Tomada de posição

II Crônicas 20:1-22,26-30

Josafá era rei de Judá, uma das doze  tribos de Israel, naquela época havia muitos conflitos, o reino estava dividido e muitos conflitos internos precisavam ser vencidos!

Porém Josafá andou nos caminhos do Senhor, derrubou os altares dos falsos deuses, buscou a Deus de coração, fazendo o que era reto perante ao Senhor.

Vejamos nestes relatos bíblicos  os princípios e atitudes que devemos aplicar na nossa vida:

1. Vers 3. Josafá teve medo.

  • O medo tem dois lados, o primeiro lado é importante, pois nos leva a prudência e a dependência do Senhor. É aquele medo que nos protege, principalmente quando está além do nosso controle.
  •  
  • O segundo é ruim, pois é aquele que nos paralisa, este devemos vencer. É aquele medo por causa de um trauma, de uma desonra ou rejeição, este se tornam cadeias que precisam  ser superadas e vencidas, para isso é necessário desenvolver fé e posicionamento, renunciando tudo que nos fez mal no passado e assim encarar o medo de frente!.

2. Josafá teve uma atitude correta diante do medo: Ele buscou ao Senhor, convocou todos para se congregaram para orar, buscou unidade e unanimidade. Esta  deve ser nossa atitude diariamente e em todo tempo, pois estaremos seguros nele e respaldados para vivermos e fazermos a Sua vontade na terra, nascemos e vivemos para isso.

3. Ele Usou os princípios corretos na oração:

  • Primeiro: Exaltou a Deus. Disse quem Ele era e a sua fidelidade em cumprir a Sua Palavra.
  • Segundo: Apresentou o problema, falou da fidelidade deles e reivindicou a resposta.
  • Terceiro: Se colocou na dependência de Deus, disse, o inimigo é maior que nós, não temos forças para vencê-los, nossos olhos estão postos em ti.

4. Ele Ouviu a Palavra de Deus e deu ouvidos à sua voz. Essa é uma atitude sabia, nela se revela e se aplica fé. Ele ouviu e obedeceu, praticou. Aqui aprendemos algo muito importante, Deus luta por nós, só precisamos fazer a nossa parte, os inimigos estão à frente, teremos que passar por eles, só precisamos estar alinhados como os princípios de Deus.

5. Vers. 15 diz: Não temais essa grande multidão que vem contra vocês, pois Deus lutará por vocês, amanhã descereis contra eles…, Aqui diz que a luta é de Deus, mas amanhã vocês descerão contra eles?

  • Primeiro: Não temer pelo fato de crermos em Deus autor da vida, poderoso é fiel;
  • Segundo: Não terei que lutar com força humana, é com o poder e autoridade de Deus, usando armas espirituais tais como; arrependimento, amor, perdão, santidade, unidade, fé, lealdade, fidelidade, honra, verdade, justiça, retidão, honestidade, caráter correto, oração é adoração.

6. Amanhã descereis contra eles. Amanhã, porque não hoje? Porque hoje vocês ainda não estão preparados, não se luta contra inimigos espirituais, circunstâncias contrárias, crises humanas sem se estar prontos para tal.

Para entrar na arena de guerra é preciso treinamento, conhecimento acerca do inimigo, maturidade, convicção, fé, brechas fechadas, ter armadura e saber manejar a espada que é a palavra de Deus. Alguns pensam que fazer escola de líderes…., é só pra liderar…

As lutas de hoje estão no nível que temos hoje, estas definem as conquistas, as guerras de manhã estão em outros níveis, mas as conquistas também terão outros níveis, só que Deus não nos permitirá entrar numa guerra em que não estejamos preparados!

Deus indicou aonde os inimigos estavam é disse: Tomai posição.

  1. É preciso saber onde o inimigo está, detectar os inimigos internos e externos…
  2. É preciso tomada  de posição…

  Deus  quer nos ensinar  a não ficarmos esperando os inimigos baterem na nossa porta, antes que eles cheguem, em vez deles baterem na nossa porta, somos nós que devemos bater na porta deles e destruí-los na raíz, na fonte, na base, antes que cresçam é se fortaleçam.

Deus disse a Caim, o pecado, o mal está batendo na tua porta,  cabe a você dominá-lo…, agora está mais difícil de vencer, ele chegou na tua porta, ele vai tentar entrar. Se Caim tivesse tratado daquele sentimento ruim de inveja…, teria matado o inimigo na porta dele.

Deus diz hoje para você e pra mim, tomai posição…!

  • Antes que meu casamento se acabe devo ir na raiz do problema é resolver…
  • Antes que meus filhos se percam, devo praticar os ensinos bíblicos para protegê-los…
  • Antes de cair em uma tentação ou fraqueza, devo me abrir com meu líder e  buscar a vitória, fechando todas as possibilidades de queda, queimando o barco da possibilidade.
  • Antes que entre em mim um esfriamento espiritual e me afaste de Deus, devo buscar viver uma vida mais focada nEle e sua palavra, orando mais, tirando meus olhos das pessoas é focando totalmente em Deus e me alinhando com meu mentor, meu líder.
  • Antes de me tornar um crítico, um fofoqueiro, um murmurador…, vou me afastar de pessoas assim, vou parar de ouvir outras vozes é passar a andar com pessoas fiéis, com pessoas de honra.
  • Antes que a vida passe, antes que as oportunidades desapareçam, vou mudar e melhorar como pessoa, perdoando a todos, amando a todos e decidindo ser feliz.
  • Antes que minhas forçam se esvaiam, vou me dedicar em servir ao Senhor, em frutificar para Ele, em responder ao meu chamado…
  • Antes que o devorador bata na minha porta, vou entregar meus dízimos e ofertas, antes que haja falta da benção, a prosperidade é da honra na minha casa, vou honrar a Deus e ao meu sacerdote com as minhas primícias.

Não vou esperar os inimigos baterem na minha porta, vou bater na porta deles!!! Não espere…

8.  Precisamos colocar Deus na frente, louvar no meio da luta. Josafá colocou na frente do exército os levitas, os músicos, os cantores para irem louvando. No versículo 22 diz que quando eles começaram a louvar, Deus agiu é os inimigos foram desbaratados. O Apóstolo Paulo e Silas louvaram na prisão e as cadeias caíram e as portas se abriram.

Louve e não murmure, agradeça e não reclame, profetize vida, ressureição e prosperidade, demonstre fidelidade e tudo mudará ao seu redor. Não imponha condições para servir ao Senhor, pois Ele é a salvação, a esperança da vida eterna, valorize e lute para manter sua comunhão e sua salvação.

No final eles voltaram com arpas, alaúdes, tambores e muita festa diante do Senhor. Então festeje suas conquistas, suas vitórias, seja alegre, ame estar na presença do Senhor. Use as derrotas para aprender a não errar mais naquela área, use os fracassos como trampolim e  pise na cabeça do inimigo, viva pra valer o seu chamado, a sua oportunidade de estar neste lugar.

Ap. Eliezer

Imprimir