Encontre sua Célula
Saiba qual a célula mais próxima de você! Procurar
Redes Sociais
20 março, 2015

Maturidade na visão celular

Habacuque 2:2,3; Atos 5:42;

A igreja começou e se consolidou nos lares e hoje o Espírito Santo está nos levando para este princípio, para que a igreja esteja cumprindo o seu propósito nesta geração. Precisamos ser uma igreja com propósito, caso contrário seremos um povo se esforçando apenas para serem salvos. Este é um erro cometido por muitos, pois salvação está vinculado com mudança de vida e está indica frutificação e liderança.

Visão indica que há um caminho a ser percorrido, que há um lugar para se chegar. Sabemos que se uma igreja não ganhar novas pessoas levando-as a maturidade cristã, esta igreja está vivendo sem propósitos. Se esta igreja tem visão, ela tem que ser bem definida, todos precisam conhecer e assim vivê-la intensamente. Se temos uma visão de crescimento, uma visão que nos aponta um caminho, uma visão que nos dá destino de conquista, então esta visão precisa ser consolidada, sedimentada e praticada na sua totalidade.

A Visão que Deus nos deu gera Motivação que leva a Ação e esta estabelece e garante um futuro de êxito na missão desenhada nesta visão.  O Líder que vive e luta por uma visão desenvolve uma estrutura estável, que estará sedimentada em sua equipe que no nosso caso, são os doze que começa na primeira geração e se multiplica estabelecendo as gerações.

Não importa em qual geração você está, Se você faz parte das gerações, então você é um doze.  Aqui está a equipe da primeira geração, esta tem a incumbência de reproduzirem-se na célula e no discipulado e igreja, ganhando, consolidando, discipulando, e supervisionando os discípulos/líderes para viverem a visão na prática, levando os seus doze a se reproduzirem na mesma essência e estes também fazerem a mesma coisa.

Somos da visão celular no modelo dos doze e três características são marcantes em um líder M12: O pensar, o falar e o agir. Essas atitudes contribuem para a saúde espiritual do líder e sua equipe e, dessa forma, ele e seus doze sempre estarão estáveis, íntegros e irrepreensíveis diante do Senhor.  A equipe de doze terá a mesma essência do líder. Se este líder for modelo segundo Cristo, Ele será maduro e todos estarão firmados na aliança em uma estrutura estável que servirá para conter a multidão.

Uma multidão de discípulos maduros, curados, libertos, íntegros e frutíferos é o que mais desejamos, mas para que isso aconteça é preciso focar a equipe dos doze, pois será através dos doze com estas características que a multidão será gerada em nosso arraial, Ela terá o DNA da equipe dos doze. Deus procura homens e mulheres que propaguem a Sua visão revelada em Cristo nosso modelo, que estabeleçam metas, que alcancem maturidade na visão proposta pelo Senhor, que mobilizem o corpo de Cristo e vençam obstáculos a fim de terem base para alcançarem as nações para Cristo. Isso só será possível se alcançarmos maturidade espiritual, familiar, ministerial, emocional, financeira, profissional e na visão na qual caminhamos, M12.

A Visão Celular no modelo dos doze nos mostra vários benefícios; Ela dá clareza de propósito; Estabelece Prioridades claras;  Determina padrões de excelência e santidade;  Inspira expectativas; Motiva compromisso, lealdade e fidelidade;  Maximiza produtividade;  Expande horizontes;  Alimenta a paixão; Facilita o cumprimento da grande comissão dado por Cristo de fazer discípulos;  Gera unidade, integridade e trata caráter;  Sedimenta o espírito de equipe consolidando maturidade e companheirismo;  Provê enfoque para alcançar o máximo potencial desenhando um futuro de sucesso;  nos ajuda a ser pessoas melhores, pessoas frutíferas.

A visão celular M12 tem em seu bojo uma das coisas mais lindas de ser vividas na vida de alguém que ama a Cristo. Estou falando das células, pois esta ajuda na comissão de fazer discípulos, ajuda na expressão do amor ao próximo, nos ajuda a compartilhar do amor de Cristo, nos ajuda a vencer o desafio de gerar relacionamentos, nos ajuda a apascentar, nos ajuda a ter ministério, nos ajuda a evangelizar e assim alegrar o coração de Deus. A visão nos proporciona a alegria de ser uma igreja em células.

Uma igreja em células é a maneira mais prática de viver como os primeiros cristãos. Assim como o nosso corpo é composto de milhares de células, a igreja que é o corpo de Cristo é formada de incontáveis células que são os cristãos juntos em algum lugar da cidade e nação. Na igreja local, uma célula é uma equipe de quatro a quinze pessoas que se reúne para experimentar o amor de Deus na comunhão uns com os outros, procurando sempre alcançar outras pessoas para Cristo.

