O Centro do Coração de Deus

Efésios 4:11-16

Creio que através da estratégia da visão Celular M12, Deus tem nos levado a edificar um fundamento sólido em nossa igreja local. Ele quer nos afinar na visão para experimentarmos uma explosão de crescimento!

Precisamos responder a uma pergunta de fundamental importância: “O que de fato está no coração de Deus?” Se começarmos por aí, já vamos descartar muitos tipos de trabalho que fazemos com a melhor das intenções, pois aquilo que não faz parte do propósito de Deus, não serão considerados por Ele. Deus está interessado em algo específico; portanto, precisamos focar nossos objetivos em edificar algo específico.

Existe muita coisa sendo realizada por aí, muitas obras sociais, missões, etc., tudo isso é importante, mas o que de fato está no coração de Deus é a Igreja. O termo “Igreja Invisível” pode ser expressado por “Igreja Universal”. Qualquer obra que não contribua para edificar o reino de Deus não faz falta, sob o ponto de vista de Deus. Tudo o que fazemos tem que visar satisfazer o coração do Senhor. E o que Ele quer é ter a Noiva. O Novo Testamento termina com a Igreja, como noiva, a Nova Jerusalém, ataviada, pronta para o casamento. Esse é o alvo.

Muitos, não compreendendo isso, então, começam a fundar obras para ajudar na expansão da Igreja. Por exemplo, há missões específicas (para drogados, homossexuais, crianças, jovens, presos, etc); que pregam pra diferentes tipos de povos (índios, muçulmanos, esquimós, pigmeus, etc), usando diferentes estratégias (literatura, televisão, projeção de filmes, campanhas, arte, etc). Todas alcançando almas, mas nenhuma preocupada com o centro do coração de Deus, Sua igreja.

1. A Igreja que Deus focaliza é a Igreja Local. Ainda que Deus esteja preocupado em expandir essa Igreja Invisível, a Igreja Local é mais central para Ele. A maioria das missões que fazem parte da Igreja Invisível saem para pregar o Evangelho, mas não estabelecem uma igreja. Pregar só não é o suficiente. O alvo de ganhar pessoas é consolidá-las na Igreja Local.

A Igreja Local é a esperança para o mundo, porque é nela que as pessoas são transformadas e edificadas. Quem não está trabalhando para edificar a Igreja Local está fora do propósito de Deus. Algumas missões, em vez de colaborar com a Igreja Local, tiram dela os líderes e os recursos; outras ainda criticam a Igreja, dizendo que se eles esforçam para fazer a “Obra” é porque a Igreja não faz.

Dentro da visão o foco da Igreja Local é a Célula e a base para a célula crescer e multiplicar é os doze. Eu não quero fazer algo pra Deus e depois descobrir que não era isso que Ele queria. Isso me lembra Davi. Ninguém falou pra ele que Deus queria uma casa, mas ele desejou fazer uma casa para Deus, melhor que a sua própria, para tirar Deus da tenda. E era justamente o que Deus queria. Por causa disso, Deus determinou que sua dinastia nunca teria fim.

Esta é a chave: descobrir o que Deus quer! Deus não habita em locais feitos por mãos humanas, mas no espírito de cada um dos Seus filhos redimidos. Juntos somos edificados casa para Deus. E a Igreja Local hoje, no contexto da sociedade em que vivemos, só poderá ser edificada genuinamente através do discipulado e das Células.

2.A equipe de doze é o centro no propósito da Igreja local. É nos doze que cada um é tratado individualmente, sua necessidade reconhecida, ali ele pode se relacionar com mais profundidade, intimidade e transparência. Cada um ouve, mas também fala; recebe e edifica; pergunta, interrompe, usa seus dons e são treinados para reproduzir na vida de outros a mesma essência. É a partir daí que se define a base para ser enviado e acompanhado na liderança de uma célula. As células trazem crescimento, mas é os doze que geram multiplicação.

Por isso, qualquer atividade da Igreja Local que não contribua para que a célula funcione, ou que concorra com ela, ou que desvie a atenção dos discípulos do foco, pra nós será desnecessária. Nada pode concorrer com o discipulado e com as células. Tudo na igreja é importante, as redes de apoio, as redes de multiplicação, os eventos, um completa o outro, mas nada podem concorrer com a formação da base. É evidente que não vamos parar de fazer nada disso; nem tampouco de ajudar os pobres. Mas temos um norte: discipulado e célula. Precisamos fortalecer investir e fortalecer estas bases!

