Consolidação – Curso de discipulado – Parte 1

PROJETO CRESCER

Pode ser compartilhado em até duas vezes por Seman. O ideal é de no máximo cinco pessoas

Nossa Visão: Ganhar, Consolidar, Discipular e Enviar

Efésios 2:19-21 diz que "já não somos estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos, e da família de Deus; Edificados sobre os fundamentos dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra de esquina; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor."
            Na vida natural, cada pessoa nasce com um pai, uma mãe e provavelmente muitos outros parentes. O plano de Deus é que cada um possa crescer em uma família. O mesmo acontece com você quando nasce na família de Deus.

Do mesmo jeito que nossos pais, irmãos mais ve­lhos e parentes tiveram um papel importante nos pri­meiros anos de nossas vidas, os membros da família de Deus, a igreja, agora serão uma grande ajuda em seu crescimento espiritual.

Durante os próximos três meses, você desfrutará da ajuda de um irmão que também é parte desta famí­lia. Ele é chamado de consolidador em nossa igreja, é como um anjo da guarda. Ele tem a responsabilidade de cuidar e de se encon­trar com você semanalmente para compartilhar as li­ções desta apostila.

Além disso, você já deve estar frequentando uma reunião de um grupo de pessoas em uma casa. Nós chamamos esse grupo familiar de "célula". Assim como o corpo humano é formado de células, a nossa igreja também é composta da união de muitas células. Elas são a forma de sermos igreja, de sermos família de Deus.

Quando você veio pela primeira vez em nosso culto de cele­bração você viu muitas pessoas adorando a Deus. Você certa­mente ficou pensando como seria possível participar de uma igre­ja que sonha e caminha para ser uma multidão. A resposta é através das células. Nós somos uma igreja com a visão de ser grande e que acontece aos domingos no prédio e durante a semana em grupos pequenos chamados "células". Em breve seremos numerosos, não fique assustado, porque você estará liga­do a uma célula onde receberá cuidado, amor e comunhão e have­rá um líder discipulador "anjo da guarda" perto de você.

Hoje nós procuramos ser igreja no mesmo estilo como viviam os primeiros cristãos do tempo dos Apóstolos. Naqueles dias eles passavam muito tempo reunidos em família, crescendo juntos em Cristo. Eles também se encontravam para reuniões conjuntas no templo e em grupos menores nos lares.
            Atos 2:46 diz que eles "perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e contando com a simpatia de todo o povo. En­quanto isso, acrescentava-lhes o Senhor dia a dia, os que iam sendo salvos."

Infelizmente no decorrer dos séculos a Igreja deixou de ser uma família e passou a ser uma organização. Você tem o privilégio de estar entrando para o reino de Deus em um momento quando estamos empenhados em procurar viver a vida da igreja como uma grande família.
            A maioria das pessoas usa a palavra "igreja" para se referir ao prédio onde nos reunimos, mas a palavra "igreja" se refere ao "povo de Deus chamado para fora" do mundo. A Penha é um lugar de vida, é uma árvore de vida e você é mais um ramo que tem sido enxertado.
            Nós precisamos uns dos outros para sermos uma família que cresce unida para a glória de Deus. Sim, você é parte dessa família. Esteja envolvido numa célula! Desfrute de sua casa! Seja bem vindo à família!

Continua…

Apóstolo Eliezer