As células são parte de um todo que é a igreja, elas não são isoladas, independentes, mas interdependentes. As células se reúnem em vários locais do bairro e da cidade, mas se encontram uma vez por semana para adorar e celebrar ao Senhor Jesus na igreja. Todos os crentes são pastoreados nas células de modo efetivo. Assim, mesmo que a igreja tenha milhares de discípulos, todos são assistidos pelos líderes das células e estes são assistidos pelos seus discipuladores até chegarem aos mentores, pastores ou Apóstolos. Esta é uma prática bíblica dos mandamentos recíprocos de "uns aos outros". O propósito é que todos juntos estejam  prosperando e ganhando novas pessoas.

A visão M 12 tem passos, fases a serem cumpridas e só alcançaremos a maturidade na visão, se passarmos por todas as fases. Temos em primeiro lugar a escada do sucesso onde temos cinco degraus. Primeiro: Ganhar. Isto deve acontecer através do evangelismo e testemunho pessoal, através da reunião da célula e através dos cultos de celebração.  Segundo: consolidação. Isto acontece através da fonovisita, cartas, visita na casa do novo, acompanhamento de perto, integração na célula e indo ou sendo levado no Encontro com Deus. Terceiro: Discipulado. Isto equivale a treinamento e acontece com a matricula e participação ativa e intensa na Escola de líderes e discipulado na equipe de doze. Quarto: Enviar. Esta fase é muito importante, significa que aquele discípulo que passou pela primeira fase está sendo treinado na célula e discipulado, ele se tornou um Timóteo. Significa que este discípulo auxiliar já está formando a sua micro célula dentro da célula Mae, e, quando este discípulo estiver maduro, será enviado. Quinto: Supervisionar. Significa que aquele discípulo/discipulador e líder formou a sua equipe de doze, agora ele vai cuidar visitando a cada semana uma das suas doze células, pois estas se multiplicarão aos milhares, formando novos supervisores que dentro de suas redes governarão. Onde se forma uma equipe de doze, se estabelece um governo.

Esse é a base da visão, é o básico, a primeira fase. Dentro desta fase temos os encontro do mover I, II, II, IV. Além tem o Reencontro para a maturidade e crescimento da visão em cada discípulo e igreja. As doze da Apóstola formam as rede de mulheres que estarão empenhadas em ganhar mulheres, por sua vez os doze do Apóstolo formam a rede de homens que estarão focados em ganhar homens para Cristo e juntos como casais, ganharem casais e famílias para o Senhor Jesus. Somos uma equipe e não um grupo, trabalhamos juntos e unidos.

Dentro desta estrutura precisamos ter: Rede de homens; Rede de mulheres; Rede de casais e família; Rede de crianças; Rede de solteiros (RIR); Rede de jovens; Ministério de intercessores; Ministério de louvor; Ministério de consolidação; Ministério de ensino; Rede de assistência e ação social; Rede da terceira idade. Cada rede e ministério cumprirá um propósito de acordo com a sua função. Cada rede e ministério deve desenvolver eventos para alcançar vidas, para curar, restaurar, apascentar, suprir, treinar, apoiar e conquistar, cada um em sua área unidos uns com os outros para salvação e apascentamento de vidas.

Apenas um Exemplo: Rede de criança. Esta rede precisa desenvolver encontros, escola de líderes, cultos e células com crianças. Quando uma criança alcança doze anos começa a liderar uma célula e a formar os seus discípulos na célula em que seus pais estão integrados. Assim deve ser com cada rede e ministério.

A visão celular em todas as suas nuances cobre todas as áreas da nossa vida, família e ministério. Quando tivermos passado por estas fases, quando estivermos vivendo esta realidade falada aqui, poderemos dizer que chegamos na maturidade da visão e estamos prontos para vivermos a restauração para novas conquistas. A nossa meta deve ser a de chegarmos na maturidade em todas as áreas, significa, fomos restaurados, estamos vivendo a plenitude da vida cristã.

Por isso decida de uma vez por todas mergulhar na visão da igreja, passe por todas as fases colocando em prática tudo que tem sido ensinado e compartilhado nos Encontros, na Escola de líderes, nos cultos, congressos, fruto fieis, gerações, discipulado, seminários e células. Se esforce para participar dos eventos e obedecer aos comandos honrando Àquele que te chamou e aqueles que Ele colocou para cuidar de você!  Vamos avançar para a maturidade da visão Celular no Modelo dos doze! Você consegue, você pôde, você é doze!

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •