Como gerar, manter e multiplicar uma célula sadia!

Efésios 4:12-16

Existe um tempo de Deus na nossa vida onde em cada ciclo ele se move diferente. Tempo fala de dias, semanas, meses e anos, são temporadas, em que Deus atua de forma diferente na nossa vida. Você vai ser visitado por uma temporada nova de Deus na tua vida, tua história vai ser marcada por uma visitação poderosa de Deus, Ele vai te visitar.

Em cada temporada precisamos fazer duas coisas: servir e semear! Pois nas temporadas seguintes você terá portas escancaradas na sua direção. As coisas de Deus serão maximizadas na sua vida se você entender que a cada temporada, coisa novas precisam ser construídas, isso significa que nunca poderemos parar.

Existe o propósito universal onde todos estão incluídos e existe o propósito específico. O universal é pra todos…. O propósito específico acontece na direção de cada um para fazer algo que nem todos no mundo consegue fazer. Quem não conhece o propósito fica andando em círculo, não sai do lugar, não sabe para onde vai e não chega em lugar nenhum.

Quem tem propósito sabe para onde vai, quem tem propósito não sai da rota, não se distrai, pois tem foco. Diga tempo, temporada e propósito.

Como gerar, manter e multiplicar uma célula saudável?

Primeiro, precisamos saber e entender o que é célula. Muitas vezes todos querem fazer, estão com vontade de fazer, mas não sabe. Deus quer que você saiba como fazer, pois, Ele quer contar com você para fazer e realizar Sua obra na terra e no céu.

O que é célula? Célula é a coluna vertebral da visão. Todos dias penso em células, falo células e respiro células, pois isso nasceu no coração de Deus e é o propósito dEle para nossa vida. Já percebi que tudo na visão é pedagógico, tudo visa crescimento, aprendizado, conhecimento, maturidade, reforma.

A coluna vertebral é a sustentação do corpo, nela passa toda as informações para o corpo, é a base de onde está a raiz nervosa. Se a coluna estiver doente, tudo no corpo fica doente.

Quando falo que as células são a coluna vertebral da visão, falo da igreja, estou dizendo que elas são responsáveis pela saúde da igreja. Assim como a coluna vertebral quando está sadia, o corpo está sadio, se as células estiverem sadias, o corpo estará sadio.

Olha a tua importância neste ministério, pois se tua célula estiver sadia, você estará cooperando pela saúde da igreja. Vamos dizer: A Célula é a coluna vertebral da visão. As células sadias da igreja determinam a saúde do meu ministério. Agora, a sua célula determina a saúde do seu ministério.

Segundo, para gerar uma célula sadia, preciso ter um útero sadio. Cada um de nós somos um nascedouro de células, tanto no físico como no espiritual. Precisamos trabalhar para que nosso útero espiritual seja sadio, pois isso vai gerar discípulos sadios, discípulos sadios redundará em um povo sadio e é desta forma que seremos uma igreja sadia, multiplicadora e próspera.

Diga: Para gerar uma célula sadia eu preciso ter um útero sadio. A célula não é uma conquista social, mas uma conquista espiritual. A célula primeiro é gerada no céu, se nossos projetos estiverem nascendo na terra, a terra será a mantenedora, mas se nossos projetos são gerados no céu, o céu manterá e será o respaldo. Toda conquista espiritual é gerada no céu para depois se manifestar na terra.

O útero sadio gera células sadias e isso comprova que estas células foram geradas no céu. O céu não gera célula doente, se a célula nasceu doente, ela não veio do céu, mas foi gerada apenas na terra.

Não podemos começar uma célula sem que primeiro seja gerada num útero sadio e no céu. Se sua célula é gerada na terra, ela tem hora e tempo para acabar, pois a terra não sustenta as coisas espirituais, mas se sua célula foi gerada no céu, ela não acaba, pois, o inferno não prevalecerá contra ela, pois o céu a susterá e respaldará.

Se sua célula foi gerada na terra, seu compromisso é com a terra, mas se foi gerada no céu, seu compromisso é com seu Deus. Há, não veio ninguém, meu compromisso primeiro é com Deus, só veio duas pessoas, meu compromisso é com Deus, não estou com vontade, meu compromisso é com Deus, estou desanimado, meu compromisso é com Deus… ouça, não posso andar pelos sentidos naturais!

Diga, eu sou um útero sadio e o meu primeiro compromisso é com o céu. Um dos discípulos mais frutíferos do Ap. Canuto contou que na sua primeira célula… Nada e nem ninguém pode roubar o propósito de Deus na nossa vida…

Terceiro: para gerar uma célula sadia, primeiro e preciso conquistar o território. Não apenas arrumar o espaço físico, não apenas receber bem as pessoas…, mas primeiro é preciso conquistar o espaço espiritual.

Primeiro é preciso conhecer bem aquela casa, aquele espaço, depois fazer um mapeamento do território.  Conheça o território onde está aquela célula, conheça que tipo de vizinhos tem do lado direito, esquerdo e na frente, conheça qual é o principado, qual é a regência daquele lugar, pois é necessário fazer orações, jejuns, declarações, reinvidincações e resgate.

É preciso fazer uma limpeza no território, desatar as pessoas que moram lá, pois muitas não conseguem vir não porque não quer, mas porque estão presas, cegas e subjugadas pelo inimigo.

Quarto: como manter uma célula sadia? A célula deve ser realizada uma vez por semana, no mesmo dia, na mesma hora e no mesmo lugar, sem abrir concessões. Só poderá haver concessão por um comando dos Apóstolos, do líder. Por exemplo; um congresso, um seminário, etc. fora isso, a célula deve ser fixa no dia, horário e lugar, essa é uma das formas de gerar uma célula sadia.

Outra coisa importante é ter um líder e um anfitrião comprometido, alegre, receptivo, atencioso. O anfitrião deve receber bem, o líder deve ser apascentador e formador de novos líderes.

A cada sete dia uma chave vira no reino espiritual e toda verdade que não for repetida a cada sete dias, se perderá, por isso antes de passar sete dias, a verdade precisa ser repetida.

A mesma palavra precisa ser ministrada em todas as células, pois é necessário um alinhamento de linguagem e uma mesma rota definida e sedimentada na área da salvação, da fé, da fidelidade, da honra, dos perigos da vida e do temor do Senhor.

Quinto: como eu multiplico uma célula? Isso é possível quando eu gero uma célula sadia. Isso envolve compromisso, discipulado, ensino, santidade. Como multiplicar uma célula sadia? Ganhando, consolidando com critério, cuidado e dedicação, fazendo as quatro ministrações do encontro, encontro e as quatro ministrações do pó-encontro e acompanhando o novo na escola de líderes e depois fazendo desta pessoa um discípulo.

Esse é um processo de treinamento, pois na igreja, na Escola de formação, no discipulado e na célula eu formo pessoas, somos a forma que forma. Veja o processo de formação dentro da célula: O Timóteo deve passa por todas as áreas da célula, ele deve começar aprendendo a receber as pessoas, a anotar pedidos de oração e reproduzir a cada semana àquilo que ele vê o líder fazer.

Ser sadio é vital, não é uma opção. Quem não fizer de maneira sadia, terá que fazer duas vezes, quem não faz as coisas de forma sadia, pega atalho, corta caminho, busca facilidades e gera discípulos e células doentes.

 

 

Imprimir