Células fortes ganham vidas e consolidam, por isso geram discípulos frutíferos, lembre-se, todo líder de célula é um doze que está integrado em uma das gerações.

Existem células fracas e células fortes. Os fortes não são necessariamente as grandes, nem as que fazem muitos eventos, mas as que geram e multiplicam líderes. Isso significa que aquele líder doze cuida e discípula seus discípulos na mesma medida que recebe. Aqui nasce outra necessidade, precisamos fazer o discipulado coletivo e individual com qualidade e excelência na equipe principal…, isso significa investimento…

Gênesis 5 traz a linhagem de Sete. Não sabemos o que fizeram; apenas que geraram filhos. Desses Deus registrou quantos anos viveram, ao passo que não considerou a vida da geração de Caim. Por quê?  Porque Deus só considera quem vive para o Seu propósito: gerar filhos e torná-los à Sua semelhança. 

O mesmo acontece conosco. O mundo está preocupado em fazer coisas e a igreja convencional em apenas cumprir regras, mas nós estamos pre-ocupados em gerar filhos pra Deus. Dizem que quando morremos não levamos nada. Concordo em parte. Não levamos nada deste mundo, mas vamos encontrar lá o que enviamos daqui: as vidas que geramos. Elas serão a nossa coroa. Gerar e levar à maturidade acontece pelo de discipulado. Esse é o ponto, então vamos ampliá-lo.

3. O Discipulado está no centro do coração de Deus, por isso se torna o centro da visão na igreja local. Qualquer coisa que é feita na célula que não tenha por objetivo final de ganhar, consolidar, discipular (treinar) e enviar, deve ser deixada de lado. Não queremos ninguém cheio de atividades e desviado do plano central do relacionamento de discipulado. O crescimento e a multiplicação só será verdadeiro se houver líderes preparados, líderes maduros e bem treinados.

Nosso desafio é que cada líder de célula se torne um discipulador e não apenas um líder cuidando de uma célula. Da mesma forma trabalhamos para que cada doze lidere uma célula e dali gere os seus doze. O propósito não é apenas ter discípulos para si, mas para levar pessoas a se parecer com Jesus e a segui-lo com zelo reproduzindo o caráter dEle em outras pessoas. O cerne de tudo é “Cristo em nós”. Assim, a Igreja invisível vai sendo formada, enchendo o reino de Deus, e, no fim de tudo, só haverá o Senhor e a Noiva.

Nós temos um alvo para cumprir: transformar cada crente em um discípulo frutífero, isto é, em um líder multiplicador. Ser um discípulo líder frutífero implica em duas coisas: desempenhar os dons que Deus deu e gerar filhos espirituais na vida da Igreja. Todo discípulo potencialmente, é um líder de célula. Efésios 4 fala que o Senhor concedeu ministérios na igreja: Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Por quê?  Porque Ele tinha um objetivo. Qual?  Aperfeiçoar os santos, ou seja, os discípulos.

4. O centro do coração de Deus é a edificação do Corpo. O verso 12 diz que a edificação é feita pelos discípulos da igreja. Só que eles não sabem ainda edificar e devem ser aperfeiçoados (treinados) para o desempenho do seu serviço. Aperfeiçoamos repetindo. Quanto mais você repete, mais treinado fica. Portanto, os cinco ministérios foram estabelecidos para treinar os santos, para que saibam desempenhar o seu serviço de edificar, esse é o alvo final estabelecido por Deus.           

5.Temos que ter essa consciência de envio. Quero ter o privilégio de ensinar isso, até que os discípulos mudem o seu paradigma interior, porque o Senhor tem me falado que é isso que Ele quer e é assim que funciona no Reino. Vamos investir tempo com isso.

O que quero que você guarde hoje é que o reino de Deus só existe por causa da Igreja geral, Universal; Esta  só será forte se a Igreja Local for forte, e a Igreja Local só vai cumprir o seu papel se tiver células fortes; Só teremos células fortes se houver líderes fortes e estes são resultado de um discipulado forte… O alvo de Deus para as células é a formação de discípulos comprometidos com os sonhos e projetos do Seu coração.

 

Amamos você!

 

Apóstolos Eliezer e Zenita

Imprimir