Vencendo Crises através de Armas Espirituais

Efésios 6:10 a 18

Nos capítulos 5 e 6 de Efésios o Ap. Paulo conduz a igreja de Cristo, à posturas e passos que a levarão a glorificar a Deus, e consequentemente, a ser vitoriosa sobre todo o mal. O apóstolo Paulo inicia exortando-nos a nos santificarmos, pois, o pecado objetivamente falando, trará sempre consigo derrota e morte.

Santificar-se é uma decisão, mas também um ato de dependência e busca pela intimidade do Senhor, como declara o profeta Jeremias dizendo: Senhor, sara-me e serei sarado, converte-me e serei convertido. Jr. 31: 18.

O Apóstolo também deixa claro o valor do testemunho na família. Ninguém no Reino poderá considerar-se alguém de êxito, se sua família estiver destruída. Em Efésios 5 a partir do vs. 22, o Apóstolo Paulo dá diretrizes espirituais para o relacionamento entre maridos e esposas, e no Capítulo 6 também para pais e filhos, e ainda exorta sobre a obediência, temor, sinceridade, lealdade e boa vontade entre patrões e empregados.

Note que um testemunho de irrepreensibilidade, que leva a invencibilidade, vem sendo construído num crescente, que passa por vida com Deus, vida em família e relações sociais, para então chegarmos à condição de guerreiros espirituais, que receberão de Deus, armas para vencer principados e potestades.

Não há como um líder vencer poderes malignos que se opõem ao crescimento de sua célula, se sua vida ainda estiver envolvida com o pecado, se sua relação com seus pais for de mágoa ou rebeldia, ou se seu testemunho profissional é de preguiça, indolência ou insubmissão. Há um princípio do Reino que determina que, a quem apresenta virtude, mais virtude se lhe acrescentará.

Se nos esforçarmos por santidade, receberemos poder e autoridade, se zelarmos para ser modelo, Deus nos revestirá de armas poderosas para vencer qualquer inimigo e qualquer crise. Ao lermos Efésios 6: 10, alguém pouco espiritual pode perguntar, onde eu posso comprar esta armadura? Poderei vesti-la através de uma oração?

A armadura de Deus é na verdade, fruto de posicionamentos espirituais que vamos estudar agora:

O vs.13 fala sobre um dia mau, um momento de luta, um tempo de crise, que poderá ser vencido se compreendermos o significado desta armadura.

O Apóstolo Paulo diz no vs. 14: Estai, pois fumes, cingindo-vos com a verdade. Quantos na igreja hoje, não mentem em seus dízimos ao Senhor? Quantas crises conjugais têm como origem, mentiras entre os cônjuges? Quantas fraudes não tem arruinado a sorte da nossa nação?

Satanás é o pai da mentira e só a verdade, falada e vivida por nós, poderá vencê-lo. Se você quer derrotar as trevas, seja sincero, faça uma aliança com a verdade, pois ela será sempre o melhor negócio. Assim como a mentira é a matéria-prima de satanás para gerar sua derrota, a verdade é a matéria-prima do Espírito Santo para gerar sua vitória.

Certamente, é melhor uma horrível verdade, do que uma linda mentira, pois Apocalipse 22: 15 diz: fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.

O Apóstolo Paulo diz ainda no vs. 14: e vestindo-vos com a couraça da justiça. Justo não é só aquele que foi justificado pelo sacrifício da Cruz, mas aquele que vive na prática da justiça. A justiça é a vontade de Deus expressa pela Bíblia. Enquanto estivermos cumprindo a vontade do Senhor, o inimigo não poderá nos tocar, pois estaremos protegidos pela couraça da sua justiça.

No vs.15 diz: Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz… Pés, falam sobre nossa trajetória nesta vida, nossos passos dados em direção ao nosso destino. Sermos cristãos significa termos um propósito de vida pré-estabelecido por nosso Senhor: glorificar a Deus por nossa frutificação. Jo 15: 8 (ler.

