27/03/2018 – A Restauração dos Sonhos

Mc 5:25 a 34

Vemos na Bíblia que aonde Jesus chegava, sempre havia uma multidão esperando por Ele ou indo ao Seu encontro. Aquilo que Jesus fazia e falava mostrava que havia esperança para o cansado e oprimido, para os doentes e para aqueles que estavam vazios por dentro, pois Ele mostrava o verdadeiro Deus e como chegar a Ele. Isso mostra que nós precisamos desesperadamente de Deus para preencher o vazio recebendo paz e esperança de uma nova vida.

Esta mulher deste texto que lemos tinha um sonho de ter uma vida normal, se casar, ter filhos e uma casa. Porém, por causa da doença que ela carregava, era rejeitada e desprezada. Segundo a lei da época, ela tinha que gritar quando saia na rua, estou imunda. Eram 12 anos de luta; não são 12 dias.

Vemos aqui o exemplo de alguém sem esperança que encontra Jesus e sua vida e totalmente mudada, pense nesta mulher que ouviu falar do Senhor e o estado em que ela estava.

Ela estava com uma doença incurável havia doze anos. Seu estado clínico humanamente falando, era irreversível. Seu problema parecia não ter fim. Estava sem perspectivas, sem esperança, fraca, sem apoio e sozinha, mas ela tinha o sonho de ser curada e formar família. Comprovamos isto pelo fato dela ter gastado todo seu dinheiro com os médicos e quando ouviu falar de Jesus, foi atrás dEle enfrentando tudo e todos.

Naquela época, segundo a lei e cultura, uma mulher com hemorragia que era o ciclo menstrual, enquanto permanecia o fluxo ela era considerada durante aqueles dias de imunda e teria que ficar separada da família até que houvesse a purificação.

Esta mulher vivia em um lugar de isolamento por causa da sua situação. Porém não vivia bem ali, pois o comodismo dos outros a confrontava e ainda não podia ir para a cidade, pois corria o risco de ser apedrejada conforme a lei e cultura daquela época. Já havia gastado tudo com os médicos, não havia mais esperança para ela a não ser ir para o lugar onde mais existem sonhos não realizados (Cemitério), pois a morte já se aproximava dela.

Quem sonha incomoda gerando Inveja nas pessoas, principalmente se estes sonhos mudam territórios e geram mudanças ao redor. Quando uma pessoa fica por muito tempo desempregada, ou quando há pecados constantes que geram perdas e quando há falta de Compreensão e apoio, surge a desilusão e esta situação se perdurar por muito tempo, pode afogar os sonhos de algumas pessoas.

O Diabo é e sempre foi um destruidor de Sonhos e ele age sorrateiramente, ele usa pessoas para gerar críticas usando inclusive pessoas de perto e colegas, especialmente na escola e trabalho. Mas quem tem sonhos vindo do coração de Deus nunca desistem.

Existe uma grande diferença entre sonho e fantasia. Sonhos quando vem de Deus sempre vão gerar motivação e esperança. Fantasia é fruto da nossa imaginação influenciada por conceitos de um mundo sem Deus e não tem propósito. Ex: ganhar na loteria….

Quem não tem mais sonhos se torna:

  • Indiferente;
  • Depressivo;
  • Abatido;
  • Desmotivado;
  • Insensível;
  • Com medo de ser machucado novamente.

Atitudes para termos os sonhos restaurados:

1. Crer nos sonhos. Nunca desista. 12 anos não são doze dias. Aquela mulher poderia ter desistido, o que seria até aceitável, mas ela não abriu mão de seus sonhos.

2. Recusar-se a olhar para as circunstâncias. Todos diziam que era impossível, até os médicos. Ela já havia tentado de tudo, mas ainda assim ela não desistiu. Havia o Fato de que ela estava doente, mas a sua fé rompeu a circunstância contrária, ela foi curada por Jesus, ela venceu, ali os seus sonhos começaram a ser realizados.

3. Estar disposto a enfrentar desafios. Enfrente as multidões, os riscos, as críticas, os desafios, o encargo de conquistar o território, as mudanças necessárias e o medo de ser apedrejado. Ficar numa postura passiva com dó de si mesmo não leva a nada.

Conclusão

Em I Reis 17:17 a 24 conta a história da viúva que alimentou o profeta Elias. Quando o filho dela morreu, ela não desistiu e levou ao profeta e quando Elias viu o menino morto, orou e não desistiu até restituir o filho ressuscitado para aquela mulher.

No Salmos 126:1-2 fala de um momento especial no povo Judeu, que esperaram por setenta anos no cativeiro sem desistir do sonho de serem livres novamente, e de voltarem para casa. Eles disseram, estamos como quem sonha, grandes coisas o Senhor fez por nós.

Temos duas opções: ou tomamos a pá e abrimos um buraco e enterramos as nossas esperanças e sonhos ou apanhamos esses defuntos (sonhos e esperanças) e nos debruçamos sobre eles para acorda-los com oração e ação, na certeza de que Deus foi e sempre será o Deus da ressurreição. Ele hoje quer mudar a sua vida, volte a sonhar, sonhe grande, regue os seus sonhos com oração e palavras de vida e trabalhe para que ele se torne realidade! Amém!

Pratica: faz um compartilhar e ore por todos para Deus ressuscitar os sonhos antigos e gerar novos sonhos para o futuro. Faça o apelo e leve os novos no culto domingo!

 

Deus te ama e nós também!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita Moreira

 

Atenção: Próximo domingo será o culto do amigo, convide e traga pessoas! Sábado dia 7 será as 12 horas de oração e dia 8, domingo, será o culto de Pascoa e teremos a Ceia do Senhor

 

Imprimir