Os sete frutos de Pentecostes – Shavuot

Atos 2:1-4,37-41

A igreja de jesus Cristo nasceu em Pentecostes, pois neste o Espírito Santo veio e  muitas vidas começaram a ser tocadas e convencidas pelo Espírito Santo. Na primeira pregação feita pelo apóstolo Pedro, três mil vidas se renderam aos pés do senhor Jesus.

A festa de Pentecostes e chamada de festa as primícias, estas primícias eram entregue ao sacerdote que as movia e abençoava o restante da colheita, que duraria até a festa de Tabernáculos. Nesta festa temos sete frutos da terra que tem significados proféticos. Veremos:

Trigo: Símbolo do justo. Essa simbologia é expressa nas explicações bíblicas sobre a personalidade de Yeshua. O grão do trigo (Jesus) foi semeado na terra, e morrendo e sendo sepultado ressuscitou ao terceiro dia gerando vários frutos (Jo.12:24).

Ele foi entregue por nossos pecados, e ressurgiu para a nossa justificação.” Rm.4:25. Todo o processo desde a colheita do trigo até a produção do pão explica os detalhes da vida de Cristo e de seu ministério até tornar-se o Pão da Vida.

Cevada: Este cereal era o alimento básico dos pobres na época do messias, tal como o arroz nos nossos dias, reflete o significado do Evangelho do reino de Deus (M.11:5-Lc.7:22) assim como a cevada, o evangelho foi dado em primeiro lugar aos menos favorecidos, depois deve ser comido pelos ricos.

Trigo e cevada, Sabedoria e conhecimento, evitam a perca da fé, e o povo não corre o risco de perecer, por isso Shavuoth deve ser levada á sério e com temor deve ser celebrada para que os cereais sejam colhidos e produzam os frutos verdadeiros.

Uvas – vinha: as uvas possuem dois significados bíblicos, representam pessoas (seres humanos) “A vinha (plantação de uvas) do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel… Em Is. 5:7ª diz: “Achei á Israel como uvas no Deserto,…” em Os.9:10ª diz: “E o anjo meteu a tua foice e colheu as uvas (pessoas) da vinha da terra, e lançou-as no grande lagar da ira de Deus” (juízo final) Ap.14:1.

Uvas também representam alegria, o fruto é usado para a produção do vinho, uma bebida típica das festividades judaicas, Yeshua ao transformar água em vinho e o melhor vinho”.

Em Pentecostes representa o Dom da Fé “…Os que ouvem a Palavra, a recebem com alegria…”Lc.8:13 – “A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus” Rm.10:17.

Figos: Assim como as uvas, os figos também representam pessoas, mas no caso, mais especificamente os judeus “Achei a Israel como uvas no deserto, vi a vossos pais como frutas temporãs da figueira.” Os.9:10

Em Pentecostes figos representam o Dom de Cura. O rei Ezequias estava acometido e um câncer mortal e Isaías foi enviado a pronunciar-lhe que ele haveria de morrer, o qual ouvindo a notícia prostrou-se rente á uma parede e orou ao Senhor (Is. 38:1-3), o profeta então preparou uma pasta de figos e aplicou sobre o câncer e Ezequias ficou curado (Is.38:21).

Azeitona: Símbolo de unção. É da azeitona que se extrai o azeite, este por sua vez é uma figura do Espírito Santo, Ele é responsável por cuidar da igreja e de cada um de Nós… Ele é extremamente zeloso em relação a nossa vida. Em Shavuoth usamos as azeitonas e pomos na mesa para que o Ruach Kadosh (Espírito Santo) nunca deixe de ocupar o melhor espaço em nossa vida!

Tâmara: Fruto que nasce nas alturas das palmeiras, símbolo de retidão e vitória, as palmeiras crescem para cima e para baixo, suas raízes descem as mais profundas camadas até encontrarem solo rochoso onde se abraçam nas rochas tendo força para suportar os fortes ventos e tempestades do deserto, por isso sempre permanecem de pé.

A tâmara representa os crentes que ouvem a palavra de Yeshua e se firmam nele como a rocha fundamental, ninguém que está firmado na palavra viva do Eterno pode ser tombado por algum vento ou tempestade.

A tâmara é um fruto de difícil acesso, para apanhá-la requer muito esforço devido á altura onde ela nasce, em Pentecostes representa o Dom da Profecia, esse é um dom que só é dado àqueles que estão dispostos á pagar um preço por ele, é um dos mais almejados dons, porém é um dos que mais exigem responsabilidade.

Romã: Salomão plantou um pomar de romãs e com elas se faziam uma espécie de vinho, que produzia vigor, força.

Dentro da romã existem 613 sementes, esse é número exato dos mandamentos deixados pelo Eterno nas mãos de Moisés, eles compreendem toda a Torah (Instrução), e para cada um deles positivo ou negativo existem bênçãos (Dt.28:1-2)

Assim como no simbolismo da azeitona a romã condiciona nossos milagres e vitórias á nossa total dependência do Senhor. Ele é a nossa força, a sua palavra nos fortalece e nos dá vigor.

Os atos proféticos

O principal deles é a entrega aos participantes da Festa de frutas típicas de cada país onde a festa é realizada. Tal ato estará apontando para um período de grandes colheitas que se iniciam na vida de nosso povo desde aquele momento até culminar na Festa de Sucot.

Deus abençoe!

Ap. Eliezer