Tomando as decisões certas

 


Daniel 1:8;6:10,25-28
 
Vimos na semana passada que Daniel estava em um grande conflito. Ele tinha sido levado cativo para a babilônia junto com os demais judeus, isto era uma conseqüência do pecado na vida da nação de Israel. Ele estava em uma terra estranha, muito longe da sua casa, em um lugar que não conheciam a Deus e o rei tinha determinado algo que era contrário aos seus princípios e, ele tinha que tomar uma decisão.
 
Como vimos, Daniel e seus amigos eram muito jovens e, mesmo assim resolveram não se contaminar com as iguarias do rei, pois aquelas iguarias, embora fossem atraentes aos olhos e ao paladar, eram contrárias aos mandamentos do Senhor e seriam cadeias espirituais para a vida deles.
 
Vimos que a ansiedade por namoro é um dos primeiros conflitos na vida do jovem e do adolescente.
 
É projeto de Deus que todo homem e mulher seja feliz, mas para tanto devemos seguir alguns princípios. Os princípios de Deus para os jovens cristãos solteiros são:
 
1.      Que não fique só, (Por isso ore e se prepare se preservando);
2.      Que não case mal, (não seja apressado(a), calma;
3.      Que espere nEle, Deus sabe qual é a pessoa e a hora certa para você;
4.      Que não conserte um erro com outro;
5.      Que não entre em jugo desigual com descrentes;
6.      Que converta o coração para que não tome decisões precipitadas.
 
O projeto de Deus em cumprir este propósito para você não ficar só, está vinculado a consciência de que Ele tem uma pessoa certa para você. Uma pessoa que ele colocará na sua vida, veja, se você escolher por você mesmo, poderá escolher errado, mas a sua escolha deve ser o fruto da escolha de Deus; Ele fará brotar em seu coração o desejo para que você saiba fazer a escolha certa.
 
Deus estabeleceu Seu projeto em sua Palavra com a finalidade de cumprir o segundo princípio; que não case mal, pois um casamento tem apenas duas condições: vive-se muito bem ou vive-se muito mal, não existe meio termo, não é aceitável um casamento mais ou menos. Este casamento mais ou menos é mal, com certeza. Você precisa de uma pessoas que te ama verdadeiramente e que te respeita a partir de agora.
 
Vemo na Palavra que Deus não deseja que você jogue fora sua juventude, pois é a fase mais nobre que vivemos, Ele quer que na sua juventude, você espere nEle e viva para Ele frutificando e vencendo o maligno. A Palavra diz que você jovem, é forte e já venceu o maligno.
 
1.      Você precisa estar esperando em Deus, pois esta é a vontade dEle.
 
No entanto, se você já tomou uma atitude errada, não corrija sozinho, pois sua correção poderá levá-lo(a) a outro erro, já que o impulso e a força da juventude, muitas vezes, lhe levará a errar, e uma outra força, a imaturidade, muito presente na juventude, o poderá te levar a cometer outro erro para cobrir o primeiro. Você deve compreender que na vida com Deus, principalmente na igreja em células onde há um líder discipulador, que está sendo orientado pelo discipulador dele lhe orientará na solução dos seus erros. Somos instruídos pelo Espírito Santo e na Palavra de Deus que nos mostra o caminho certo.
 
Portanto, você não precisa se preciptar para iniciar um compromisso de namoro e nem se preciptar na solução de um erro, possibilitando assim o acontecimento de um novo erro.
 
Primeiro: Não inicie nenhum compromisso de namoro sem antes orar e, falar com seu discipulador (a) na busca de orientação e de saber se já é a hora e, se aquele compromisso está em linha com os princípios de Deus.
 
Segundo: Deixe-se ser acompanhado(a) e apascentado (a) neste compromisso, pois será proteção para você e prevenção para um futuro seguro e feliz.
 
O que Deus deseja com esses princípios é que você, em sua juventude, tenha um coração convertido na Sua Palavra e na Sua perfeita vontade, pois somente com um coração convertido você terá atitudes maduras, sábias, inteligentes e não precipitadas. Quando você está na igreja, em comunhão com o Senhor, está debaixo da promessa bíblica de que há uma oportunidade de bênção em sua vida.
 
2.      Não entrar em jugo desigual com pessoas não cristãs
 
Daniel para não se contaminar com as iguarias da Babilônia, que era comida do rei, se alimentou de legumes e andou junto com seus amigos de fé, ele evitou ter comunhão com os outros que estvam contaminados. Daniel e seus três amigos de fé nunca negociaram sua fé no Deus vivo.
 
Daniel orava três vezes ao dia voltado para Jerusalem onde estava o templo do Senhor. Ele se alimentava de Deus na Palavra que estava em seu coração, na oração e na comunhão com os seus irmãos de fé. Isso o manteve vivo para Deus e evitou dele se contaminar e ele se tornou um grande estadista reconhencido pelo rei e por várias nações. O rei lançou um decreto de que o Deus de Daniel era o verdadeiro Deus e todos deveriam reverenciá-lo.
 
Se você relacionar num namoro com alguem não cristão ou em uma amizade muito profunda, tendo comunhão (tudo em comum) com alguem que não serve ao Senhor Jesus de verdade, irá se contaminar e perder a benção na sua vida. I Cor. 6:14-18
 
Receba essa ministração a fim de que no futuro você possa desfrutar das bênçãos de um lar feliz, pois se a sua base não for os princípios de Deus, você estará possibilitando um fracasso em sua família e não poderá dizer que não foi orientado como fazer o correto.
 
Lembre-se: sua conversão limpou seu passado e por isso você é livre, resgatado, lavado e redimido no sangue do Cordeiro vivo, Jesus Cristo; para Deus seu passado não é importante, mas sim, sua nova vida com Ele.
 
Estar integrado na célula, ter um(a) discipulador(a), passar pelo processo da visão significa ser acompanhado(a), apascentado(a), e ajudado a vencer e superar os conflitos e a fazer a coisa certa. Seguir os princípios de Deus contidos em sua Palavra são as ferramentas para vencer e ter um futuro protegido e garantido, sem conseqüências ruins e sim com colheitas abundantes de bênçãos (coisas boas) de Deus na sua vida! Continua
 
Compartilhar: o que estes princípios são para você? Você os entende e percebe que os padrões do mundo para nossa vida estão corrompidos? O que tem no mundo que podem nos contaminar e que eu e você precisamos evitar? Você tem discipulador(a)? Se não tem está na hora de buscar um (a).
 
Amamos você, um beijo no coração!
 
 
Pastores Eliezer e Zenita
 

 

Imprimir