Se desejamos ser plenos e vitoriosos sobre o mal, não podemos perder o foco e nem a paixão por nossa chamado. Se fomos chamados para ganhar almas e fazermos discípulos, não seremos felizes ou completos fazendo outras coisas.

Líderes vitoriosos não se distraem com coisas desta vida, mas prosseguem firmes para o alvo que é Cristo e para a missão de implantarmos seu Reino na Terra.

No vs. 16 Paulo diz: embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Os dardos inflamados do maligno são: más notícias, palavras contrárias, visões das circunstâncias. Como podemos resistir a tudo isto?

Embraçar o escudo da fé significa manter elevado o nosso nível de fé, mesmos em tempos difíceis. É não crer nas más notícias, mas crer que no que está escrito: o homem que confia no Senhor não se atemoriza de maus rumores, é não dar ouvidos a palavras contrárias, por crer que a maldição sem causa não encontra pouso, é não olharmos para as circunstâncias, por sabermos que não andamos por vista, mas por fé, e que aqueles que andam pela fé não serão jamais confundidos ou envergonhados.

Tomai também o capacete da salvação vs.17: Este é outro ponto vital a ser guardado, a nossa mente, pois ela é o campo onde muitos perdem a batalha antes que ela comece. A crise da qual todos falam e muitos já estão vivendo, é apenas uma ideia negativa que não tem nenhuma base no mundo físico, (não há nenhum déficit na natureza). A crise é apenas uma crise de confiança que redunda em uma paralisação.

A Bíblia diz: O que o homem pensar em seu coração, assim ele será. Muitos não conseguem viver uma vida vitoriosa, por não terem um conceito correto de si mesmos.

Há pessoas que se acham feias, incapazes, sem valor, e derrotadas. Como pessoas assim poderão obter êxito ou atrair outras pessoas? Precisamos pensar de nós mesmos, o que Jesus pensa a nosso respeito: que somos seus filhos amados, que somos príncipes, herdeiros e co-herdeiros com Ele e mais do que vencedores em todas as coisas por meio do seu amor.

Se as pessoas não estão confiando nos governantes, se os investidores estrangeiros não estão confiando no Brasil, nós não temos o direito de desconfiar do nosso Deus, pois Ele nunca falhou conosco. Precisamos lembrar que temos a Mente de Cristo e assim rejeitar todo pensamento de incredulidade, medo, incapacidade ou desvalor. Nós não estamos em crise, nós estamos em Cristo!!!

Tomar o capacete da salvação é sabermos que Cristo naquela Cruz não salvou só a nossa alma, mas salvou nossa saúde, nosso casamento, nossa vida financeira, nosso ministério etc… Ali Jesus te pôs a salvo de uma vez por todas, de todas as crises. Aleluia!!!

Há ainda mais um elemento poderoso nesta indumentária de guerra: a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Perceba algo, todas as armas reveladas até aqui, são armas de defesa, mas a espada é um elemento de ataque, que fala de avanço, de proatividade e conquista.

Nos momentos de incerteza e angústia comuns a quaisquer crises, a tendência natural é nos amedrontarmos, pararmos e recuarmos. Ao contrário disto, o que a espada, que é a palavra de Deus, nos ordena a fazermos? R. amar, orar, perdoar, semear, ir e fazer discípulos.

Os sonhos idealizam, mas só as atitudes podem realizar, sendo assim, vencemos de fato o inimigo, quando colocamos a palavra de Deus em prática, por isso este é o tempo de você avançar e vencer a suas crises, orando mais, amando mais, ofertando mais, e evangelizando mais, pois não há crise que possa derrotar, alguém como você, que foi chamado para vencer!!!

Que o Senhor os abençoe e multiplique conforme a promessa ENDJ.

Amamos vocês

Aps. Fábio e Claudia A. Abbud 

Imprimir