhor, este também mantinha expectativas acerca de quem era Zaqueu. Esta história pode falar ao seu coração.

1. Uma Vida de Aparências – “Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. ” (Versículo 4)

Por ser de pequena estatura, Zaqueu encontrava dificuldades para ver o Senhor Jesus, enquanto este passava com a multidão. Inconformado, decidiu subir numa arvore na tentativa de matar sua curiosidade. O interessante da história é que a árvore na qual ele subiu, de alguma forma, estava relacionada ao tipo de vida que ele vivia.

Aquele arvore era um sicômoro, conhecida como figueira brava, ela dá frutos, mas estes são inferiores, os frutos são ruins, conhecidos na região como figos inferior, pois é conhecida naquele lugar de figueira doida. Sua aparência é bonita, porém, frutos amargos ou sem sabor. Assim era a vida de Zaqueu. Aquele homem rico, cobrador de impostos, que havia se enriquecido de forma ilícita cobrando mais do que devia, demonstrava ter uma vida tranquila e resolvida. Ninguém conhecia de verdade, o seu real estado interior.

Alguém pode viver uma vida de aparências e se contentar com isso. Talvez porque considere mais importante o que os outros vão achar dele, do que ele acha de si próprio. Mas uma vida de aparências não consegue preencher o vazio no coração de uma pessoa. Precisamos procurar identificar em nossa vida o que é apenas aparente, mas não condizente com o nosso verdadeiro estado interior…

2. Um Lugar de Transparência – “Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. ”  (versículo 5)

Quando Jesus o viu em cima da árvore, pediu-lhe que descesse depressa porque convinha pousar na casa dele. Na verdade, o Senhor estava querendo que Zaqueu descesse do lugar de “aparências” para revelar quem ele era realmente. Não existe um lugar onde sejamos mais transparentes do que a nossa própria casa.

Jesus não o levou para um templo, sinagoga, ou outro lugar qualquer, Ele o levou para onde Zaqueu morava. Ali, no lugar de transparência, onde Zaqueu não podia esconder seu verdadeiro “eu”, Jesus operaria uma grande transformação.

Em casa somos o que somos, sem máscaras. É lá que facilmente revelamos nossas irritações e inquietações. Em casa, falamos o que está no coração e demonstramos as impressões que realmente temos das pessoas. Nosso cônjuge, filhos ou pais, sabem quem nós somos; não podemos nos esconder deles. Eles conhecem as virtudes e todos os defeitos.

Deixemos que o Senhor Jesus nos leve para nossa casa, vamos deixá-lo entrar em nossa vida. Por um momento lembremo-nos do nosso relacionamento com nosso cônjuge; como o temos tratado ou falado com ele. Pensemos um pouco no relacionamento com os nossos filhos ou com os nossos pais. Reflita comigo sobre os momentos de descontração quando ninguém nos vê. Como tem sido nossas ações?

3. Uma Genuína Conversão –  “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. ” (Versículo 8)

Não sabemos o que Jesus conversou com Zaqueu e sua esposa naquela casa, mas conhecemos os resultados dessa conversa. Aquele homem rico depois de um tempo de comunhão com o Senhor Jesus resolveu dar aos pobres a metade dos seus bens; e, havendo defraudado (lesado, roubado) alguém, decidiu restituir quatro vezes mais.

Zaqueu descobriu que havia feito do amor ao dinheiro seu verdadeiro deus. Conhecendo Jesus, percebeu que passou sua vida inteira adorando a pessoa errada. Foi então que decidiu adorar somente ao Deus vivo. Além disso, discerniu que o verdadeiro arrependimento não se limita apenas a um sentimento de tristeza pelo pecado cometido. É, acima de tudo, uma oportunidade para restituir o que se tomou de alguém.

Sempre precisaremos restituir àquilo que tiramos ou roubamos de alguém. Alguns terão de restituir o tempo que deixaram de viver para Deus, outros terão de restituir o tempo que deixaram de viver com seus filhos ou com os cônjuges, por causa de uma herança familiar adquirida ou por erros cometidos. Outros terão de devolver seus talentos a Deus outrora usados não para a glória dEle. Devolver os talentos a Deus é deixar de usa-los para si mesmo e usá-los para Seu louvor e expansão do Seu reino.

Decida restituir o que porventura você tenha tomado ou emprestado de alguém: Amor, Perdão, dinheiro, tempo, honra, sustento, etc. Deixe o Espírito Santo promover uma genuína conversão em sua vida para que o Senhor Jesus também possa dizer a seu respeito “Hoje, houve salvação nesta casa, hoje houve salvação nesta vida…!” (Lucas 19:9ª)

Se ficarmos olhando para os defeitos dos outros, não veremos os nossos e consequentemente não conseguiremos conhecer ao Senhor e a nossa vida continuará na mesma. Quando queremos mudança na nossa vida, no nosso casamento, quando temos sonhos e visão, não ficaremos parados diante de obstáculos, mas correremos na frente e subiremos acima dos medíocres, estaremos em um nível mais elevado de onde poderemos ter a nossa visão mais ampliada.

Tome a decisão de conhecer ao Senhor Jesus, busque crescimento espiritual, reconheça-o como teu salvador e Senhor. Ele é o único intermediário entre Deus e os homens. Reconheça que você precisa dEle, ore a Deus junto comigo, hoje Deus Pai vai mudar a sua vida e a sua família em nome do Senhor Jesus! Hoje é o dia favorável, suba na arvore, busque por Ele, Ele está sondando o seu coração.

Compartilhar opcional: você tem sonhos, visão e metas para a sua vida? Você já entregou a sua vida ao Senhor Jesus? Líder ore por todos e profetize vida, alegria, multiplicação, crescimento, prosperidade!

Atenção: Próximo domingo será a CEIA DO SENHORteremos a presença do nosso Apóstolo Fábio Abbud, nossa cobertura. Ele é uma Árabe convertido e muito ungido, Deus fará milagres em nosso meio! Gostaria que todos os nossos discípulos estivessem presentes, isso vai desatar a vida de todos para crescimento e prosperidade!

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •