Consolidação – Curso de discipulado – Parte 4

 

JESUS COMO SENHOR
 
INTRODUÇÃO
 
01) Agora que você aprendeu sobre o novo nascimento, queremos passar mais alguns princípios importantes para você crescer na sua nova vida em cristo, e para isso, você precisa seguir a Jesus como seu Senhor!
 
Em Romanos 10:9-10, está escrito “Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou entre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”
 
RESPONDA
                                                                                                            
De acordo com esses versículos, quais as duas coisas que uma pessoa precisa fazer para experimentar a salvação?
 
Nós não usamos muito a palavra “Senhor” no português moderno. Que palavras você acha que tem o mesmo significado na linguagem de hoje? – Diretor, líder, sacerdote, dono, amigo, outro…
 
De acordo com o dicionário bíblico, a palavra “Senhor” significa: Dono, Mestre, alguém que tem controle completo sobre alguma coisa. Esta palavra também pode significar “Rei Divino”.
 
Então, confessar com sua boca que “Jesus é Senhor” significa declarar pessoalmente para os outros que Jesus é Rei e dono da sua vida, Ele é Aquele que afirma ser o filho de Deus, mas especialmente, Ele é o seu Senhor, líder e guia, aquele que você escolheu para ter todo controle sobre sua vida. independente da minha decisão, Ele continua a ser O Senhor de todo o universo, de toda a criação, quer no mundo espiritual ou físico, mas Ele só serão meu Senhor, meu dono e rei, se eu permitir. Se eu não permitir, Ele continua a ser Deus, Senhor e quem vai perder sou eu, pois Ele é a única esperança de salvação e vida eterna.
 
Vamos ver mais duas passagens bíblicas que falam de confessar a Cristo (o termo afirmar tem o mesmo significado):  “Portanto aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus, mas aquele que me negar diante dos homens também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus” Mateus 10:32,33
 
“Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus.” 1 Jo. 4:15
 
De acordo com estes versículos, quais são as promessas para aqueles que afirmam que Jesus é o seu Senhor?
 
Imagine que você fez uma amizade nova recentemente. Você gosta da companhia desse novo amigo e ele confia em você como um amigo especial. Logo depois, você ouve, por acaso, essa pessoa conversar com alguém, sem saber que você está ouvindo. Seu novo amigo o critica e afirma que você não é amigo de verdade. Como você se sentiria? O que você concluiria sobre esta pessoa? Escolha as alternativas abaixo que você acha corretas):
  • Que ele temporariamente esqueceu de mim;
  • Que eu na verdade não sou seu amigo;
  • Que ele tem vergonha de mim;
  • Que eu não posso confiar nessa amizade;
  • Outra opção…
 
Agora, imagine a diferença se você escuta essa pessoa elogiando suas qualidades e falar dessa amizade com orgulho. Essas palavras revelariam a verdadeira natureza do relacionamento de vocês.
 
Jesus está dizendo essa mesma coisa sobre o seu senhorio e como você o confessa diante dos outros.
Fale o nome das pessoas com quem você já falou a respeito do seu novo relacionamento com Cristo para que possamos orar por elas e depois convidá-las pra conhecer nossa célula:
Como foi a reação delas?
 
Como você se sente sobre confessar a Cristo para os outros que estão próximos de você? (Fale todas as alternativas possíveis):
 
Estou animado para falar do que Cristo tem feito na minha vida;
Estou com medo de compartilhar com certas pessoas;
Não sei exatamente como falar da minha nova vida em Cristo;
Gostaria que a minha célula orasse para que eu possa testemunhar aos outros;
Todas as respostas acima;
Outra opção …
 
02) Antes de você se tornar um cristão, como vimos na primeira lição, você era senhor da sua própria vida. Sabemos que no seu coração existe um trono. Você era o rei daquele trono, sem que ninguém competisse com você. Você fazia todas as escolhas. Neste trono você estava assentado e dominava.

 

 
Quais foram algumas das consequências em viver a vida tendo você como senhor de você mesmo?
 
        É bom falar pra relembrar.
 
            Quando você se tornou cristão, você deu sua vida a Jesus Cristo, para que ele se tornasse não somente Salvador, mas também seu Senhor. Isto quer dizer que você deve entregar todos os direitos e cuidados da sua vida à Ele (Ele cuidará de você)! Você deve confessar continuamente “Jesus é meu Senhor” e Ele se assentará no trono do seu coração
 
Esta figura mostra Jesus assentado no trono do seu coração e é assim que Ele passa a ser seu Senhor.
 
Fale ao consolidador dos benefícios para sua vida espiritual, pessoal e familiar, pelo fato de Cristo estar assentado no trono do seu coração, isto é, permitir-lhe guiar tua vida, te ajudar nas decisões, obedecer sua Palavra…
 
Esta oração serve como exemplo para você usar constantemente como modelo:
 
 “Senhor Jesus, eu escolho sua vontade em lugar da minha vontade, sei que tua vontade é perfeita. Com alegria eu dou ao Senhor o trono do meu coração, mina vida é tua. Eu sou seu servo (a).”
 
Meu amado(a) irmão(a), o senhorio de Jesus em sua vida só te traz bênçãos e benefícios. Receba pela fé. E que Deus seja louvado e engrandecido através de sua vida! Amém.
Minha nova identidade em Cristo
 
Em Jesus você tornou-se uma nova pessoa:
          Você recebeu um novo coração;                           
          Você recebeu um novo Pai;
          Você recebeu uma nova família;
          Você recebeu uma nova identidade;
          Você recebeu uma nova vida.
 
As coisas velhas se passaram:
  Não deve ficar olhando para trás, libere o passado e avance;
– Não deve ficar preso ao seu passado, existem coisas novas diante de você.                                                              
                                                                            
E eis que tudo se tornou novo:                                
          Não importa quem você era, mas importa quem você é agora!
          Não importa de onde você veio, mas o que importa agora, é para onde você vai.
 
Seja quem você é em Cristo!
 
De acordo com uma história da África, um filhote de águia caiu do ninho durante uma noite tempestuosa quando tinha apenas alguns dias de vida. Um fazendeiro descobriu aquele filhote e o levou para casa. Depois de haver cuidado da pequena águia até que ela recuperasse a saúde, ele a colocou no meio das suas galinhas. Embora fosse feita para as grandes altitudes, essa ave deslumbrante cresceu pensando que era uma galinha.
 
Um dia um amigo desse fazendeiro viu aquela ave já crescida no meio das galinhas. Ele disse ao fazendeiro: “Aquela enorme ave no meio de suas galinhas é uma águia!”.
 
Mas o fazendeiro apenas riu. “Não, disse ele, parece uma águia, mas, preste atenção nela. Caminha como galinha, cisca como uma galinha e come como uma galinha. Portanto, é uma galinha!”
 
O amigo do fazendeiro disse: “deixe-me provar que é uma águia.” E ele pegou aquela enorme ave e jogou-a no ar. Mas a ave apenas bateu as enormes asas humildemente e depois aterrissou no meio das galinhas e voltou a ciscar o solo à busca de bichinhos. O fazendeiro e seus filhos riram. Mas, o amigo do fazendeiro não se deu por vencido. Pegou novamente a ave e subiu numa escada até a ponta do telhado da casa do fazendeiro. Ele disse para a ave: “Voe, águia, voe! Você não está na terra, mas no céu!” E ele jogou a ave para cima o mais alto possível. Mas a águia simplesmente olhou para as galinhas abaixo, estendeu suas poderosas asas e deslizou para o solo para continuar ciscando o chão.
 
O fazendeiro gritou: “Viu, eu disse que era uma galinha.” E ele e sua família deram uma boa gargalhada. O amigo do fazendeiro voltou para casa.
 
Na manhã seguinte o fazendeiro foi acordado de seu sono com uma batida em sua porta. Quando ele abriu e olhou para a escuridão, viu seu amigo e resmungou: “O que você está fazendo aqui tão cedo?
O amigo respondeu: “Eu quero mostrar-lhe algo. Traga a sua ave engraçada e siga-me.” O fazendeiro relutantemente agarrou a ave e o seguiu. Na escuridão daquela manhã fria, eles subiram uma trilha íngreme para o topo da montanha onde o fazendeiro tinha originalmente achado a águia. Quando o sol estava para subir, eles chegaram até a saliência de um rochedo perto do cume.
 
