A Diferença Entre Uma Igreja Em Células E Uma Igreja Com Células

Em nossa igreja as Células familiares não são apenas uma estratégia que escolhemos dentre as muitas disponíveis. Eles são parte de uma visão, uma ideologia a respeito da igreja, ou de como a igreja deveria ser. O nosso objetivo não é simplesmente levar a igreja a crescer numericamente, nós desejamos ser trabalhadores que estão de fato edificando uma igreja de discípulos comprometidos com o Messias.

Se o nosso objetivo é simplesmente crescimento creio que existem outros métodos e estratégias menos trabalhosos, embora sem qualidade. Naturalmente desejamos crescer numericamente também, mas queremos muito mais. Queremos ser uma comunidade de vencedores. Um povo que subjuga o pecado, o diabo e o mundo. Um povo que rege a história através da oração, discipulado e liderança. Um corpo que é a expressão de Cristo em amor, santidade e poder no lugar onde está inserido.

Em poucas palavras queremos ser dignos de sermos chamados verdadeiros cristãos. Queremos ser uma comunidade terapêutica e transformadora. Um lugar de vida e de aconchego. Queremos ser um povo que chegue ao pleno conhecimento da verdade e que vive esta verdade. Queremos ser uma comunidade carismática e apostólica que cresce na vida interior, refletindo para fora, para ganhar a nossa cidade, o nosso País e a nossa geração.

Cremos que para alcançar todos esses objetivos nós precisamos das células. Não consideramos as células algo doutrinário, mas cremos que estas definem uma visão e moldam o nosso modelo de igreja, podemos dizer que somos radicais na visão celular. As células não são um dos muitos departamentos funcionando em nossa igreja. Eles são a própria vida da igreja.

Um discípulo que se recusa a participar de uma célula está se excluindo da vida do corpo em nossa igreja. Tal pessoa não poderá exercer nenhum tipo de autoridade nem liderar ou participar de qualquer tipo de ministério, ele é apenas membro de uma igreja.

Nós desejamos ver as células em pleno funcionamento, por isso damos toda ênfase ao sistema de Células, e de forma clara demonstramos aos membros que as mesmas são a prioridade. Em nosso meio os líderes de células são honrados, publicamente e damos um tratamento especial a eles. A preparação para o batismo, o discipulado de solteiros e casados, etc. Estas coisas trazem seriedade e estimulam a participação da igreja. Na prática toda a estrutura de funcionamento da igreja tem como base a célula.

Nunca permitimos que as programações especiais na igreja atrapalhem as reuniões das células de modo que estas sejam canceladas. Agindo assim todos percebem qual é a prioridade da nossa igreja. Ninguém tem dúvidas de que, para se crescer em vida, em fé e em profundidade, precisará participar ativamente de uma célula, pois esta viabilizam relacionamentos curados.

EQUILÍBRIO ENTRE A REUNIÃO DE CELEBRAÇÃO E AS CÉLULAS

Em nossa igreja devemos ter uma sintonia fina entre a reunião das células e a reunião geral da igreja. Como já mencionamos anteriormente elas têm objetivos diferentes e se completam mutuamente. Enquanto a reunião geral é para o crente adorar mas também para ouvir; a reunião da célula é basicamente para ele receber, ouvir, interagir e falar. Na célula todos podem e devem compartilhar.

Falar é muito bom, mas deve ser uma seqüência do ouvir. Quem não ouve vai ter pouco o que compartilhar. Nesse momento não desejo dar uma visão da reunião de célula; antes quero mostrar a importância e a necessidade de termos as reuniões de celebração de todos os grupos de células reunidos.

Em um culto de celebração:

• Podemos fazer um tipo de oração de concordância vital para conquista do bairro, da cidade e a guerra espiritual.
  • Podemos dar um testemunho público muito mais forte e impactante.
  • Podemos ter uma ceia de todas as células testemunhando ao mundo natural e espiritual a nossa unidade em Cristo.
  • É um tempo apropriado para o evangelismo de pessoas que não iriam a uma célula.
  • É o lugar de recebermos uma só visão.
  • É o lugar de ensino doutrinário e diretivo ministrado pelos pastores

Nós desejamos crescer numa estrutura saudável e flexível. Entendemos que tanto a reunião das células durante a semana quanto as reuniões gerais de domingo são vitais para a saúde espiritual da igreja.

Lembrando que quando alguém se converte, este passa pelo processo de crescimento e amadurecimento espiritual. O novo sendo cuidado pelo líder, passa pela consolidação de oito semanas e acompanhamento pessoa; Encontro com Deus, Escola de líderes, treinamento na célula e integração nas equipes de doze onde será acompanhado de perto.

Na visão celular todos são discípulos e discipuladores, todos são apascentados e apascentadores. Desta forma todos se tornam líderes discipuladores na rota de crescimento, frutificação, multiplicação e governo. Todos devem liderar a sua própria célula e formar a sua própria rede desenvolvendo as equipes de doze discípulos.

Nosso encargo é gerar uma igreja de vencedores, onde cada membro se torna um discípulo, um ministro, um líder liberto e curado e, cada casa uma extensão da igreja.

Pastor Eliezer