Consolidação – Curso de discipulado – Parte 15

 Batismo nas águas 

Mateus 28: 18-20 – “E aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”.
 
O batismo, sem dúvida alguma, é um marco em nossa vida com Deus. Ao sermos batizados, confirmamos diante dos homens e do mundo espiritual a nossa fé e a nova vida que abraçamos. Quando nos batizamos, estamos obedecendo ao mandamento conforme o texto acima. O batismo é uma realidade espiritual e distingue aquele que realmente recebeu a nova vida em Cristo. De uma forma simples e direta, queremos compartilhar nesta lição, verdades bíblicas sobre este ato tão importante.
 
O batismo como mandamento
 
Como vimos no texto de Mateus 28: 19, ele é um mandamento para todos os cristãos. Outro texto que nos mostra a ordem de Jesus para o batismo está em Marcos 16: 16; "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." Conforme as palavras de Jesus, todos aqueles que creem e o recebem, devem ser batizados. Quando assim fazemos estamos obedecendo a palavra de Deus e reafirmando a nossa salvação.
 
Exemplos bíblicos de pessoas que foram batizadas:
 
a) Jesus: Em Mateus capítulo 3, encontramos o relato do batismo de Jesus. Ele foi batizado por João batista, no rio Jordão.
 
b) Os primeiros convertidos no início da igreja. Em Atos 2:38, no início da igreja, quando aconteceram as primeiras conversões, o apóstolo Pedro orientou que todos fossem batizados.
 
c) O apóstolo Paulo foi batizado, conforme Atos 9:18.
 
d) Os da casa de Cornélio: Em Atos 10:48, o apóstolo Pedro mandou que todos os que estavam na casa de Cornélio fossem batizados.
 
e) O Eunuco: Filipe batizou o eunuco em Atos 8:38.
 
f) O apóstolo Paulo batizou o carcereiro e sua família. Em Atos 16: 33.
 
g) Discípulos de João Batista: Em Atos 19:5, o  apóstolo Paulo batizou doze discípulos de João.
 
É O batismo que me salva?
 
            Não cremos que o batismo seja condição essencial para a salvação. Na verdade, somos batizados, não para sermos salvos, mas porque já somos salvos. Recebemos a salvação no momento em que cremos em Jesus como nosso Senhor e confessamos com a nossa boca, conforme Rom. 10: 9, 10;
 
"Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”. Rom 10: 9.
 
Portanto, o batismo é algo exterior que confirma o que já aconteceu em nosso interior. Através do nosso batismo estamos reafirmando diante de Deus, dos anjos e dos homens, que assumimos uma nova vida com Cristo Jesus. O ladrão da cruz, não teve a oportunidade de ser batizado, todavia foi salvo porque creu em Jesus. O seu caso é diferente, aquele ladrão não tinha como e não tinha tempo pra se batizar, mas você tem.
 
O apóstolo Pedro em sua primeira epístola capítulo 2, verso 38, nos diz claramente que precisamos nos arrepender e ser batizado para ter nossos pecados perdoados. O batismo é o complemento da nossa salvação.
 
Porém, todos os que já receberam a salvação em Jesus devem ser batizados. Recusar o batismo é desobediência à Palavra de Deus e seria o mesmo que afirmar: "Eu não Quero Que Jesus seja o Senhor de minha vida”.
 
Qual o significado do batismo?
 
Batizar significa mergulhar (imergir) uma coisa dentro de outra. O batismo nas águas fala da nossa morte e ressurreição com Cristo. Quando descemos às águas estamos declarando que morremos para o pecado. A velha natureza de pecado ou o velho homem morreu na cruz com Cristo. Isso significa que o pecado não tem mais domínio sobre nós. Estamos assumindo a vitória que o Senhor nos proporcionou na cruz. Antes o pecado nos controlava e não podíamos vencê-lo. Agora o nosso pecado foi destruído na cruz junto com nosso velho homem e pela fé assumimos uma nova vida. O batismo é um símbolo da morte e ressurreição de Cristo. O pecado não tem poder contra mim, eu peco se quiser, ele só vai me dominar se eu deixar, na realidade no reino do espírito eu morri para o pecado, portanto não posso deixa-lo reinar sobre mim.
 