O amigo do fazendeiro pegou a ave gentilmente e colocou na ponta do rochedo olhando para o leste. Então falou suave mas firmemente: “Olhe para o sol, águia, e quando o sol surgir, suba com ele. Você pertence ao céu e não à terra. Voe, águia, voe!” Só então o sol surgiu no horizonte no vale abaixo. A águia fitou o sol nascente, ergueu sua cabeça, estendeu suas asas e lentamente se inclinou para a frente do rochedo.
Então, sentindo a força do vento, mais poderoso do que um homem ou uma ave, ela subiu, voando cada vez mais alto no brilho do sol daquela manhã, para nunca mais viver no meio das galinhas.
 
Essa história ilustra uma verdade poderosa a seu respeito. Você agora pertence a Cristo. Jesus vive     em você e você é uma nova criatura Nele. Você nasceu para voar, para andar nas alturas e ter sua visão ampliada. A única esperança de Satanás é mantê-lo confuso sobre quem você realmente é. Na verdade, o nome “Satanás” significa adversário e diabo difamador ou caluniador. Jesus Cristo disse que ele é mentiroso e nunca se firmou na verdade. Ele     quer que você acredite em mentiras, fazendo você pensar que não é importante ou não é amado ou não é perdoado. Ao ler a Bíblia, você vai descobrir que Deus quer que você saiba quem você realmente é nEle para que você experimente tudo o que Ele tem pra você.
 
Saiba quem você realmente é e assuma a sua identidade!
 
Pondere estas verdades da Palavra de Deus sobre você mesmo, lendo-as em voz alta agora, para você mesmo e diante do seu consolidador: 
  • Fui aceito por Deus pela fé e tenho paz com Ele (Romanos 5:1-2);
  • Fui salvo pela vida de Cristo (Romanos 5:10);
  • Morri para o pecado (Romanos 6:2);
  • Já não há condenação para mim ( Romanos 8:1);
  • Fui chamado à comunhão com seu Filho Jesus Cristo, meu Senhor ( 1 Coríntios 1:9);
  • Vou ser revestido de imortalidade ( 1 Coríntios 15:53);
  • Sou confortado e ajudado por Deus (2 Coríntios 1:4);
  • O Espírito de Deus me foi dado como garantia (2 Coríntios 1:22);
  • Eu recebi misericórdia (2 Coríntios 4:1);
  • Tenho uma casa eterna no céu, não construída por mãos humanas (2Coríntios 5:1;
  • Sou uma nova pessoa em Cristo. Acabou-se o que é velho e recebo o novo de Deus (2 Cor. 5:17);
  • Sou embaixador de Cristo (2 Coríntios 5:20);
  • Sou completamente dEle e sem culpa diante do Senhor (Efésios 1:4);
  • Sou filho de Deus (Efésios 1:5);
  • Sou cidadão do povo de Deus e membro da sua família (Efésios 2:19);
  • Posso me aproximar do trono da graça com confiança, a fim de receber misericórdia e encontrar graça que me ajude no momento de necessidade (Hebreus 4:16);
  • Deus nunca vai me deixar nem me abandonar (Hebreus 13:5);
  • Conforme sua grande misericórdia, eu recebi uma nova vida para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (1 Pedro 1:3);
  • Recebi uma herança que jamais perderá o valor, não se estragará e não será destruída, pois está guardada nos céus para mim (1 Pedro 1:4);
  • Não fui redimido por meio de coisas que perdem o valor como prata ou ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem manchas e sem defeito (1 Pedro 1:18-19);
  • Sou filho e herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo da mesma graça (Romanos 8:17);
  • Sou mais que vencedor por meio de Cristo Jesus (Romanos 8:37);
  • Nas pisaduras de Jesus eu fui curado (a) (Isaias 56:4; 1º Pedro 2:24);
  • Fui abençoado com todas as sortes de bênçãos espirituais em Cristo Jesus (Efésios 1:3 ).  
 Após ler estas verdades em voz alta, fale ao consolidador aquelas que marcaram você como sendo especialmente importantes para você nesse momento.
 
RESPONDA    
                                                                                                        
Com base nestas verdades, fale ao consolidador, em suas próprias palavras, que você é:
Eu sou:…
 
“Quando alguém está unido com Cristo, as coisas velhas se passaram, e eis que tudo se tornou novo.”   2º Coríntios 5:17
 
MEMORIZE ROMANOS 10:9-10
 
Ap Eliezer  

 

Imprimir