Igreja, família de Deus – Parte Final

Texto: “… para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.” (I Timóteo 3:15)

Verdade Central: Somos uma família. Uma família é composta de pais e filhos. Uma família tem agregados familiares, parentes próximos e distantes. Quando falamos de família, falamos de um todo, tudo pode ser mexido, mas não aceitamos que ninguém mexa em nossa família.

Introdução: A Igreja é a família de Deus. Existem dois tipos de família: a biológica e a espiritual. Na semana passada, vimos que a família biológica possui um legado que é a herança física, a herança genética que vem impregnada no DNA.

A família espiritual é formada por pais e filhos espirituais. Como pai espiritual, você deve caminhar com seus discípulos, orientando, dando conselhos. Contudo, não queira ser Deus nem pai biológico. A função do discipulador é a de orientar.

O legado espiritual exige mais que o biológico, porque devemos viver a vida que Jesus viveu e essa vida deve ser vivida na fé, na essência do que Ele ensinou. Devemos viver o legado que Jesus deixou em casa, no trabalho e na sociedade. Você precisa dar bom testemunho, pois há pessoas debaixo de sua cobertura. O seu legado com os seus discípulos é distribuir a graça e a vida de Deus sobre eles.

Como formar um discípulo?

Se fôssemos dar uma resposta a essa pergunta, poderíamos dizer que é preparando a tríade do caráter. Normalmente, quando o discipulador toca em questões do caráter do discípulo, ele não gosta e acusa logo o líder de estar entrando em sua individualidade.

Mas você precisa tratar o caráter do seu discípulo. É melhor ter poucos discípulos, mas tratáveis, do que ter muitos que são maus caracteres. Chega um momento em que não suportamos mais. Cuidado! Respeite a sua unção!

A Bíblia diz que devemos fugir do homem mau. Gratidão não se vende em mercado ou em prateleiras. Dói muito a traição de discípulos, pois somos atingidos.

Não são todos que deixam seu caráter ser moldado. Porém, não faça a rota errada de querer tratar o caráter dos outros enquanto você não se deixa ser tratado no caráter. Isso traz um desajuste terrível para o Reino de Deus.

Caráter é trilho para Deus correr. Se o caráter não está ajustado, a pessoa é ferida, ou cai, ou não consegue andar. Não podemos brincar de tratar caráter. Caráter é coisa séria.

Muitos não conseguem crescer e multiplicar, porque estão com a moral prejudicada. Não se abrem para buscar a cura. O remédio para a cura é a confissão. Cada vez que você confessa uma culpa, você coloca óleo novo sobre a sua cabeça. “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tiago 5:16)

Trabalhar a tríade do caráter

É comum alguns discípulos dizerem que nos aceitam como pai, mas apenas da conveniência, da comodidade de alguns. São pais apenas da hora boa, mas não da difícil. Quem não se respeita não respeita o outro e não tem autoridade para cuidar de outros. Pode até ter bom nome na praça, mas não tem caráter tratado.

Como você pode tratar com santidade e não ser santo, tratar caráter e não ter o caráter tratado?! Isso está errado e não deve ser assim no Reino de Deus.

As pessoas pensam que se confessarem pecado, deixarão de ser discípulos. Como isso seria possível, se não deixamos de ser filhos de Deus? Como pais, devemos ter acesso para que os filhos venham, e, para isso, precisamos criar pontes.

Quem se deixa ser tratado alcança a cura. Na tríade, precisamos trabalhar o caráter da família do discípulo. Quem ajuda o discípulo ajuda toda a família. O discipulado não é isolado, atinge aqueles que estão ao redor.

Quando você entra no discipulado de uma pessoa, é como se ela se tornasse uma carga positiva para que todos da casa sejam abençoados. Cuide do caráter do seu discípulo e você ganhará toda a família dele.

Tratar o caráter de sacerdócio

O discípulo precisa saber que ele é um sacerdote. O sacerdote é aquele que sabe cuidar, em primeiro plano, da sua própria vida. A maior alegria para um discipulador deve ser fazer do discípulo um sacerdote do Reino. Essa é a sua missão. Deus quer fazer de cada um de nós sacerdotes que cuidam bem da própria vida e da família.

Como ter êxito no legado? Profetizando a descendência dos discípulos. Se você não cresceu, foi por atitude sua e não por falta de profecia. Traga sobre o seu discípulo a vida de Deus. Profetize sobre todas as áreas da vida dele, em todas as conquistas, sejam pequenas ou grandes.

Precisamos ter a certeza de que estamos no caminho certo. Não podemos errar a rota do discipulado, muito menos a rota do Céu. Não podemos nos equivocar e andar frustrados, porque Deus não abençoou fulano como gostaríamos que tivesse sido. Isso é da parte de Deus.

Invista no discipulado, mas antes seja curado da confusão, da mistura de paternidade que tem afligido a sua alma enquanto líder.

Deus o chamou no mundo físico de forma que você não pode confundir os filhos biológicos com os filhos espirituais. Cada um precisa ter o seu lugar. Agindo assim, receberemos uma unção dobrada em nosso ministério.

Fonte: Mir