Quando saímos das águas estamos declarando que começamos uma nova vida. Assim como Jesus morreu e ressuscitou, nós também juntamente com ele, morremos para o pecado e vivemos para Deus. Romanos 6:4-6;
Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado.
 
Será que realmente estou preparado(a) para o batismo?
 
Muitos imaginam erroneamente que para serem batizados, precisam alcançar um alto nível de santidade, para serem "dignos" do batismo. Porém, este tipo de pensamento afasta as pessoas de Deus.   
 
Primeiro, porque não somos dignos por nós mesmos de recebermos as coisas de Deus.
Segundo, se lutarmos com as nossas próprias forças para alcançarmos santidade, jamais conseguiremos. Creio que ao invés de questionarmos se estamos preparados, devemos perguntar a nós mesmos: "Será que realmente quero seguir a Jesus?”.
 
            Se a resposta for afirmativa, então confirme isso através do batismo e tenha a certeza de que Ele vai te ajudar e te libertar de todas as tuas dificuldades.
 
Qual o compromisso que terei sendo uma pessoa batizada?
 
Esta é uma pergunta importante porque muitas pessoas ficam com receio de se batizarem, pensando que deverão assumir muitos compromissos após o batismo. Porém, entendemos que o cristão tem um compromisso com Deus e isso implica em andar em sua presença, viver em santidade, meditar em sua palavra, buscar ser cheio do Espírito Santo, ter comunhão com a igreja, etc. Temos um compromisso com Deus, não porque somos batizados, mas porque assumimos a nossa vida com Cristo. Portanto, ao ser batizado(a), você não assumirá um compromisso maior do que aquele que já tem hoje como cristão.
 
A forma de batismo
 
Adotamos como forma do batismo, a imersão. A pessoa é colocada totalmente na água e depois retirada. Cremos que essa forma está de acordo com a origem do verbo batizar. Encontramos esta prática nos exemplos dos batismos no novo testamento e ela expressa a realidade do sepultamento e ressurreição com Cristo, conforme Romanos 6:4. Esta forma de batismo foi adotada pela igreja primitiva e hoje pela maioria das igrejas evangélicas, no entanto, a maneira de se batizar não é mais importante do que a consciência do candidato ao batismo. Jesus foi batizado no rio Jordão.
 
As crianças devem ser batizadas?
 
Nós, como outras igrejas cristãs, não batizamos crianças. Elas não têm consciência de pecado, até que cheguem à idade da razão. Por esse motivo o pecado não é levado em conta. Jesus afirmou em Marcos 10:14;   "Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus”.
 
Portanto, as crianças estão sob a proteção de Deus até que tenham maturidade e possam dar testemunho de arrependimento dos seus pecados. Então será a época apropriada para o batismo. Uma pergunta que os pais frequentemente fazem é: A partir de que idade meus filhos poderão se batizar?
 
Entendemos que não há uma idade pré-definida. Quando as crianças demonstram desejo pelo batismo na pré-adolescência ou adolescência, caberá uma avaliação dos pais e líderes na igreja. Se ela demonstra fé em Jesus, característica cristãs, se está integrada na igreja, é hora de se batizar.
 
Em marcos 16:16 Jesus disse: …aquele que crer seja batizado. Criança não tem consciência e nem entendimento para ouvir e crer e depois tomar uma decisão.
 
Segundo Jesus, quem deve ser o batizador?
 
Não há na bíblia nenhum versículo dizendo que somente pastores ou líderes devem batizar. A orientação mais específica que temos sobre o assunto vem do próprio Jesus em Mateus 28: 19, "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do filho, e do Espírito Santo”.
 
De acordo com o ensino de Jesus, todo discípulo de Cristo, que cumpre a ordem de fazer novos discípulos, está apto para batizar aquele que discipulou. No Ministério Penha embora os pastores são os balizadores, entendemos que junto aos pastores a pessoa mais indicada para batizar são aqueles que se tornaram líderes, geraram discípulos, frutificaram se tornando um dos doze. São como pais espirituais que consolidam, discipulam, geram crescimento e desenvolvimento nos novos irmãos. São os mais próximos dos discípulos. Eles estão ensinando a guardar os mandamentos, portanto, os mais indicados para juntos realizarem os batismos. Todo discipulador deve batizar seu discípulo, pois este está debaixo de cobertura e é submisso aos pastores.
 
Os que foram batizados noutras igrejas, devem ser batizados novamente?
 
Neste caso devemos avaliar duas situações:
 
1- Onde a pessoa foi batizada. Estamos cercados por muitas religiões que não têm Jesus Cristo como centro e não creem nas doutrinas fundamentais da Palavra de Deus. Com tais religiões não temos nenhum tipo de comunhão, pois sabemos que são portas malignas para afastar as pessoas do único caminho que conduz a Deus: Jesus Cristo. Neste caso, a pessoa deve batizar-se novamente.
 
2- No caso de ser batizada em uma igreja cristã, resta saber que entendimento possuía quando foi batizada. Temos percebido que algumas pessoas, embora tendo sido batizadas em igrejas conhecidas, com as quais temos comunhão, foram batizadas sem nenhum entendimento, o batismo não teve um significado importante e nem mesmo havia uma boa consciência diante de Deus. Nestas situações, procuramos conversar mais detalhadamente e orar sobre o assunto. Em alguns casos temos recomendado que a pessoa se batize novamente.
 
Preparando-se para o dia do batismo
 
Se você ainda não está frequentando e integrado numa célula, busque uma junto com seu discipulador para que você seja acompanhado e assim possa se batizar. A comunhão é muito importante, e é nas células que podemos experimentá-la de forma mais íntima. Lá você conhecerá outros irmãos e aprenderá a ter um estilo de vida cristã saudável e abençoada.
 
Sua jornada ministerial dentro da célula terá as seguintes estações: Membro da célula, Líder em treinamento, Líder principal da célula, discipulador, líder de doze e uma vida de ministério frutífero, abençoado e prospero… É evidente que ao ser membro ativo de uma célula, você já estará cadastrado na igreja como membro discípulo.     
Dicas:
  • Prepare-se em oração.
  • Relembre as verdades espirituais sobre o batismo: morte e nova vida.
  • Combine todos os detalhes com o seu pastor ou discipulador.
  • Fique atento para situações que possam surgir tentando te desviar do propósito. Fique firme!
  • Convide seus amigos, familiares e membros da célula.
  • Vá vestido com a roupa que você vai ser batizado, fica mais fácil.
  • Evite usar roupas que depois de molhadas fiquem transparentes.
  • Leve as roupas para trocar, após o batismo.
  • Evite comer muito antes do batismo, você vai entrar na água. 
Saiba que este ato será muito especial na história da sua vida com Deus.
 
Prosseguindo em sua carreira após o batismo
 
Fique atento contra as investidas do inimigo. Jesus foi tentado logo após ser batizado, porém, assim como ele venceu todas as tentações, você também vencerá.
 
Envolva-se com a palavra de Deus. A palavra de Deus é nosso alimento. É ela quem nos faz conhecer a vontade de Deus para cada dia.
 
Continue crescendo. Avance no seu treinamento preparando-se para ser um instrumento poderoso nas mãos de Deus.
 
Os próximos passos em nosso trilho principal de formação serão: pré-encontro, Encontro, pós-encontro, Curso de maturidade espiritual, Curso de treinamento de líderes, reencontro e encontros de níveis mais altos, curso de aperfeiçoamento ministerial, etc. Estes Encontros e cursos darão a você todo o preparo necessário para uma vida frutífera e madura no Senhor. Informe-se com seu discipulador sobre os dias e horários dos Encontros e cursos.
Existem ou ainda existirá outros ministérios de apoio na igreja como: Seminário de Veredas Antigas I e II, Curso de educação de filhos, Seminário para casais, atendimento na área de libertação e outros.
 
Tudo para que a benção de Deus chegue em sua vida de forma plena e assim possamos crescer como uma igreja forte que vive o amor de Deus.
 
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo”.(Filipenses 1:6)
 
No caso de batismo, confirme seu cadastro na secretaria da igreja.
 
Deus abençoe
 
Apóstolo Eliezer

 

Imprimir